Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador cobra Energisa por práticas abusivas dentro da cidade de Corumbá

26 agosto 2021 - 09h32Ascom Câmara de Corumbá

Uma cobrança exorbitante de cerca de R$ 16.000,00 por suposta diferença de consumo de energia, levou o vereador Alexandre Vasconcellos a fazer uma série de questionamento junto à Empresa de Energia Elétrica no Mato Grosso do Sul (Energisa), bem como reforçar a necessidade de Corumbá integrar a CPI da Energisa na Assembleia Legislativa, e até mesmo entrar com um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara, para investigar práticas abusivas na cidade. 

Além de apresentar dois requerimento relacionados à empresa, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores na noite de ontem, terça-feira, 24 de agosto, Alexandre fez uso da palavra livre e relatou fatos ocorridos na cidade, causando transtornos a consumidores corumbaenses. 

“A Energisa vem fazendo uso de práticas que ferem o direito do consumidor. Em um espaço de 15 dias, recebi reclamações de consumidores sobre a emissão de faturas de energia emitidas pela Energisa, com valores altíssimos, por suposta diferença de consumo. O segundo me procurou foi hoje (terça-feira), muito nervoso e me relatou toda a situação”, comentou. 

Alexandre explicou que, nesses casos, a empresa tem ido nas residências dos consumidores realizar averiguação externa sem qualquer comunicação prévia ao morador e, ao terminar, somente entrega a notificação de multa. “Bateu na porta e entregou a notificação com uma multa altíssima, alegando irregularidades no medidor” Porém, a responsabilidade de manter o relógio medidor funcionando adequadamente, é da Energisa”, ressaltou. 

Lembrou ainda que, caso o consumidor esteja cometendo um crime, furtando energia, a empresa deve ir até a polícia e agir de maneira correta e não simplesmente emitir fatura por suposta diferença de consumo. “É o caso de hoje, o segundo em um espaço de 15 dias”, lamentou. 

Cobrança 

Por isso mesmo, na sessão de ontem, Alexandre apresentou requerimento endereçado ao diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhares Monteiro, questionando a quantidade de multas aplicadas por supostas irregularidades nos medidores de energia de consumidores; quantas diferenças de consumo por supostas inconsistências nos medidores no período de janeiro de 2020 até a presente data, o total de notificações referentes às multas e diferenças de consumo, e quantos recursos foram interpostos pelos consumidores e quantos tiveram seu recurso provido. 

Ao mesmo tempo, pediu ao diretor da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Vital Gonçalves Miguéis, a abertura de Processo Administrativo contra a Energisa, para apuração dos abusos que estão sendo praticados em cobranças de multas de supostas irregularidades nos medidores de energia de consumidores corumbaenses. 

“Espero que a empresa respeite esta Casa de Leis e envie toda a documentação solicitada”, cobrou, lembrando o fato de, na semana passada, ter solicitado à Comissão da CPI da Energisa na Assembleia, a inclusão de Corumbá no processo, estudando ainda a possibilidade de, como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor desta Casa de Leis, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o serviço prestado pela Energisa na cidade”, completou. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Trânsito
Vereador pede estacionamento exclusivo para motos na Rua Porto Carrero
Saúde Pública
Vereador reivindica ambulância para atender comunidade de Albuquerque
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Cultura
Abril Livro começa hoje e vai até 26 de abril na Biblioteca CEU Heloísa Urt
Segurança Pública
Furtos de animais em assentamentos preocupam e vereador pede intervenção policial
Neste domingo
Prefeitura divulga relação dos locais de provas do concurso para cargos do Poder Executivo
Fiscalização
TCE-MS capacita servidores para fiscalização em licitações

Mais Lidas

Comemorativo
Banda de Música do Exército faz apresentação no Poliesportivo nesta terça-feira (16)
Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Contribuição de 14%
Câmara apoia reavaliação de contribuição previdenciária a aposentados e pensionistas do Estado
Destaque
Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação