Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador busca informações em relação aos casos de Covid na cidade

22 fevereiro 2021 - 10h05ASCOM

O vereador Chicão Vianna está solicitando uma série de informações relacionadas aos pacientes infectados pelo novo coronavírus na cidade. O pedido foi feito durante sessão da Câmara, por meio de um requerimento direcionado ao secretário Rogério Leite.

Entre as informações, Chicão busca saber quantos pacientes receberam tratamento em regime de internação na Santa Casa de Corumbá até o momento; quantos precisaram ser intubados; quantos vieram a óbito; quantos foram transferidos para outras cidades, e quanto vieram a óbito; quantos profissionais aptos a realizar o procedimento de intubação estão lotados UTI/CTI/COVID-19 da Santa Casa.

Solicitou ainda informações sobre quais os motivos que podem justificar a grande diferença dos índices de letalidade e mortalidade comparados com as principais cidades do Estado, “principalmente Dourados, que possui tamanho, população e índice de contaminação maiores que Corumbá, mas está com uma taxa de letalidade e mortalidade do vírus praticamente 1/3 menores”, explicou.

Chicão está buscando saber ainda qual foi o total dos recursos aplicados no hospital para as ações de enfrentamento ao Covid-19, até o momento; quais foram, de forma detalhada, os valores das despesas realizadas com insumos, aparelhamento, pessoal de apoio e plantões médicos até o momento; o que pode ser feito em caráter emergencial pelo Poder Público Municipal, tanto o Executivo quanto o Legislativo, para amenizar a situação atual.

Revelou também que tem sido questionado por familiares de pacientes que buscam saber os motivos quanto à desinformação em relação aos parentes internados, bem como se haveria possibilidade de ser repassado aos familiares, uma atualização dos quadros clínicos dos pacientes internados.

Vacinação

O vereador solicitou ainda à pasta de Saúde, que faça divulgação dos nomes das pessoas que foram e que estão sendo vacinadas no município, assim como o grupo a qual pertencem, no portal Vacinômetro (Vacinomêtro COVID-19: CORUMBÁ (corumba.ms.gov.br)), bem como o cronograma de vacinação para que todos saibam quando serão imunizados.

Ele explicou que isso se faz necessário para maior publicidade ao processo de vacinação para prevenir e inibir possíveis fraudes, algo que vem ocorrendo em várias partes do país, com pessoas adulterando ou omitindo informações, para garantir prioridade no recebimento da vacina, se passando por indígenas, e até mesmo profissionais da saúde que não estão trabalhando na linha de frente de atendimento ao COVID-19, dentre outros exemplos.

Hemonúcleo

Outro pedido do vereador ao secretário de Saúde, visa a reativação do centro de coleta de sangue de Corumbá, Hemonúcleo Romeu Albaneze, para que a cidade possa voltar a contar com um banco de sangue próprio, e não ficar na dependência de outras regiões, e da campanhas eventuais realizadas na cidade. Ele explicou que essa dependência acaba fazendo com que a cidade sofra com escassez habitual em suas reservas sangue nos Centros Cirúrgicos.

Taquaral

Chicão requereu ainda, junto com o vereador Yussef Salla, a reativação da Unidade de Saúde do Taquaral. Ele informou que a escola do assentamento vinha sendo utilizada como posto de saúde e com a possibilidade da volta às aulas presenciais, os profissionais de saúde terão de desocupar o prédio, e sem a unidade funcionando, a equipe não sabe o local exato para atender a comunidade, já que o prédio da UBS está interditado.

A preocupação é que, caso a população do assentamento Taquaral não possa utilizar a UBS, terá de se locomover para unidades de outros assentamentos. “Isso torna o acesso inviável para muitas famílias eu terá dificuldades de locomoção, entre outros problemas. Por isso a importância da reativação da UBS local”, explicou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal