Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador busca apoio para viabilizar um ‘caminhão da saúde’ para Corumbá

17 maio 2019 - 09h34Câmara de Corumbá

A viabilização de um caminhão tipo baú, com todas as adaptações necessárias para atendimento médico hospitalar na zona rural, é o que pretende o vereador João Mário que, esta semana, durante sessão do Poder Legislativo, solicitando à deputada federal Bia Cavassa, emenda parlamentar para aquisição do veículo e dos equipamentos necessários.

João Mário explicou que o Município conta com um grande número de pessoas residindo na área rural, nos distritos de Albuquerque e Porto Esperança, como também nas regiões de Maria Coelho e Jacadigo, bem como nos assentamentos São Gabriel, Mato Grande, Urucum, Taquaral, Tamarineiro e Paiolzinho. “Com um veículo desse porte, a Prefeitura poderia disponibilizar um melhor atendimento a estas regiões, humanizado, respeitando o direito de todos a uma saúde de qualidade”, explicou.

A ideia do vereador é levar os serviços de saúde mais próximo daquelas pessoas que residem na área rural, reduzindo as filas nas unidades de saúde. O caminhão, conforme ele, seria de equipamentos necessários para a saúde da mulher e do idoso, principalmente.

“Partindo do princípio de que a medicina preventiva é mais eficiente e menos custosa que a curativa, o caminhão da saúde colocará Corumbá no caminho de países de primeiro mundo que desenvolvem um grande trabalho preventivo, com sucesso”, explicou.

O veículo, segundo João Mária, viabilizaria a implantação de um projeto para ser desenvolvido pela Secretaria de Saúde, viando atendimento preventivo à a população, “com rapidez, agilidade e assertividade, melhorando a saúde e a qualidade de vida da comunidade rural”.

Ele sugeriu que o veículo seja dotado com equipamentos para realização de exames de prevenção ao câncer de mama, colo do útero e preventivo, inclusive como mamógrafo digital e equipamentos capazes de mensurar sinais vitais, glicemia, colesterol e índice de massa corporal. Contaria também com espaço para atendimento odontológico, oftalmológico, entre outros.

O atendimento, conforme sugeriu, ocorreria também na parte externa, com apoio de uma tenda, que seria utilizado como espaço multimídia para ações educativas (planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna), funcionamento de recepção e espera.

O veículo, conforme o vereador, tem que ser adaptado com rampa de acesso e elevador para cadeirante. Além de atender a zona rural, ele explicou que, para reduzir as filas e agilizar o atendimento, o caminhão a saúde poderá ser usado também em locais onde a demanda por atendimento esteja superando a capacidade da unidade médica local, que são as unidades de saúde, UPA e hospital público, por exemplo, bem como em grandes eventos como carnaval, São João, entre outros, para melhor atender o povo corumbaense e visitantes turistas.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Trânsito
Homem fica ferido em acidente com bicicleta elétrica na Avenida Gaturama
Tempo
Com tempo seco, sol e pouca nebulosidade são destaques na previsão deste sábado em MS
Corumbá tem mínima de 24°C e máxima de 33°C
2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF