Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Veja quem são os possíveis pré-candidatos ao cargo de governador em 2022

21 julho 2021 - 08h38Redação/Sylma Lima

Ainda não é oficial, porém há fortes indícios entre as especulações dos corredores da política, que os nomes anunciados nesta matéria, serão os indicados pelos partidos na disputa pelo governo do Estado do Mato Grosso do Sul em 2022. Entre os que podem concorrer à função estão políticos em cargos públicos como senadores, secretários, deputados, prefeito e até mesmo juiz aposentado. 

O presidente estadual do PSD, senador Nelsinho Trad, se reuniu com a comissão executiva estadual nesta segunda- -feira (19), quando fez um balanço e disse que a sigla já faz alinhamentos e cobrou comprometimento da equipe. “Temos vários nomes interessados em compor uma possível chapa nas próximas eleições. Quero mais comprometimento das comissões, que apoiem o PSD, e os candidatos do PSD. Estamos montando nosso time para as eleições do próximo ano, e precisamos contar com o apoio dos membros pessedistas”, disse ele, que não expôs o nome pleiteado para pré-candidato. 

O PSDB aposta no secretário Eduardo Riedel, e inclusive o presidente regional Sergio de Paula e o governador Reinaldo Azambuja já o anunciaram como pré-candidato ao governo pelo partido. “A pré-candidatura de Eduardo Riedel ao governo de Mato Grosso do Sul é fato consumado dentro do PSDB, não existe plano ‘B’ nosso candidato é Eduardo Riedel”, disse recentemente o líder do PSDB. 

Cotada para disputar o governo nos bastidores políticos a deputada federal Rose Modesto (PSDB). Especulações dizem que ela deve sair do partido atual na abertura da janela eleitoral rumo ao Podemos, para alavancar a candidatura. Quanto a isso, assim como a mudança partidária, Rose Modesto disse que é uma decisão a ser tomada ‘mais para frente’. Ela confirma que o Podemos é um dos partidos que a convidou. “Outros também. Vou decidir mais para frente um pouco, pois a janela partidária será em abril. Só vou definir lá”, disse  

Pelo MDB, o nome do ex- -governador André Puccinelli é unânime. O presidente regional do partido, Junior Mochi, já fez essa afirmação. O Estado que somente por razões pessoais de André é que a pré- -candidatura poderia ser retirada. Após pesquisa interna, a executiva do MDB se reuniu em 23 de junho e, de acordo com Mochi, a expectativa é boa e mostra Puccinelli com percentuais expressivos. “As entrevistas demonstram que temos um candidato extremamente competitivo que lidera as pesquisas de opinião pública e que se trabalharmos direito e organizar temos chances. Há possibilidade de vencer a campanha para o Executivo, boas chances de elegermos um senador e obviamente elegermos ao menos dois deputados federais e ampliar base na Assembleia Legislativa fazendo cinco deputados estaduais.” 

No Partido dos Trabalhadores, o ex-governador Zeca do PT é o pré-candidato ao governo. A direção estadual do partido se reuniu em 22 de junho de forma virtual com a nacional, quando a situação foi decidida. O presidente regional, Vladimir Ferreira, confirmou o nome de Zeca e a ideia de construção de alianças no campo progressista e democrático. 

Pelo PSL, a senadora Soraya Thronicke, que também é presidente regional da sigla, lançou sua pré-candidatura segundo o MS Todo Dia. “Nós estamos fazendo pesquisas ainda, mas já foi identificado que o sul-mato-grossense quer uma mudança na gestão do Estado. O povo está cansado, não é brincadeira o que MS vem enfrentando, o governo está desgastado. Mas as pesquisas apontam que o sul-mato-grossense quer é uma virada de chave e aponta que quer uma mulher, então se eu tiver de enfrentar, eu vou enfrentar e aí eu vou ter que me virar, me debruçar para aprender, para conseguir a expertise que eu preciso para lidar com tudo isso.” 

O ex-vereador de Campo Grande Vinícius Siqueira, que é o novo presidente Regional do PROS, tem afirmado que será candidato a governador. Siqueira já tem percorrido o Estado. Já passou por Dourados, Três Lagoas e agendou viagem para Corumbá na próxima semana. “Nomes grandes e interessantes estão querendo vir com a gente. Querem uma terceira via no poder Executivo”, destacou. 

Outro cotado é o juiz aposentado Odilon de Oliveira afirmou que visa concorrer ao governo nas eleições em 2022, mas que ainda mantém conversas com diversos partidos e escolhe um para filiação até o mês de novembro. “Eu sou pré-candidato ao governo. Quero buscar o apoio de todas as pessoas, seja de partido de esquerda ou de direita.” 

Dessa forma, por enquanto, os nomes possíveis a disputar majoritária são: Rose Modesto (PSDB), juiz Odilon (sem partido), ex-governador André Puccinelli (MDB), ex-governador Zeca do PT, secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel (PSDB), senadora Soraya Thronicke (PSL), Vinícius Siqueira, prefeito Marquinhos Trad (teria que renunciar ao mandato de prefeito de Campo Grande) e senador Nelsinho Trad (PSD). 

Com informações do Diário MS News

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Em Corumbá
Homem é multado em R$ 4.842 pela pesca ilegal de Dourados no rio Paraguai
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá