Menu
sexta, 10 de julho de 2020
Andorinha - Medidas Preventivas Coronavírus
Andorinha - medidas preventivas
Geral

Vândalos destroem estátuas da Via Sacra e prefeitura interdita acesso ao monumento

13 fevereiro 2020 - 11h17Assessoria PMC

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, interditou nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, o acesso ao Morro do Cruzeiro, onde estão instaladas as imagens da Via Sacra e do Cristo Rei do Pantanal.

A medida foi necessária porque, na noite dessa quarta-feira, 12, vândalos depredaram várias imagens que compõe a série das 14 estações que contam a Via Crúcis percorrida por Jesus. As obras são da artista plástica Izulina Xavier, um dos grandes nomes da cultura pantaneira.

Durante todo o dia, dois guardas municipais permanecem no local, um na guarita, ao pé do morro, e outro no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na parte mais alta, e fazem rondas alternadas pela via. Entretanto, a área é de fácil acesso, mesmo quando os portões principais estão fechados, uma vez que a morraria possui diversas trilhas abertas pela população.

O boletim de ocorrência número 912/2020 foi registrado na Polícia Civil, que vai investigar o caso.  No documento, a Fundação de Turismo relata ainda que, na semana anterior, os cabos de energia foram furtados do mesmo local.

Para não prejudicar o atendimento ao público, os fios foram repostos no dia seguinte pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos. A Fundação do Turismo reitera que a preservação do patrimônio histórico e cultural é uma responsabilidade de toda comunidade.

Apesar dos esforços da Administração Pública, a ação dos vândalos só será minimizada com o envolvimento de toda população. Os casos de desrespeito com a história da cidade devem ser comunicados à Polícia.

O Morro ficará interditado durante toda essa quinta-feira, para remoção das estátuas danificadas. O Local deve ser reaberto ao público nesta sexta-feira, dia 14.

Restauração

Por determinação do prefeito Marcelo Iunes, todo o Morro do Cruzeiro será revitalizado pela Prefeitura. O processo está em fase final de licitação. Serão investidos R$ 237.233,52 (duzentos e trinta e sete mil, duzentos e trinta e três reais e cinquenta e dois centavos).

Seguindo todos os requisitos legais e da transparência pública, chegou-se ao valor absoluto do investimento, a partir do levantamento das reais necessidades de intervenção, metragem, serviço, impostos, valores baseados na tabela SINAP, esta que é uma ferramenta pela qual a administração pública federal, estadual e municipal, baseia os valores dos insumos e serviços necessários às obras e serviços de engenharia com utilização de recursos públicos.

O projeto prevê, além de serviços preliminares, a pintura interna e externa das dependências do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), reparos diversos (vidros, corrimão, fechaduras, espelhos), recuperação da Via Sacra (restauro e pintura), restauro e pintura do Cristo Rei, instalação hidrossanitária, impermeabilização das lajes do CAT, corredores, banheiros, e lanchonete, reparo de instalações elétricas, substituição de refletores de lâmpadas por led, troca de tomadas e interruptores, aterramento de cabos, recuperação do portão de acesso, instalação de alambrado na subida da Via Sacra e colocação de Guarda Corpo.

Além das intervenções descritas, em um segundo momento, a Fundação de Turismo do Pantanal implantará no equipamento, nova sinalização e programação visual, oferecendo aos visitantes todas as informações necessárias sobre os atrativos disponíveis na localidade.

Um projeto de vídeo monitoramento também está pronto e deverá ser implantado, visando coibir os atos de vandalismo sobre as obras de arte e o patrimônio público. É importante ressaltar que a responsabilidade de manter os espaços dignos para visitação é de todos os cidadãos.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
IFMS abre inscrições para 120 vagas em cursos de especialização
Corumbá
Agetrat fecha para desinfecção e retoma atividades na segunda (13)
Atualização
Sobe para 12.261 mil o número de infectados em MS; 8 mil estão recuperados
Corumbá
Este fim de semana tem mutirão da dengue nos bairros Centro América e Borrowisk
Detran
Vistoria veicular será feita por empresas credenciadas a partir de agosto
Orientação
Cinco erros que se deve evitar ao investir
Pandemia
Presídios do Estado têm 27 detentos com coronavírus
Contradição
Médico do HR encabeça pedido para Capital adotar protocolo de profilaxia da Covid-19 mas hospital recusa o kit
Cidadão
Corumbá lança IPTU com vencimento em agosto e descontos de até 30%
Denúncia
Primeiro escalão da prefeitura de Ladário tem salário de Marajá

Mais Lidas

Destaque
Médico de Corumbá defende tratamento precoce com Hidroxicloroquina no combate a Covid-19
Operação militar
Exército recebe reforço de Coxim para fiscalizar fronteiras em Corumbá
Covid-19
Corumbá registra 502 casos positivos de COVID-19 nesta quinta
Policial
Homem mata e arranca dedos de dentista para sacar dinheiro no caixa eletrônico