Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vai viajar? Veja medidas de segurança que podem garantir a proteção do seu patrimônio

31 dezembro 2020 - 08h56Mariana Conte

Mesmo vivendo um momento atípico devido a pandemia as férias estão chegando, temos um feriado prolongado, algumas passagens aéreas estão em promoção, e estes todos são ótimos convites para aquela viagem, para aquele lugar especial que você sonha conhecer ou retornar. Mas antes mesmo de decidir para onde ir, é preciso se planejar.

Um dos itens essenciais desse planejamento é: o que você irá fazer para deixar protegido o seu patrimônio? Quais cuidados serão tomados para que você não seja surpreendido negativamente ao retornar para casa diante da possibilidade de algum furto ou roubo? Sistema de segurança, alarme, câmeras? Nesta matéria, vamos falar sobre algumas medidas de segurança necessárias para garantir a proteção da sua casa ou empresa enquanto você viaja.

Viagens de muitos dias aguçam a ação de ladrões, que observam a ausência de proprietários nos imóveis, mas algumas medidas simples de segurança podem garantir a integridade da sua casa e, com isso, a tranquilidade sua e de sua família durante a viagem.

Confira dicas da Polícia Civil de medidas de segurança muito fáceis de tomar e viajar sem se preocupar com seu patrimônio:

1. Escolha uma pessoa de confiança para verificar o imóvel de tempos em tempos

Deixe as chaves da residência com algum amigo ou parente que possa visitar o imóvel e desligar a iluminação logo ao amanhecer. No caso de apartamento, deve-se deixar uma autorização por escrito, com anuência do síndico, para que a pessoa possa entrar no prédio. Para esse favor, também vale recorrer a algum vizinho de confiança, mas, nessa ocasião, pense bem antes de entregar as chaves. Nem sempre um vizinho é a opção mais segura. Telefone para ele de vez em quando para saber se está tudo bem.

2. Tente não falar da sua viagem nas redes sociais

Evite divulgar informações sobre sua viagem nas redes sociais. A recomendação é que você nem mesmo mencione que irá viajar. Comunicar aos quatro ventos sobre sua viagem faz com que pessoas mal intencionadas possam planejar a invasão, uma vez que saberão que a casa estará vazia. Ladrões não circulam por aí identificados. Então, nunca se sabe quem de seus contatos pode ser também um possível meliante. Deixe para fazer postagens sobre a viagem quando voltar. Esse sim é um momento bom para relatar suas experiências e como o passeio foi divertido.

3. Remova “pistas” da sua ausência

Desligue a campainha ou interfone. Também suspenda a entrega de jornais e revistas, evitando que o material fique amontoado em frente à casa, evidenciando que não há ninguém no imóvel. Essas precauções irão deixar os bandidos em dúvida se você e sua família estão mesmo ausentes.

4. Tenha um seguro residencial

Providencie um seguro residencial para proteger o seu patrimônio e garantir o recebimento de indenização em situações inesperadas como roubo, incêndio, danos elétricos, vendaval e até responsabilidade civil por danos involuntários causados a terceiros. Com ele, sua residência estará sempre protegida.

5. Tranque as portas de maneira adequada

Evite colocar cadeado do lado externo do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores. Feche as portas com trincos e trancas. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares. Se a viagem for longa, deixe dois jogos de chaves com pessoas de confiança para facilitar qualquer emergência.

7. Evite sinais de abandono

Se sua casa possuir jardim, vale contratar um jardineiro de confiança ou pedir para alguém mantê-lo limpo, evitando aspecto de abandono. E não deixe joias ou dinheiro dentro de casa, mesmo dentro de cofres. Utilize cofres de bancos.

8. Leve as chaves da casa com você

Não deixe a chave de sua residência em um local inapropriado como debaixo do tapete, próximo à janela ou a um vaso de plantas, por exemplo, pois é uma deixa para que o ladrão a encontre;

9. Em condomínios fechados ou edifícios, não deixe as chaves na portaria.

Agora que você recebeu estas dicas, já pode curtir suas férias e aproveitar a viagem tranquilamente com sua família, deixando seu patrimônio protegido.

Lembrando que no momento em que estamos vivendo para viajar com segurança também necessário adotar todas as medidas de biossegurança, como uso de máscaras, andar sempre com o álcool em gel 70% e o distanciamento social. Boas férias e boa viagem!

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari
Brasil
Local de prova do concurso unificado já está disponível para consulta
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial