Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Vacinação e sequenciamento genômico são destaques de MS no enfrentamento à Covid-19, diz OPAS

19 junho 2021 - 10h37Portal do Governo de MS

Mato Grosso do Sul está à frente dos demais estados em relação a tomadas de ações para o enfrentamento à Covid-19, destacam técnicos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em nova avaliação para o Estado. Além da adoção de medidas não farmacológica como: o uso de máscara e o distanciamento social. O Estado avança no aproveitamento de doses utilizadas de vacina e no mapeamento genômico tornando-se referência para o país.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a opção do Governo do Estado em tomar decisões com bases em evidências científicas têm gerado reflexos positivos para MS. “Estas decisões são importantes, principalmente para o planejamento de novas ações, seja na incorporação de novas tecnologias ou na adoção de medidas mais efetivas”.

Segundo o consultor nacional da OPAS, Rodrigo Said, o Estado avançou em relação a última avaliação realizada em outubro de 2020. “Nós identificamos além do progresso, várias iniciativas positivas desde a divulgação de informações por meio do boletim epidemiológico como na manutenção de boas práticas. É claro que dentro deste processo estamos falando de uma pandemia com cenário bastante dinâmico com características diferentes do que foi no ano passado e isso traz para Mato Grosso do Sul, o desafio de manter as medidas anteriores, incorporar novas boas práticas como ocorre com a questão da imunização”.

No critério de boas práticas, os técnicos chamaram atenção para o sequenciamento genômico que permitiu a identificação de novas variantes do Coronavírus presentes em Mato Grosso do Sul. Além disso, foi destacado as reuniões integradas das frentes de trabalho da SES/MS para tomadas de decisões, organização do processo de trabalho frente à vacinação, regulação de leitos do Estado entre covid e não covid, rastreamento e monitoramento de casos e contatos, implantação de cuidados e capacitação de profissionais pós-covid e gestão de controle de insumos.

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul – referência no tratamento à Covid-19 também ganhou destaque impressionando os técnicos na agilidade, na criação e gestão leitos de UTIs, além de outras ações implementadas como o Gabinete de Crise realizado duas vezes ao dia com objetivo de oferecer o melhor atendimento à população e no controle de insumos e medicamentos.

Os técnicos visitaram Campo Grande e Dourados em que ressaltaram a iniciativa do município douradense pela decisão de tomar medidas mais restritivas e que já sinalizam para resultados positivos no enfrentamento à Covid-19.

“A OPAs sempre foi nossa parceria em nossas tomadas de decisão e acredito que todas as medidas deveriam ser tomadas com base em evidências científicas. Quero agradecer aqui, as universidades e às demais instituições, como técnicos, professores, pesquisadores e infectologistas a doc que têm nos ajudado neste enfrentamento. Nós não somos ninguém, não fazemos nada sozinhos. Por isso, é importante mantermos essas parcerias. Além da OPAS, representantes do Ministério da Saúde e do Conass também estiveram presentes e acompanharam as visitas a esses municípios”, pontua a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo
Empreendedorismo
Cinco erros que o empresário deve evitar no Marketing e Vendas
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Investigaçã
Famosos em MS, grupos de venda estão 'recheados' de produtos roubados
Saúde
Anvisa suspende estudos clínicos da Covaxin no Brasil
Sorte
Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões no sorteio deste sábado
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Tempo
Ar seco e quente pode marcar o sábado em Mato Grosso do Sul
Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada

Mais Lidas

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo