Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vacina BCG completa 100 anos de prevenção à tuberculose

Estudo em andamento aprofunda relação do imunizante com prevenção à Covid-19

01 julho 2021 - 09h33Sylma Lima

Nesta quinta-feira, 1º de julho, é comemorado o Dia da Vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), uma data criada para sensibilizar a população sobre a importância da prevenção à tuberculose. Neste ano, o dia tem um significado especial pois o imunizante completa 100 anos de prevenção às formas graves da doença. Mais recentemente, um estudo está associando a eficácia da vacina na redução da incidência da Covid-19 em profissionais de saúde brasileiros.

Criada na França pelos pesquisadores Albert Calmette e Camile Guérin, a vacina BCG é considerada um símbolo do combate à tuberculose, já que garante proteção em especial nas formas mais graves da doença, como a meningite tuberculosa e tuberculose miliar. "O imunizante é oferecido gratuitamente no Serviço Único de Saúde (SUS) e é administrado nos primeiros dias de vida. Integra o calendário básico de vacinação de toda criança", explica a professora do curso de Medicina da Uniderp, médica pneumologista Ana Maria Campos Marques.

Para prevenir a tuberculose é necessário vacinar todas as crianças, a partir do nascimento até os 4 anos de idade. "A tuberculose é considerada uma doença com alta incidência no Brasil, porem com baixa frequência das formas graves nas crianças, resultado direto da administração da vacina BCG de maneira obrigatória no primeiro ano de vida. Doença com fácil propagação, por meio da tosse e espirro, é uma patologia grave que, se não tratada adequadamente, pode levar a óbito", alerta a professora. O imunizante é o responsável por deixar a conhecida cicatriz vacinal no braço, onde ocorre a entrada da agulha.

BCG e Covid - A Organização Mundial de Saúde afirma que não há qualquer evidência científica de que a vacina seja eficaz em prevenir a infecção por Covid-19. No entanto, pesquisadores estão investigando essa relação. O estudo, que está sendo liderado por cientistas australianos, vai analisar se a vacina BCG pode ajudar na proteção contra a doença. Desde seu lançamento, em março de 2020, 6.800 profissionais de saúde foram recrutados em 36 locais na Austrália, Brasil, Holanda, Espanha e Reino Unido.

No Brasil, são 2.400 profissionais de saúde, em três locais, que estão sendo ativamente acompanhados e testados para a Covid-19. "Pesquisas desse tipo são essenciais para o desenvolvimento de novas formas de proteção contra a infecção", afirma Ana Maria.

"Enquanto há estudos em andamento e o plano de vacinação está sendo executado, é indispensável a manutenção dos cuidados preventivos ao coronavírus. Ainda temos um longo caminho a percorrer para que estejamos completamente seguros contra essa infecção", conclui a especialista.

UNIDERP

Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância.

Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.uniderp.br/ e https://blog.uniderp.com.br/category/noticias/

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas
Turismo
Profissionais do Nordeste do Brasil recebem capacitação sobre destinos turísticos de MS
Destaque
Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos
Procupação
Prorrogações pela Covid fez acumular mais de 68 mil processos de CNH no Detran de MS

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo