Menu
quinta, 28 de outubro de 2021
Cassems - Melhores e Maiores - Edição 2021
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Vacina BCG completa 100 anos de prevenção à tuberculose

Estudo em andamento aprofunda relação do imunizante com prevenção à Covid-19

01 julho 2021 - 09h33Sylma Lima

Nesta quinta-feira, 1º de julho, é comemorado o Dia da Vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), uma data criada para sensibilizar a população sobre a importância da prevenção à tuberculose. Neste ano, o dia tem um significado especial pois o imunizante completa 100 anos de prevenção às formas graves da doença. Mais recentemente, um estudo está associando a eficácia da vacina na redução da incidência da Covid-19 em profissionais de saúde brasileiros.

Criada na França pelos pesquisadores Albert Calmette e Camile Guérin, a vacina BCG é considerada um símbolo do combate à tuberculose, já que garante proteção em especial nas formas mais graves da doença, como a meningite tuberculosa e tuberculose miliar. "O imunizante é oferecido gratuitamente no Serviço Único de Saúde (SUS) e é administrado nos primeiros dias de vida. Integra o calendário básico de vacinação de toda criança", explica a professora do curso de Medicina da Uniderp, médica pneumologista Ana Maria Campos Marques.

Para prevenir a tuberculose é necessário vacinar todas as crianças, a partir do nascimento até os 4 anos de idade. "A tuberculose é considerada uma doença com alta incidência no Brasil, porem com baixa frequência das formas graves nas crianças, resultado direto da administração da vacina BCG de maneira obrigatória no primeiro ano de vida. Doença com fácil propagação, por meio da tosse e espirro, é uma patologia grave que, se não tratada adequadamente, pode levar a óbito", alerta a professora. O imunizante é o responsável por deixar a conhecida cicatriz vacinal no braço, onde ocorre a entrada da agulha.

BCG e Covid - A Organização Mundial de Saúde afirma que não há qualquer evidência científica de que a vacina seja eficaz em prevenir a infecção por Covid-19. No entanto, pesquisadores estão investigando essa relação. O estudo, que está sendo liderado por cientistas australianos, vai analisar se a vacina BCG pode ajudar na proteção contra a doença. Desde seu lançamento, em março de 2020, 6.800 profissionais de saúde foram recrutados em 36 locais na Austrália, Brasil, Holanda, Espanha e Reino Unido.

No Brasil, são 2.400 profissionais de saúde, em três locais, que estão sendo ativamente acompanhados e testados para a Covid-19. "Pesquisas desse tipo são essenciais para o desenvolvimento de novas formas de proteção contra a infecção", afirma Ana Maria.

"Enquanto há estudos em andamento e o plano de vacinação está sendo executado, é indispensável a manutenção dos cuidados preventivos ao coronavírus. Ainda temos um longo caminho a percorrer para que estejamos completamente seguros contra essa infecção", conclui a especialista.

UNIDERP

Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância.

Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.uniderp.br/ e https://blog.uniderp.com.br/category/noticias/

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sexta e Sábado
Bairros Cervejaria e Guatós recebem mutirão da dengue
Consumidor
Carne bovina deve ficar mais barata com suspensão das exportações para a China
Alerta
Aneel inicia processo para reajuste e Energisa pode cobrar R$ 463 milhões de consumidores em MS
Apoio
Bia Cavassa destina R$ 150 mil para projeto direcionado a população LGBTQIA+ de MS
Ronda Policial
Evadido é capturado com trouxinhas de pasta base no bairro Aeroporto
Últimos dias de Pesca Aberta
Operação Dia de Finados da PMA intensifica fiscalização à pesca predatória
Bombeiros
Queda de árvore danifica muro e telhado de casa no bairro Universitário
Segurança
Vereador busca informações sobre condições atuais do Arthur Marinho
Reconhecimento
Câmara de Corumbá homenageia servidores públicos pelo seu dia
Operação Hefesto
Novos focos de incêndio são identificados em pelo menos três regiões

Mais Lidas

Qualificação
Senac Corumbá abre inscrições para cursos nas áreas da informática, saúde e beleza
Apelo Popular
MPT-MS vai investigar assédio moral de gerente que humilha funcionário em Carrefour da Capital
Inicio do Defeso
Última semana para pesca nos rios de Mato Grosso do Sul
Formalização
Corumbá lança campanha de incentivo ao cadastro de profissionais do setor de turismo