O uso capacete, balaclava (touca ninja) ou equipamentos similares que dificultem a identificação no interior de estabelecimentos comerciais, industriais e financeiros, repartições públicas e prestadoras de serviços, hospitais e maternidades, está proibido em Corumbá.
É o que estabelece a Lei nº 2.679, de 4 de julho de 2019, sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes e publicada na Edição 1.700 do Diário Oficial do Município.
A proposta foi feita pelo vereador Tadeu Vieira como forma de “garantir segurança da população de um modo geral, reduzindo o número de assaltos na cidade praticados por condutores de motos que, ultimamente, passou a ser o meio de transporte mais usado por criminosos, utilizando o capacete como forma de esconder a face do assaltante”, destacou.
“Agora estão proibidas a entrada e a permanência de pessoas em locais fechados, usando estes tipos de equipamentos”, continuou o vereador. Ele ressalta que a proposta foi pensada também como forma de “ajudar a separar os trabalhadores dos marginais, pois o crescente número de assaltos praticados por motociclistas na cidade, afeta diretamente a imagem dos cidadãos de bem”.
A Lei prevê ainda que o usuário de capacete ou equipamento similar deve retirá-lo imediatamente após parar o veículo em postos de combustíveis e estacionamentos, e isto se aplica inclusive ao passageiro acompanhante do condutor, o conhecido “carona”. Quem se recusar a retirar o equipamento não será atendido e a polícia, por precaução, poderá ser acionada.
A Lei foi publicada no Diário Oficial do último dia 4 de julho e os responsáveis pelos estabelecimentos deverão afixar, no prazo de 60 dias, uma placa indicativa na entrada do estabelecimento, contendo a seguinte descrição: “É PROIBIDA A ENTRADA DE PESSOA UTILIZANDO CAPACETE, BALACLAVA OU EQUIPAMENTO SIMILAR QUE DIFICULTE A SUA IDENTIFICAÇÃO”, sob pena de pagamento de multa.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá já tem maior acumulado de chuva da história

Corumbá recebe novo lote com 970 doses da vacina contra Covid-19
Prefeitura de Corumbá inicia ações da Semana da Visibilidade Trans; confira programação

MS apresenta 156,7 mil confirmações de coronavírus

Volume de chuvas faz rio em Miranda atingir cota de emergência

MEC anuncia regras para o Fies do segundo semestre de 2021

Bombeiros atendem colisão de carro e moto no Popular Velha

Período de calor e chuva contribui com aumento de acidentes com escorpiões

PM de Corumbá recupera motocicleta furtada antes de proprietário perceber o crime no bairro Popular
