Menu
terça, 19 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Universidades de MS devem manter aulas presenciais suspensas até o fim do ano

04 agosto 2021 - 09h23Redação

Diferente das escolas de ensino infantil, fundamental e médio, que já retornaram com aulas presenciais, incluindo as públicas, a maioria das universidades de Mato Grosso do Sul ainda devem continuar com aulas remotas até o fim do ano.  

As escolas particulares foram as primeiras a retomarem as atividades presenciais ainda no ano passado. A retomada se deu com protocolo de biossegurança como limite de lotação de salas, uso de máscara e higienização para evitar contaminações pelo coronavírus. Com o avanço da vacinação, o ensino público também retomou as aulas presenciais neste 2º semestre de 2021, seguindo regras semelhantes. 

Diante do cenário de retomada e vacinação em plena expansão fica a dúvida quanto as universidades. Confira como estão os planos de retomada em cada instituição. 

UFMS 

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) informou que está trabalhando com o modelo híbrido, sendo que somente as aulas práticas são realizadas de forma presencial. As aulas teóricas são feitas de forma remota. 

A instituição explicou que as aulas práticas seguem o Plano de Biossegurança setorial, ou seja, cada campus possui um plano próprio. Não há previsão para o retorno presencial para aulas teóricas. 

UEMS 

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) informou que as aulas continuam de forma remota até o fim do ano, com exceção do curso de medicina no campus de Campo Grande, onde os acadêmicos voltaram às aulas presenciais na segunda-feira (2). 

"Neste caso, as salas de aula serão usadas somente pelos alunos do 1° ao 4° Ano de Medicina, conforme Deliberação do CEPE-UEMS N°331, de 29 de junho de 2021. O uso das salas de aula respeitará agendamento via e-mail. E será obrigatório que sejam respeitadas as orientações de distanciamento social e uso de EPIs. Os usuários não poderão deslocar as carteiras, que estarão dispostas, organizadas e higienizadas, com 1,5 metro de distância", informou a instituição. 

UFGD 

Na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), não há previsão para a retomada das aulas presenciais. Diferente de outras instituições públicas, a UFGD mantém todo o ensino de forma remota até o fim do ano. 

Em nota, a instituição explicou que desde fevereiro de 2021 adotou o regulamento acadêmico por modalidades e fases em que são previstos 3 modelos de ensino: não presencial, presencial e híbrido.  

"A fase de risco é avaliada pela Câmara de Ensino de Graduação (CEG), composta pelos coordenadores dos cursos de graduação, e também pelos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC). Essa avaliação deve ser referenciada pelas fases sanitárias do PROSSEGUIR, respaldadas pelos dados das Secretarias de Saúde local, regional e estadual e do Ministério da Saúde; levando em consideração também o andamento do Plano Nacional de Imunização", explicou a UFGD. 

De fevereiro até junho de 2021, a UFGD manteve a fase vermelha, indicando que apenas atividades não presenciais poderiam ser ofertadas. Para o próximo semestre, o CEPEC também aprovou fase vermelha, ou seja, até dezembro não há previsão de retomada presencial das aulas. 

IFMS 

No IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), as aulas presenciais e atividades administrativas seguem suspensas até o dia 15 de outubro. No entanto, em nota, a instituição informa que "a reitoria e os campi também estão operacionalizando ações para futuro retorno presencial com planejamento e segurança, seguindo o Programa Prosseguir". 

Desde julho, decisão da instituição permite que as atividades que devam ser realizadas de forma presencial podem ter retorno parcial e gradual, "de acordo com a necessidade institucional". 

Por fim, o IFMS destacou que "com a atualização das Diretrizes para Atividades Presenciais, as aulas teóricas são passíveis de retorno ao formato presencial, considerando evolução do cenário da pandemia e classificação do Programa Prosseguir, em cada município onde o IFMS possui campus". 

Anhanguera-Uniderp 

A Anhanguera-Uniderp informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as aulas teóricas serão retomadas no dia 16 de agosto, ainda de forma remota. Porém, ao longo do semestre, haverá a retomada gradual à medida que a vacinação avançar e respeitando os protocolos sanitários. 

Entretanto, os estudantes podem optar por seguir tendo aulas remotas ou pelo retorno presencial. 

Em nota, a instituição afirma que "para preservar a saúde de todos será seguido rígido protocolo de segurança, com higienização, medidas de proteção e distanciamento, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Entre essas medidas estão: uso obrigatório de máscaras, checagem de temperatura, disponibilidade de álcool gel para higienização das mãos e tapetes desinfetantes na entrada dos ambientes. A unidade prevê ainda maior distanciamento entre alunos nas salas de aula, clínicas e laboratórios, além da readequação dos intervalos e espaços coletivos para evitar aglomerações. A Uniderp comunicará sobre o retorno aos alunos com antecedência por meio dos canais oficiais, assim como todos os protocolos e medidas preventivas”. 

UCDB 

A Universidade Católica Dom Bosco iniciou o 2º semestre letivo no último dia 29 de julho de forma remota. Contudo, informou que "está chegando a hora de retornar para mais atividades presenciais". A instituição afirma que o retorno será gradativo e seguindo todas as normas de biossegurança. 

As aulas práticas serão presenciais para todos os semestres e cursos. Já as aulas teóricas serão retomadas de maneira gradativa, iniciando pelos primeiros semestres de cada curso, até que todas as turmas retornem. 

Será permitido que no início do semestre o estudante possa optar pela participação presencial ou remota. A UCDB afirma que possui tecnologia que permite a transmissão simultânea, com áudio, vídeo e interação com o professor. "Desta forma, os alunos que optarem por permanecer online não terão prejuízos no ensino", pontua. 

 

Com informações do MídiaMax

Deixe seu Comentário

Leia Também

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade
Incentivo
Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março
Semana do Jovem Eleitor
Campanha do TSE nas redes sociais incentiva o voto entre jovens de 16 e 18 anos
Acima da meta
Acórdãos do Tribunal de Justiça de MS são publicados em até três dias úteis
Internacional
Riedel inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica
Mãe e Filho
Homem descumpre medida protetiva e é preso com 30 trouxinhas de pasta base
Cheff Escolar
Software auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
Novidade da edição
Campeonato de Arremesso do FIPEC 2024 teve mulher como campeã

Mais Lidas

Armado
Homem agride esposa e incendeia duas casas da família
Recomendações
Acidente com barco no FIPEC alerta para cuidados com a navegação
Oportunidade
Concurso da Iagro terá 29 vagas para área de fiscalização e defesa sanitária
Funtrab
Semana começa 4,3 mil vagas de emprego no Estado