Menu
quinta, 05 de agosto de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Maio
Geral

Unicamp destina duas vagas da graduação para medalhistas da Olimpíada de História

Edital de “Vagas Olímpicas” prevê duas vagas no curso de graduação em História; participantes da ONHB deverão declarar interesse até dia 17 de junho

22 maio 2019 - 09h57Flávia Ibanez

Medalhistas de ouro e prata da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) poderão concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A oportunidade é uma deliberação do Conselho Universitário (Consu) em parceria com a coordenação da ONHB e faz parte do edital de “Vagas Olímpicas”, implantada de forma inédita em 2018 com o objetivo ampliar o acesso à universidade. Os estudantes deverão declarar interesse até dia 17 de junho pelo e-mail [email protected]

A prova para disputar a vaga na universidade será realizada durante a final da ONHB que ocorre no fim de semana de 17 e 18 de agosto, em Campinas-SP. No sábado de manhã, as equipes finalistas realizarão a prova da competição como previsto na programação. Já os interessados em concorrer à vaga na universidade realizarão também, à tarde, “Prova Presencial Individual Adicional” com conteúdo sobre História do Brasil em interface com História geral.

No domingo, todas as equipes participarão da cerimônia de premiação com anúncio dos medalhistas da Olimpíada. Já a nota da prova para concorrer à vaga na Universidade será informada em um certificado emitido pela organização da ONHB até dia 31 de outubro. Este documento deverá ser apresentado pelo aluno que tiver recebido medalha de ouro ou prata quando for aberto edital pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

Para participar, os interessados deverão estar matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio.  Também deverão ter participado da ONHB em todas as etapas com a mesma equipe, de forma que os estudantes que tiverem ingressado no grupo após o início da primeira fase, dia 6 de maio, não poderão aderir ao edital.

Para a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, essa é uma oportunidade para valorizar os participantes da Olimpíada. “Consideramos essa uma iniciativa importante para democratizar o acesso à universidade pública, valorizando uma atividade, como a Olimpíada, a que alunos e professores dedicam semanas inteiras”, afirmou. O edital “Vagas Olímpicas” da Unicamp já prevê a disponibilização de 90 vagas para diversas olimpíadas escolares.

Sobre a Olimpíada de História

A Olimpíada de História teve início no dia 6 de maio com 73 mil participantes de todos os estados brasileiros. A competição prevê a realização de seis fases online com duração de uma semana cada, além da final presencial. A ONHB é realizada por equipes formadas por um professor de História além de três alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e todos os anos do Ensino Médio.

O projeto tem apoio do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.

Mais informações:

Clique aqui para o regulamento no site da Olimpíada de História

Clique aqui e acesse o edital da COMVEST

Prazo para declarar interesse: até dia 17/06/2019 pelo e-mail: [email protected]

Deixe seu Comentário

Leia Também

Apropriação
Líder comunitário desmente apoio de prefeito na obra da estrada do Porto Esperança
9 de agosto
Evento virtual do IFMS abordará o Dia dos Povos Indígenas
3ª edição
Neste sábado tem Feira Segura com produtores de assentamentos
Incentivo
Pista de skate do Poli pode ganhar reforma após destaque do esporte nas Olímpiadas
Legislativo
Recuperação asfáltica e fornecimento de água no São Gabriel são pautas na Câmara Municipal
Volta às Aulas
Legislativo investiga qualidade da merenda nas escolas do município
Vacinação
Butantan recebe matéria-prima para 8 milhões de doses de vacina
Força Tarefa
Detran-MS abre mais de 200 vagas para exames teóricos em Corumbá
Dia Nacional da Saúde
Estado apresenta balanço positivo nos investimentos em hospitais e combate à pandemia
Na madrugada
Rapaz não resiste a facadas e morre no Pronto Socorro

Mais Lidas

Como fica?
Universidades de MS devem manter aulas presenciais suspensas até o fim do ano
De volta!
Câmara de Corumbá adota medidas mais flexíveis e retoma atendimento presencial
Arte Popular
Jardim do Artesanato expõe e comercializa trabalhos de artesões da cidade
Fiscalização
Vereador solicita inclusão de Corumbá na CPI da Energisa na Assembleia