Menu
quarta, 27 de janeiro de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Unicamp destina duas vagas da graduação para medalhistas da Olimpíada de História

Edital de “Vagas Olímpicas” prevê duas vagas no curso de graduação em História; participantes da ONHB deverão declarar interesse até dia 17 de junho

22 maio 2019 - 09h57Flávia Ibanez

Medalhistas de ouro e prata da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) poderão concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A oportunidade é uma deliberação do Conselho Universitário (Consu) em parceria com a coordenação da ONHB e faz parte do edital de “Vagas Olímpicas”, implantada de forma inédita em 2018 com o objetivo ampliar o acesso à universidade. Os estudantes deverão declarar interesse até dia 17 de junho pelo e-mail [email protected]

A prova para disputar a vaga na universidade será realizada durante a final da ONHB que ocorre no fim de semana de 17 e 18 de agosto, em Campinas-SP. No sábado de manhã, as equipes finalistas realizarão a prova da competição como previsto na programação. Já os interessados em concorrer à vaga na universidade realizarão também, à tarde, “Prova Presencial Individual Adicional” com conteúdo sobre História do Brasil em interface com História geral.

No domingo, todas as equipes participarão da cerimônia de premiação com anúncio dos medalhistas da Olimpíada. Já a nota da prova para concorrer à vaga na Universidade será informada em um certificado emitido pela organização da ONHB até dia 31 de outubro. Este documento deverá ser apresentado pelo aluno que tiver recebido medalha de ouro ou prata quando for aberto edital pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

Para participar, os interessados deverão estar matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio.  Também deverão ter participado da ONHB em todas as etapas com a mesma equipe, de forma que os estudantes que tiverem ingressado no grupo após o início da primeira fase, dia 6 de maio, não poderão aderir ao edital.

Para a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, essa é uma oportunidade para valorizar os participantes da Olimpíada. “Consideramos essa uma iniciativa importante para democratizar o acesso à universidade pública, valorizando uma atividade, como a Olimpíada, a que alunos e professores dedicam semanas inteiras”, afirmou. O edital “Vagas Olímpicas” da Unicamp já prevê a disponibilização de 90 vagas para diversas olimpíadas escolares.

Sobre a Olimpíada de História

A Olimpíada de História teve início no dia 6 de maio com 73 mil participantes de todos os estados brasileiros. A competição prevê a realização de seis fases online com duração de uma semana cada, além da final presencial. A ONHB é realizada por equipes formadas por um professor de História além de três alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e todos os anos do Ensino Médio.

O projeto tem apoio do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.

Mais informações:

Clique aqui para o regulamento no site da Olimpíada de História

Clique aqui e acesse o edital da COMVEST

Prazo para declarar interesse: até dia 17/06/2019 pelo e-mail: [email protected]

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRANSPORTE ILEGAL
ANTT emite nota a pedido do MPF e diz que operação da Buser é ilegal e passível de penalização
PROMOÇÃO DE PASSAGENS
Andorinha disponibiliza passagens promocionais a R$59,90
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Povo das Águas atende ribeirinhos da região do Taquari a partir do dia 30
CONSUMIDOR
Anatel divulga balanço de reclamações em 2020
EDUCAÇÃO
IFMS divulga lista de inscritos para cursos de idiomas em andamento
Candidatos com a inscrição homologada deverão fazer testes de nivelamento de Espanhol, Inglês e Libras. Provas online serão aplicadas entre 1º e 9 de fevereiro
COVID-19
Mato Grosso do Sul registra 582 novos casos de Covid e 9 óbitos
COVID-19
Mais de 1200 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Corumbá
CULTURA
Prefeitura disponibiliza, na quinta-feira, espetáculo "Conectados" na internet
GERAL
MS participa da 3ª edição de maratona mundial de criação de games
ECONOMIA
Nascidos em dezembro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Mais Lidas

DENÚNCIA
Funcionários demitidos do hospital não recebem rescisão trabalhista
ECONOMIA
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
CHUVA FORTE
Temporal em Corumbá causa queda de árvores e alagamentos
MORTE POR COVID-19
Cinco dias após morte do marido, ex-primeira-dama de Dourados não resiste à Covid-19