Menu
terça, 19 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

UEMS lança Guia de Retorno de Atividades Presenciais

18 setembro 2021 - 08h38Portal do Governo do MS

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) lançou a versão consolidada do Guia de Retorno das Atividades Presenciais da Universidade, que tem por objetivo organizar e recomendar medidas a serem tomadas pelas Unidades Universitárias da UEMS na retomada gradual do expediente administrativo, bem como de atividades específicas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Instituição durante a pandemia de Covid-19. 

A principal premissa do Guia institucional da UEMS estabelece que o retorno das atividades presenciais será realizado de acordo com as condições sanitárias e a evolução da cobertura vacinal, sendo guiado pelo conhecimento científico e por orientações das autoridades sanitárias nacional, estadual e municipais. 

O documento segue as orientações do Plano de Biossegurança da UEMS, desenvolvido sob responsabilidade do CAUES UEMS e que se encontra disponível para acesso AQUI. 

A vice-reitora da UEMS, profa. Dr. Celi Correa Neres, que também é a presidente do Comitê Multidisciplinar de Ações de Urgências e Emergências em Saúde (CAUES), informa que, depois de um longo período com atividades presenciais suspensas, a Universidade efetiva seu retorno presencial, de forma gradual e cautelosa. "O referido Guia estrutura bases seguras para o retorno das atividades presenciais em nossas Unidades Universitárias com foco no atendimento ao público e com respeito aos protocolos de biossegurança vigentes. Fizemos um trabalho de planejamento de modo detalhado e trabalhado a muitas mãos", detalha Celi.  

Ela ainda esclarece que o documento foi trabalhado juntamente com as pró-reitorias da UEMS, visando garantir a execução de atividades de técnicos, docentes e discentes nas Unidades Universitárias. "Parabenizo toda a equipe de nossa instituição envolvida com a elaboração do Guia de Retorno das Atividades Presenciais da UEMS, pois com este documento poderemos voltar a executar ações específicas de Ensino, Pesquisa e Extensão em nossa Universidade. Fora as ações específicas presenciais, prosseguimos com a vigência de aulas remotas aos nossos estudantes". 

Um pouco mais sobre o Guia 

Uma das colaboradoras do Guia, a técnica Diana Figueiredo de Santana, do Setor de Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho (SQVST), vinculado à Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRODHS) detalha que o documento foi construído e orientado considerando as atividades presenciais em 3 (três) dimensões, sendo elas: Biossegurança; Estratégias de Acolhimento e Apoio; e Acadêmico- Pedagógica.  

Ela explica que além de critérios para a retomada das atividades presenciais, medidas de proteção e prevenção à Covid-19 nos diversos cenários da instituição: atividades administrativas, atividades de ensino e extensão, atividades em laboratórios de pesquisa e trabalhadores e serviços terceirizados, "tentamos detalhar como cada atividade será retomada levando em consideração o mapeamento de risco de cada município dado pelo Programa Prosseguir do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul (PROSSEGUIR) em relação ao avanço da vacinação da comunidade universitária". Nossa preocupação foi em construir um material de fácil compreensão tendo em vista a segurança, o bem-estar físico, mental e social dos estudantes e dos servidores, finaliza a servidora da PRODHS. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade
Incentivo
Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março
Semana do Jovem Eleitor
Campanha do TSE nas redes sociais incentiva o voto entre jovens de 16 e 18 anos
Acima da meta
Acórdãos do Tribunal de Justiça de MS são publicados em até três dias úteis
Internacional
Riedel inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica
Mãe e Filho
Homem descumpre medida protetiva e é preso com 30 trouxinhas de pasta base
Cheff Escolar
Software auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
Novidade da edição
Campeonato de Arremesso do FIPEC 2024 teve mulher como campeã

Mais Lidas

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade