Menu
quinta, 28 de outubro de 2021
Cassems - Melhores e Maiores - Edição 2021
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

UEMS lança Guia de Retorno de Atividades Presenciais

18 setembro 2021 - 08h38Portal do Governo do MS

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) lançou a versão consolidada do Guia de Retorno das Atividades Presenciais da Universidade, que tem por objetivo organizar e recomendar medidas a serem tomadas pelas Unidades Universitárias da UEMS na retomada gradual do expediente administrativo, bem como de atividades específicas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Instituição durante a pandemia de Covid-19. 

A principal premissa do Guia institucional da UEMS estabelece que o retorno das atividades presenciais será realizado de acordo com as condições sanitárias e a evolução da cobertura vacinal, sendo guiado pelo conhecimento científico e por orientações das autoridades sanitárias nacional, estadual e municipais. 

O documento segue as orientações do Plano de Biossegurança da UEMS, desenvolvido sob responsabilidade do CAUES UEMS e que se encontra disponível para acesso AQUI. 

A vice-reitora da UEMS, profa. Dr. Celi Correa Neres, que também é a presidente do Comitê Multidisciplinar de Ações de Urgências e Emergências em Saúde (CAUES), informa que, depois de um longo período com atividades presenciais suspensas, a Universidade efetiva seu retorno presencial, de forma gradual e cautelosa. "O referido Guia estrutura bases seguras para o retorno das atividades presenciais em nossas Unidades Universitárias com foco no atendimento ao público e com respeito aos protocolos de biossegurança vigentes. Fizemos um trabalho de planejamento de modo detalhado e trabalhado a muitas mãos", detalha Celi.  

Ela ainda esclarece que o documento foi trabalhado juntamente com as pró-reitorias da UEMS, visando garantir a execução de atividades de técnicos, docentes e discentes nas Unidades Universitárias. "Parabenizo toda a equipe de nossa instituição envolvida com a elaboração do Guia de Retorno das Atividades Presenciais da UEMS, pois com este documento poderemos voltar a executar ações específicas de Ensino, Pesquisa e Extensão em nossa Universidade. Fora as ações específicas presenciais, prosseguimos com a vigência de aulas remotas aos nossos estudantes". 

Um pouco mais sobre o Guia 

Uma das colaboradoras do Guia, a técnica Diana Figueiredo de Santana, do Setor de Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho (SQVST), vinculado à Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRODHS) detalha que o documento foi construído e orientado considerando as atividades presenciais em 3 (três) dimensões, sendo elas: Biossegurança; Estratégias de Acolhimento e Apoio; e Acadêmico- Pedagógica.  

Ela explica que além de critérios para a retomada das atividades presenciais, medidas de proteção e prevenção à Covid-19 nos diversos cenários da instituição: atividades administrativas, atividades de ensino e extensão, atividades em laboratórios de pesquisa e trabalhadores e serviços terceirizados, "tentamos detalhar como cada atividade será retomada levando em consideração o mapeamento de risco de cada município dado pelo Programa Prosseguir do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul (PROSSEGUIR) em relação ao avanço da vacinação da comunidade universitária". Nossa preocupação foi em construir um material de fácil compreensão tendo em vista a segurança, o bem-estar físico, mental e social dos estudantes e dos servidores, finaliza a servidora da PRODHS. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sexta e Sábado
Bairros Cervejaria e Guatós recebem mutirão da dengue
Consumidor
Carne bovina deve ficar mais barata com suspensão das exportações para a China
Alerta
Aneel inicia processo para reajuste e Energisa pode cobrar R$ 463 milhões de consumidores em MS
Apoio
Bia Cavassa destina R$ 150 mil para projeto direcionado a população LGBTQIA+ de MS
Ronda Policial
Evadido é capturado com trouxinhas de pasta base no bairro Aeroporto
Últimos dias de Pesca Aberta
Operação Dia de Finados da PMA intensifica fiscalização à pesca predatória
Bombeiros
Queda de árvore danifica muro e telhado de casa no bairro Universitário
Segurança
Vereador busca informações sobre condições atuais do Arthur Marinho
Reconhecimento
Câmara de Corumbá homenageia servidores públicos pelo seu dia
Operação Hefesto
Novos focos de incêndio são identificados em pelo menos três regiões

Mais Lidas

Qualificação
Senac Corumbá abre inscrições para cursos nas áreas da informática, saúde e beleza
Apelo Popular
MPT-MS vai investigar assédio moral de gerente que humilha funcionário em Carrefour da Capital
Inicio do Defeso
Última semana para pesca nos rios de Mato Grosso do Sul
Formalização
Corumbá lança campanha de incentivo ao cadastro de profissionais do setor de turismo