Menu
domingo, 07 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Geral

TSE inicia julgamento dos recursos das Eleições 2016

22 setembro 2016 - 11h41TSE

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgaram, na sessão desta manhã (22), os primeiros recursos de candidatos referentes às eleições municipais de 2016. O Plenário aprovou por unanimidade o registro de candidatura de Elis Campos Rodrigues ao cargo de vereador em Jacobina do Piauí (PI) e negou o registro de José Carlos Pereira ao mesmo cargo em Bauru (SP) por se encontrar inelegível em razão de condenação por arrecadação e gasto ilícito em campanha anterior.

Houve ainda pedido de vista feito pelo ministro Henrique Neves de um recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra um candidato a vereador em São Gonçalo do Piauí (PI). O candidato, que o Ministério Público afirma ser analfabeto, teve o registro de candidatura deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (PI). A ministra Luciana Lóssio foi relatora dos três recursos.

No caso de Jacobina do Piauí, a ministra Luciana Lóssio afirmou que o candidato Elis Campos se filiou ao partido pelo qual concorre no prazo mínimo de seis meses exigido pela legislação eleitoral atual. Pela regra anterior, o prazo mínimo de filiação partidária para poder disputar uma eleição era de um ano. 
A ministra informou que a legenda do candidato, o Partido da Mobilização Nacional (PMN), modificou inclusive seu estatuto para se adequar ao novo prazo de filiação, reduzindo-o de um ano para seis meses. “Assim, estou reformando o acórdão regional, para deferir o registro, uma vez que foi comprovado que o candidato está filiado ao partido há seis meses”, disse a ministra.

Analfabeto

Após a ministra Luciana Lóssio e o ministro Teori Zavascki proverem o recurso do Ministério Público contra o registro do candidato a vereador em São Gonçalo do Piauí e os ministros Herman Benjamin e Napoleão Nunes Maia rejeitarem o recurso, o ministro Henrique Neves pediu vista do processo para melhor exame. O candidato nega ser analfabeto.

De acordo com a ministra Luciana Lóssio, o postulante a candidato não deu provas ao juiz eleitoral de ser alfabetizado e se recusou a fazer um teste para isso. “A mera assinatura de documentos não é apta a comprovar a condição de semialfabetizado. A declaração de escolaridade, na qual se atesta apenas a conclusão da primeira série do ensino fundamental, não é documento idôneo para se concluir que o candidato seja alfabetizado, isto é, saiba ler e escrever minimamente. Tanto que o juiz eleitoral determinou a realização de teste, conforme faculta o artigo da nossa resolução, tendo o candidato, contudo, se negado a realizá-lo”, disse Luciana Lóssio.

Ao divergir do voto da relatora, o ministro Herman Benjamin afirmou que o dispositivo que impede o analfabeto de concorrer deve ser lido “no conjunto do texto constitucional”. “E absolutamente aqui nós não podemos fazer juízos que venham a estabelecer uma incompatibilidade entre o parágrafo 4º do artigo 14 da Constituição [que afirma serem inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos] com o restante dos valores, dos princípios, dos objetivos da ordem constitucional”, declarou o ministro.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo
geral
Mega-Sena: prêmio de R$ 12 milhões será sorteado neste sábado
desenvolvimento
MS fecha parceria com Google para acelerar transformação digital
tempo
Fim de semana tem calor e previsão de instabilidade na região
Corumbá e Ladário terão mínimas de 24°C e máximas de até 36°C, aponta previsão
esporte
Copa 2026: Brasil cai em chave com Marrocos, Escócia e Haiti
Plantão
Vizinha aciona os Bombeiros e idoso é encontrado sem vida em apartamento no centro
Moradora estranhou a ausência do vizinho e ligou para central 193
Serviço
Sorteio definiu barraqueiros para área comercial do Jardim de Natal em Corumbá
Política
Quermesse da APAE agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
Tempo
Sexta-feira de calor e clima abafado com previsão de pancadas de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 24°C e máxima de 40°C
homenagem
Comunidade de Corumbá celebra missa em homenagem ao Padre Dídimo

Mais Lidas

polícia
Carro invade restaurante após colisão e motorista é detido em Corumbá
Movimento Sindical
Nova presidência do Sintrexcol defende mais contratações locais na mineração
polícia
Operação Ágata Pantanal IV combate crimes e reforça segurança na fronteira
geral
Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo