Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Troco Solidário vai ajudar Instituto SOS Pantanal com pesquisas na Bacia do Alto Paraguai

10 julho 2018 - 09h08Kamilla Marques

Entre esse mês e o fim de agosto a Rede Comper de Supermercados em Campo Grande arrecadará o Troco Solidário para beneficiar o Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal, que tem por missão informar e promover diálogo para um Pantanal sustentável. Moedas que os clientes doarem nos caixas das lojas quando fizerem suas compras nesse período serão revertidas à entidade.

O Instituto SOS Pantanal é uma organização não-governamental, privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos. Lançada em julho de 2009, a entidade conta com representantes de diversos setores da sociedade e busca estabelecer a necessidade da gestão do conhecimento e do diálogo intersetorial para a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais do planeta.

Conforme Felipe Augusto Dias, diretor-executivo do Instituto SOS Pantanal, o monitoramento anual da cobertura vegetal gera mapa que contribui para estabelecer ações de proteção do Pantanal. Além de adquirir essas imagens via satélite, a entidade precisa de recursos para adquirir as próprias imagens e fazer a classificação do uso do solo.

“Independentemente disso, nossa equipe precisa interpretar as imagens de satélite e geralmente vai a campo confirmar certas ações. Nossos deslocamentos para elaborarmos mapa com qualidade demanda recursos e por isso esse dinheiro será importante”, destaca Felipe. Foto: Divulgação.

Ainda de acordo com Dias, o instituto cobre 368.521 km² de área da Bacia do Alto Paraguai; só o Pantanal representa 41% dessa área, totalizando 151.119 km² de área da planície. “Estamos trabalhando junto ao Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas] um plano de investimentos para o Pantanal, já que ali há produção agropecuária, turismo, mineração, entre outras ações que privilegiam diversos segmentos. Para isso, é necessário amplo debate para que possamos ter resultado positivo no que tange o estabelecimento do diálogo para um Pantanal sustentável”, completa.

A estrutura organizacional do Instituto SOS Pantanal é composta por conselheiros que se dividem em conselho diretor, conselho fiscal e conselho técnico científico político. Já a diretoria-executiva é responsável pela parte operacional da entidade, que possui escritório na Rua Gutemberg, 323, na região central de Campo Grande. O telefone é (67) 3042-9095.

O Troco – Desde 2007 a Rede Comper de Supermercados já ajudou mais de 160 instituições através do Troco Solidário, que consiste na arrecadação de moedas que os clientes doam nos caixas das lojas quando fazem suas compras. O dinheiro é investido em benfeitorias para as instituições e tem ajudado a transformar muitos sonhos em realidade.

“O Troco Solidário já arrecadou mais de R$ 5 milhões e impactou as vidas de mais de 150 mil pessoas. Nossa missão, por meio do projeto, é unir forças com os nossos clientes para que a gente consiga cada vez mais fazer a diferença nas vidas dos que mais necessitam”, afirma Fernanda Bardauil, gerente de Relacionamento do Comper.

A cada dois meses uma entidade que presta assistência social ou desenvolve projetos nas comunidades é beneficiada com a quantia arrecadada no período. As instituições que têm interesse em participar do projeto devem procurar a Rede Comper e repassar um histórico, além de uma série de documentos, até o mês de outubro.

Depois disso, triagem é feita e em seguida uma equipe da Rede Comper visita in loco a instituição para comprovar a veracidade das informações. Após essa etapa é feita uma análise complexa que definirá as seis instituições que serão contempladas com o Troco Solidário no ano posterior.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tempo
Chuva e sol se alternam nesta quinta e sexta-feira em Mato Grosso do Sul
Corumbá tem mínima de 23°C e máxima de 35°C nesta quinta-feira
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Infraestrutura
Reparos na ponte sobre o rio Paraguai conta com estrutura de última geração e apoio de alpinistas
Dia do Artesão
Seu Sabastião é homenageado com 'Medalha Conceição dos Bugres' na ALEMS
Escondidas
Mulher é presa tentando entregar droga escondida na comida em presídio de Corumbá
Na Capital
Deputado federal preso por mandar matar Marielle Franco desembarca em MS
Trânsito Proibido
Caminhão desobedece sinalização e tomba na galeria da XV de novembro
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril
Registro Civil
Em 2022, número de nascimentos cai pelo quarto ano e chega ao menor patamar desde 1977
Ciclo de Palestras
IFMS promove palestras sobre inclusão no contexto educacional

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Socorrida pelo pai
Autor de violência doméstica é preso em flagrante em Corumbá
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário