Menu
sábado, 17 de abril de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Tradicional desfile da independência lota ruas de Corumbá e Ladário

07 setembro 2016 - 15h04Gesiane Medeiros
Celebração da data histórica iniciou com o hasteamento da bandeira na Praça da Independência. Foto: Renê Márcio Carneiro

Todos os anos, corumbaenses e ladarenses, aguardam a parada de 7 de setembro para celebrar e participar do tradicional desfile cívico-militar comemorativo a Independência do Brasil. Conquistada no ano de 1822 com o grito da independência realizado por Dom Pedro, as margens do Rio Ipiranga.

Escolas municipais também participaram do desfile. Foto: Renê Márcio Carneiro

Em Corumbá, a população lotou a Avenida General Rondon, no centro da cidade, onde simultaneamente acontecia outro evento tradicional, a Quermesse da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), na para Generoso Ponce. O desfile iniciou por volta das 10 horas, logo após o hasteamento da bandeira, autoridades políticas, militares, policiais e representantes da sociedade, assim como de instituições, marcaram presença no palanque montado em meio à avenida. Por onde passaram, forças militares como Marinha do Brasil e Exército Brasileiro, escolas municipais e estaduais, além de instituições beneficentes como a APAE.

Após o desfile, as pessoas puderam participar e aproveitar as deliciosas comidas típicas da cidade, nas barracas da Quermesse da APAE. A festa, que tem por objetivo levantar verba para contribuir com a manutenção da instituição, acontece até a noite, onde encerram as atividades com o esperado sorteio de um carro.

A tradicional Quermesse da APAE acontece simultaneamente com o desfile e vai até a noite. Foto: Internauta
Em Ladário, a banda do Exército empolgou os presentes. Foto: PML

Em Ladário, a comemoração pela Independência, também começou com a solenidade do hasteamento da bandeira na Praça 2 de setembro em frente ao Coreto no centro de Ladário, por volta das 7h30. Os pavilhões do Brasil, do município e do estado foram exaltados pelos presentes acompanhados da banda do Exército Brasileiro.

Presente na festa, o chefe do executivo da cidade, José Antônio Assad, declarou que o fato da nação ser livre é um grande motivo para comemorar. Petrônio de Aguiar, contra-almirante do 6° Distrito Naval de Ladário, afirmou que “o dia sete de setembro é uma data importantíssima e é característica de Ladário uma cidade que se volta totalmente para celebrar a independência desse País. É o dia que alcançamos a liberdade e os ladarenses como se pode notar fazem questão de presenciar momentos de civismo”.

As forças armadas apresentaram suas corporações tanto em pessoal como em equipamentos de combate, e veículos. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fecharam a primeira parte d desfile. Em seguida participaram as escolas Municipais, estaduais e particulares.

 

  

Em Ladário, a comemoração pela Independência, também começou com a solenidade do hasteamento da bandeira na Praça 2 de setembro em frente ao Coreto no centro de Ladário. Os pavilhões do Brasil, do município e do estado foram exaltados pelos presentes acompanhados da banda do Exército Brasileiro.

Presente na festa, o chefe do executivo da cidade, José Antônio Assad, declarou que o fato da nação ser livre é um grande motivo para comemorar. Petronio de Aguiar, contra-almirante do 6° Distrito Naval, afirmou que “o dia sete de setembro é uma data importantíssima e é característica de Ladário uma cidade que se volta totalmente para celebrar a independência desse País. É o dia que alcançamos a liberdade e os ladarenses como se pode notar fazem questão de presenciar momentos de civismo”.

As forças armadas apresentaram suas corporações tanto em pessoal como em equipamentos de combate, e veículos. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fecharam a primeira parte d desfile. Em seguida participaram as escolas Municipais, estaduais e particulares.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
SES lança serviço de consulta a resultados de exames da Covid-19 no próprio site
GERAL
Deputada visita Hemonúcleo de Corumbá e constata caos
GERAL
Salão de Beleza em Ladário pega fogo
COVID-19
Corumbá destaca-se em número de altas a pacientes com Covid
GERAL
Cassems realiza Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas no dia 22
GERAL
UFGD e Prefeitura de Ladário querem ampliar projetos na Base Baía Nega
ACESSIBILIDADE
Projeto de Lei obriga símbolo do TEA em placas de atendimento prioritário
GERAL
Prazo para preenchimento do PGDI começa nesta quinta-feira
DIREITOS HUMANOS
Agressões contra crianças aumentaram na pandemia, diz especialista
GERAL
Projeto de Lei prevê publicação de lista de espera de procedimentos médicos na internet

Mais Lidas

ATROPELAMENTO
Idoso é atropelado na Porto Carreiro e fica ferido
GERAL
Garagem Lanchonete inaugura filial em Ladário e traz variedades no cardápio
GERAL
Mulher fica ferida após cair da moto no Maria Leite
CRIME AMBIENTAL
Homem que transportaria plantas em extinção para a Bolívia é preso