Menu
quinta, 23 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Tradicional desfile da independência lota ruas de Corumbá e Ladário

07 setembro 2016 - 15h04Gesiane Medeiros
Celebração da data histórica iniciou com o hasteamento da bandeira na Praça da Independência. Foto: Renê Márcio Carneiro

Todos os anos, corumbaenses e ladarenses, aguardam a parada de 7 de setembro para celebrar e participar do tradicional desfile cívico-militar comemorativo a Independência do Brasil. Conquistada no ano de 1822 com o grito da independência realizado por Dom Pedro, as margens do Rio Ipiranga.

Escolas municipais também participaram do desfile. Foto: Renê Márcio Carneiro

Em Corumbá, a população lotou a Avenida General Rondon, no centro da cidade, onde simultaneamente acontecia outro evento tradicional, a Quermesse da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), na para Generoso Ponce. O desfile iniciou por volta das 10 horas, logo após o hasteamento da bandeira, autoridades políticas, militares, policiais e representantes da sociedade, assim como de instituições, marcaram presença no palanque montado em meio à avenida. Por onde passaram, forças militares como Marinha do Brasil e Exército Brasileiro, escolas municipais e estaduais, além de instituições beneficentes como a APAE.

Após o desfile, as pessoas puderam participar e aproveitar as deliciosas comidas típicas da cidade, nas barracas da Quermesse da APAE. A festa, que tem por objetivo levantar verba para contribuir com a manutenção da instituição, acontece até a noite, onde encerram as atividades com o esperado sorteio de um carro.

A tradicional Quermesse da APAE acontece simultaneamente com o desfile e vai até a noite. Foto: Internauta
Em Ladário, a banda do Exército empolgou os presentes. Foto: PML

Em Ladário, a comemoração pela Independência, também começou com a solenidade do hasteamento da bandeira na Praça 2 de setembro em frente ao Coreto no centro de Ladário, por volta das 7h30. Os pavilhões do Brasil, do município e do estado foram exaltados pelos presentes acompanhados da banda do Exército Brasileiro.

Presente na festa, o chefe do executivo da cidade, José Antônio Assad, declarou que o fato da nação ser livre é um grande motivo para comemorar. Petrônio de Aguiar, contra-almirante do 6° Distrito Naval de Ladário, afirmou que “o dia sete de setembro é uma data importantíssima e é característica de Ladário uma cidade que se volta totalmente para celebrar a independência desse País. É o dia que alcançamos a liberdade e os ladarenses como se pode notar fazem questão de presenciar momentos de civismo”.

As forças armadas apresentaram suas corporações tanto em pessoal como em equipamentos de combate, e veículos. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fecharam a primeira parte d desfile. Em seguida participaram as escolas Municipais, estaduais e particulares.

 

  

Em Ladário, a comemoração pela Independência, também começou com a solenidade do hasteamento da bandeira na Praça 2 de setembro em frente ao Coreto no centro de Ladário. Os pavilhões do Brasil, do município e do estado foram exaltados pelos presentes acompanhados da banda do Exército Brasileiro.

Presente na festa, o chefe do executivo da cidade, José Antônio Assad, declarou que o fato da nação ser livre é um grande motivo para comemorar. Petronio de Aguiar, contra-almirante do 6° Distrito Naval, afirmou que “o dia sete de setembro é uma data importantíssima e é característica de Ladário uma cidade que se volta totalmente para celebrar a independência desse País. É o dia que alcançamos a liberdade e os ladarenses como se pode notar fazem questão de presenciar momentos de civismo”.

As forças armadas apresentaram suas corporações tanto em pessoal como em equipamentos de combate, e veículos. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fecharam a primeira parte d desfile. Em seguida participaram as escolas Municipais, estaduais e particulares.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Governo de MS abre edital de R$ 400 mil para projetos culturais de moda e design
Fórum Econômico
Mato Grosso do Sul encabeça debate sobre transição energética em Zurique
Homem Pantaneiro
Com marco na tradição, primeira comitiva de gado Angus cruza de Aquidauana a Corumbá
Ferimentos leves
Pacientes envolvidos em acidente na BR 262 receberam alta e estão de volta à Corumbá
Após seca histórica
Chuvas recentes ajudam na recuperação do rio Paraguai
Sonho Ladarense
Iniciam obras da Casa de Parto de Ladário
MapBiomas
Ano de 2024 registrou aumento de 79% de áreas queimadas no Brasil
Benefício Social
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3
Incentivo
Edital do IFMS seleciona estudantes para recebem bolsas de até R$ 700
Cultura e Educação
Inscrições para o Moinho Cultural iniciam dia 24 de janeiro para crianças de 7 à 9 anos

Mais Lidas

Entrevista
Empresa vencedora da PPP de iluminação pública está incomunicável, diz prefeito Gabriel Oliveira
Plantão
Fumaça denuncia incêndio em oficina mecânica no centro
Denúncia
Moradores do Edifício Anachinho buscam por cão desaparecido
Ferimentos leves
Pacientes envolvidos em acidente na BR 262 receberam alta e estão de volta à Corumbá