Menu
sexta, 14 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Tradição de São Cosme e Damião aquece mercado de doces da cidade

27 setembro 2016 - 15h03Gesiane Medeiros
A data proporciona a melhor semana do ano para as vendas do setor. Foto: CDP 

Corumbá é uma cidade repleta de tradições, muitas delas movida pela fé e devoção dos corumbaenses, a exemplo, o dia de São Cosmo e São Damião, celebrado pela igreja católica, no dia de ontem, 26 de setembro. De acordo com o costume, aquele que tem seu pedido atendido, deve distribuir guloseimas para a criançada, que percorre as ruas da cidade em busca dos deliciosos saquinhos com doces.

Faissal Robbin, atua no ramo há 18 anos. Foto: CDP

A data também é uma tradição pelo ponto de vista econômico. O comércio de doce local se prepara com antecedência, todos os anos, para o aumento das vendas, que dura todo o mês de setembro. Para Faissal Robbin, proprietário de uma das maiores lojas de doces de Corumbá, a data se assemelha aos feriados de Natal e Réveillon para o restante do comércio, “Durante todo o mês de setembro as vendas aumentam bem, e na última semana o movimento da loja dobra”.

Ainda segundo o empresário de origem libanesa que atua no ramo há pelo menos 18 anos, a semana dos gêmeos santificados é sem sombra de dúvidas a melhor do ano, seguida pelo dia 12 de outubro, quando se comemora o dia das crianças. Faissal comenta ainda que todos os anos ouve relatos de clientes que tomam gosto pela tradição e ultrapassam o tempo exigido pela promessa "muitos me contam que já doam doces há mais de dez anos, sem pensar em parar”.

Moradora do conjunto Piúva distribui doces hoje às 17 horas. Foto: CDP

Dona Luciene Aparecida, moradora do bairro Nova Corumbá, região da parte alta da cidade, onde a tradição se faz ainda mais presente, terminava de adquirir os últimos itens para completar seus sacos de doces, quando afirmou que este é o segundo ano que segue a tradição, “eu tive um pedido atendido e agora cumpro a promessa, pedi pela vida de meu neto, que hoje está cheio de saúde”, ressalta Luciene.

Sobre São Cosme e São Damião

Os irmãos gêmeos médicos nasceram em Egia, hoje conhecida por Ásia Menor, eram de uma família com mais três irmãos. A história conta que eles ofereciam tratamentos médicos as pessoas sem cobrar nenhum dinheiro em troca, diziam que curavam em nome e pelo poder do Senhor, que a cura acontecia em conjunto com o corpo e a alma.

Eles foram caçados, torturados e executados no dia 27 de setembro no ano de 303 D.c. Na igreja católica, são tidos como os padroeiros dos médicos, no sincretismo com o espiritismo, são os protetores das crianças, momento em que os espíritas realizam festas em culto a Cosme e Damião com muitos doces postos a mesa. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Lote com 5,7 milhões de doses de vacinas começa a ser distribuído
POLÍTICA
Iunes aceita convite do Podemos
VOLUNTARIADO
Confeiteiros Solidários realizam Campanha do Agasalho para o Voluntários no Caminho
POLICIAL
PF prende quatro pessoas e apreende 180 kg de cocaína em MS
GERAL
Em Corumbá condutor tem veículo removido por transporte clandestino
GERAL
Detentas bolivianas em Corumbá recebem assistência de Consulado
ESPORTE
Curso de "Treinamento Esportivo no Contexto Escolar" vai ser realizado de 28 a 30 de maio
EDUCAÇÃO
Inep define cronograma do Censo Escolar da Educação Básica 2021
ESPORTE
Bia Cavassa visita Secretaria Nacional do Esporte e busca apoio para MS
GERAL
Bia Cavassa e vereadores visitam sede da Sudeco

Mais Lidas

POLICIAL
PF prende quatro pessoas e apreende 180 kg de cocaína em MS
POLICIAL
PM apreende droga, plantas de maconha e prende autor de tráfico
POLICIAL
PM evita suicídio de homem, e o prende após violência doméstica
POLÍTICA
Iunes aceita convite do Podemos