Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Trade turístico da Serra da Bodoquena repudia notícia sobre ameaça ao Rio Salobra

29 junho 2019 - 14h47Silvio Andrade

As informações divulgadas pela Ong Instituto Homem Pantaneiro (IHP), dando conta que a nascente do Rio Salobra teria supostamente secado, com ameaças aos recursos hídricos e ao turismo da região da Serra da Bodoquena, provocaram reação imediata do trade turístico e de outros segmentos ligados ao meio ambiente. O estudo do IHP é “um equívoco” e não há ameaças à atividade turística, segundo o Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB).

Em nota de repúdio, o instituto declara que as informações são inverídicas e não representam a atual situação da Serra da Bodoquena e nem dos seus atrativos turísticos. “Para o bem da verdade, esclarecemos que a área em erosão não é da nascente do Rio Salobra ou de afluente permanente deste rio. Trata-se de um canal de drenagem temporário ou intermitente e que deverá ser objeto de investigação e vistoria pelos órgãos competentes”, diz o IDB.

Informação falsa

Conforme a nota, assinada pelo presidente do instituto, Guilherme Poli, a reportagem não condiz com a realidade e “a falsa informação começa pela imagem que acompanha a matéria, a qual não se trata de foto realizada no local mencionado e sim a erosão de uma propriedade bastante distante da nascente do Rio Salobra”. A área da foto divulgada está do outro lado da morraria, mais próxima do Assentamento Guaicurus e da escarpa da terra indígena Kadiwéu.

“Reiteramos que, diferente do que afirma a falsa e irresponsável informação, a situação não ameaça Bonito e nem seus atrativos, muito menos interfere na integridade das águas da Boca da Onça”, sustenta a nota do IDB. “O técnico do Instituto Homem Pantaneiro que fez o estudo está desinformado quanto a Boca da Onça. Nossas nascentes ficam dentro da fazenda”, informou Ângela Quartim Barbosa, proprietária do atrativo, que fica em Bodoquena.

Segundo a empresária, as cachoeiras em sua propriedade, entre elas a conhecida Boca da Onça, estão com volume de água normal. “O Salobra nessa época de pouca chuva está transparente em sua trajetória pela divisa de nossa fazenda. Os fatos precisam ser esclarecidos e que seja divulgada somente a verdade. Acho a notícia exagerada e alarmista e isso não contribui para o nosso destino e para o turismo de Mato Grosso do Sul”, cobrou Ângela Barbosa.

Vistória técnica

Proprietário de fazenda e de atrativos que incluem passeios no Rio Salobra, em Miranda, o empresário Gérson da Prata também se manifestou contra a notícia veiculada na mídia. Com programa de day use que entra em operação na primeira semana de julho na região, ele relata que seu atrativo fica próximo à foz do Salobra com o Rio o Miranda e o contraste desse encontro é impactante pela água cristalina do afluente, fenômeno que encanta o turista.

Os esclarecimentos do IDB se baseiam em informações de técnicos do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e do chefe do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Sandro Roberto da Silva Pereira. Este, comunicou ao Condema (Conselho do Meio Ambiente do município de Bodoquena) que “diferentemente do que foi exposto na reportagem, acreditamos que não se trata de uma nascente do Rio Salobra”.

Segundo o comunicado do chefe do parque, a suposta nascente ou afluente permanente seria, na realidade, “um canal de drenagem temporário ou intermitente”. Roberto anunciou que o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que gerencia a unidade de conservação, juntamente com o Imasul, realizará uma vistoria na área mencionada para diagnosticar com mais detalhes o problema da erosão e supressão da vegetação nativa.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira