Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Trabalho de instituições de lutam contra o câncer é enaltecido pela Câmara

31 outubro 2018 - 11h53Prefeitura Muniipal de Corumbá

O trabalho desenvolvido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Corumbá (Unacon), foi destacado na noite de ontem, terça-feira (30), pelos representes do Poder Legislativo corumbaense que reafirmaram um compromisso pelo fortalecimento das duas instituições que prestam um grande serviço no atendimento a pacientes com essa doença, a segunda maior causa de óbitos na população adulta brasileira.

Foi durante uma Sessão Solene realizada pela Câmara de Corumbá no plenário da Casa do Barão de Vila Maria, como parte da campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Na oportunidade, os vereadores corumbaenses prestaram uma homenagem a 30 personalidades que prestam relevantes serviços na região pantaneira, entre voluntárias da Rede Feminina e integrantes da equipe de profissionais da Unacon, por iniciativa dos vereadores Yussef Salla, André da Farmácia e Cristóvão Contador, aprovada pelos demais integrantes do Poder Legislativo.

Durante a sessão, o vereador Tadeu Vieira falou em nome dos demais integrantes da Casa de Leis. Ele enalteceu o trabalho em parceria realizado pelas voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer com a equipe da Unacon, e que é preciso fortalecer cada vez mais estas ações preventivas e de combate ao câncer.

“A Câmara sempre será parceira da Rede Feminina e da Unacon”, afirmou Tadeu, revelando que uma das medidas adotadas pelos vereadores corumbaenses, será a inclusão de emendas no orçamento do município para 2019, destinando recursos para as duas instituições, além de lembrar que, a partir de 2019, esse trabalho ganha um reforço do deputado eleito Evander Vendramini.

Compromisso

Evander Vendramini, presidente da Câmara, revelou que na Assembleia Legislativa, vai dar sequência ao trabalho desenvolvido em Corumbá, buscando recursos junto ao Estado e União, para atender tanto a Rede Feminina como a Unacon.

“Vocês prestam um serviço de grande relevância que deve ser reconhecido por todos. Nosso compromisso é com vocês e, na Assembleia, vamos trabalhar pelo desenvolvimento da nossa região, inclusive em favor da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Unacon”, revelou.

Luciana Cândia, voluntária da Rede Feminina desde a sua criação, 12 anos atrás, fez um balanço dos trabalhos desenvolvido durante o período; das dificuldades enfrentadas; das conquistas, entre elas a implantação da Unacon, entre outras. Citou que o Outubro Rosa, em seu sexto ano, possibilitou o atendimento de cerca de 30 mil pessoas, direta e indiretamente, o que comprova a importância da campanha.

Aproveitou a oportunidade e pediu apoio dos vereadores corumbaenses em favor dos pacientes com câncer, como transporte coletivo gratuito, isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano, maior agilidade para realização de exames, bem como maior atenção em relação à Unacon, principalmente no que se refere a repasses financeiros.

Homenageados

Foram homenageadas Sabina Acosta da Costa, Lídia Aguilar Leite, Jeany Carla Simião Terto, Elizabeth Marques de Almeida Costa, Silvanete Oliveira da Conceição, Rosa Vasquez, Gonçalina Santos do Nascimento, Roselene Echeverria de Arruda, Luciana Nery Cândia, Jandira Massabi Santana, Vitória Ramona Leite Maciel, Rosiane Auxiliadora Rodrigues, Jussara Fatima Asseff Vieira.

Os vereadores homenagearam também Cláudia Provenzano de Arruda, Tânia Maria Fernandes de Carvalho, Lucimary Aparecida de Andrade Araújo, Cynthia Azevedo Lanzetti Ayres Faria, Alessandra Aparecida Terredor Alzamende, Amânda Prado de Oliveira, Isabella Nathalia Conche Escobar.

Regina Aparecida Cardoso Girardi, Ana Alice Vilalba, Suellen Eleuterio Benites, Rosa Marilia Batista de Morais, Alair Moura, Rigoberto Borges de Abreu, Rosana Pires de Almeida, bem como os médicos Antônio Carlos Godoy, diretor clínico; Willer Fontanelli, oncologista cirurgião, e Rodolpho Costa Marques Pereira da Rosa, urologista, todos da Unacon.

A Sessão Solene contou com as presenças de autoridades da região pantaneira, como o contra-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, comandante do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil; do tenente-coronel Massilon de Oliveira Silva Neto, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Corumbá; Fábio Luís Pereira da Silva, chefe de gabinete da Prefeitura que representou o prefeito Marcelo Iunes; tenente Fernanda Monteiro, que representou o general-de-brigada Ricardo Piai Carmona, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira; Sabina Acosta da Costa, presidente da Rede Feminina, entre outros.

Presentes também os vereadores Evander Vendramini, Gaúcho da Pró-Art, Yussef Salla, Manoel Rodrigues, Roberto Façanha, André da Farmácia, Carlos Alberto Machado, Chicão Vianna, Cristóvão Contador, Tadeu Vieira e Paulo Bertini. A homenagem foi aprovada também vereadores Domingos Albaneze Neto, Gabriel Alves de Oliveira, Ubiratan Canhete de Campos Filho e Baianinho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército