Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Trabalho conjunto entre Bombeiros e Sebrae/MS forma novas brigadas de incêndio no Pantanal

23 maio 2022 - 10h01Redação

O trabalho de prevenção e mitigação dos incêndios florestais no Pantanal vai receber reforço de novas brigadas. Elas foram formadas em comunidades e propriedades particulares depois da realização de um curso viabilizado a partir de termo de cooperação entre o Sebrae/MS e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. Foram certificadas 129 pessoas para atuar em regiões de Aquidauana, Miranda e Corumbá. 

Nesta terça-feira (24), às 10h30, no 3º Grupamento de Bombeiros Militar de Corumbá (Avenida Rio Branco, 1611, bairro Universitário), haverá a entrega dos certificados para representantes dessas brigadas. 

Esse trabalho foi realizado dentro do projeto Estratégia Sistêmica para Mitigação, Prevenção e Combate a Incêndios e Queimadas nas Áreas Rurais do Pantanal Brasileiro, viabilizado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e com participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Sebrae e Bombeiros. 

Os cursos para formação de brigadistas ocorreram na Escola do Jatobazinho, Fazenda Novo Horizonte e na comunidade do Passo do Lontra (todas no município de Corumbá); nas fazendas Caiman, Maralina e Santa Sofia (município de Miranda); e na propriedade rural Fazendinha, em Aquidauana. As oito brigadas estão certificadas pelos Bombeiros e preparadas para atuar, tanto no combate ao fogo como, principalmente, no trabalho de prevenção. 

Os registros de incêndios no bioma representam em prejuízo para o meio ambiente e geram impacto na economia. Por esse contexto, o Sebrae, a partir do BID, passou a executar ações que contribuem para reduzir essas ocorrências e mitigar os prejuízos que o setor da pecuária e a cadeia de pequenos negócios que ela movimenta sofrem. 

Ao todo, 129 pessoas receberam a capactação oferecida pelo projeto para contribuir com a proteção da fauna e flora da região. Foto: Divulgação

A analista do Sebrae/MS, Kátia Muller, salienta que há a intenção de ampliar o conhecimento sobre o manejo do fogo para que isso gere resultado econômico e sustentável em diferentes setores da economia presente no Pantanal. 

“O Pantanal brasileiro sofreu grandes impactos com os incêndios, tanto na fauna, na flora e nos empreendimentos que existem no bioma. O agronegócio, a cadeia do turismo (artesanato, alimentação, hospedagem, guias turísticos, piloteiros, grupos extrativistas) foram os mais impactados. O Sebrae, juntamente com o BID, vem implementando um conjunto de ações, e entre elas é multiplicar o número de pessoas treinadas para prevenir e mitigar o impacto do fogo no bioma”, detalha a analista. 

Para viabilizar o trabalho de repassar técnicas e conhecimento com relação ao combate, prevenção, bem como detalhamento sobre regras e legislação no uso do fogo como instrumento de manejo, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul somou esforços, indo em áreas estratégicas no bioma para promover cursos de brigada. 

O comandante-geral dos Bombeiros, Coronel Hugo Djan Leite, enfatiza que a prevenção é a medida mais eficaz contra os incêndios florestais. Ele acrescenta que como o bioma ocupa uma área ampla do território do Centro-Oeste (138.183 km², sendo 64% dessa área em Mato Grosso do Sul), parcerias permitem dar amplitude nas ações. 

“O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul está seguindo as diretrizes do Governo do Estado e ampliando cada vez mais as ações e parcerias que têm o objetivo de prevenir os incêndios florestais em nosso Estado. Tais parcerias, como a estabelecida junto ao Sebrae, são fundamentais para seguirmos com ações concretas para evitar os danos que um incêndio traz ao meio ambiente”, esclarece Coronel Hugo Djan Leite. 

O projeto Estratégia Sistêmica para Mitigação, Prevenção e Combate a Incêndios e Queimadas nas Áreas Rurais do Pantanal Brasileiro ainda está alinhado com o Pró Pantanal - Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, uma iniciativa do Sebrae/MS para atuar na recuperação econômica, com fomento na economia criativa, economia da diversidade e aos negócios que já existem nessa região e sofreram impactos causados pelo incêndio florestal. 

 

* Informações da Agência Sebrae/MS de Notícias

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas