Menu
quarta, 29 de junho de 2022
Andorinha Institucional 2022
Andorinha Institucional
Geral

Trabalho conjunto entre Bombeiros e Sebrae/MS forma novas brigadas de incêndio no Pantanal

23 maio 2022 - 10h01Redação

O trabalho de prevenção e mitigação dos incêndios florestais no Pantanal vai receber reforço de novas brigadas. Elas foram formadas em comunidades e propriedades particulares depois da realização de um curso viabilizado a partir de termo de cooperação entre o Sebrae/MS e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. Foram certificadas 129 pessoas para atuar em regiões de Aquidauana, Miranda e Corumbá. 

Nesta terça-feira (24), às 10h30, no 3º Grupamento de Bombeiros Militar de Corumbá (Avenida Rio Branco, 1611, bairro Universitário), haverá a entrega dos certificados para representantes dessas brigadas. 

Esse trabalho foi realizado dentro do projeto Estratégia Sistêmica para Mitigação, Prevenção e Combate a Incêndios e Queimadas nas Áreas Rurais do Pantanal Brasileiro, viabilizado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e com participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Sebrae e Bombeiros. 

Os cursos para formação de brigadistas ocorreram na Escola do Jatobazinho, Fazenda Novo Horizonte e na comunidade do Passo do Lontra (todas no município de Corumbá); nas fazendas Caiman, Maralina e Santa Sofia (município de Miranda); e na propriedade rural Fazendinha, em Aquidauana. As oito brigadas estão certificadas pelos Bombeiros e preparadas para atuar, tanto no combate ao fogo como, principalmente, no trabalho de prevenção. 

Os registros de incêndios no bioma representam em prejuízo para o meio ambiente e geram impacto na economia. Por esse contexto, o Sebrae, a partir do BID, passou a executar ações que contribuem para reduzir essas ocorrências e mitigar os prejuízos que o setor da pecuária e a cadeia de pequenos negócios que ela movimenta sofrem. 

Ao todo, 129 pessoas receberam a capactação oferecida pelo projeto para contribuir com a proteção da fauna e flora da região. Foto: Divulgação

A analista do Sebrae/MS, Kátia Muller, salienta que há a intenção de ampliar o conhecimento sobre o manejo do fogo para que isso gere resultado econômico e sustentável em diferentes setores da economia presente no Pantanal. 

“O Pantanal brasileiro sofreu grandes impactos com os incêndios, tanto na fauna, na flora e nos empreendimentos que existem no bioma. O agronegócio, a cadeia do turismo (artesanato, alimentação, hospedagem, guias turísticos, piloteiros, grupos extrativistas) foram os mais impactados. O Sebrae, juntamente com o BID, vem implementando um conjunto de ações, e entre elas é multiplicar o número de pessoas treinadas para prevenir e mitigar o impacto do fogo no bioma”, detalha a analista. 

Para viabilizar o trabalho de repassar técnicas e conhecimento com relação ao combate, prevenção, bem como detalhamento sobre regras e legislação no uso do fogo como instrumento de manejo, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul somou esforços, indo em áreas estratégicas no bioma para promover cursos de brigada. 

O comandante-geral dos Bombeiros, Coronel Hugo Djan Leite, enfatiza que a prevenção é a medida mais eficaz contra os incêndios florestais. Ele acrescenta que como o bioma ocupa uma área ampla do território do Centro-Oeste (138.183 km², sendo 64% dessa área em Mato Grosso do Sul), parcerias permitem dar amplitude nas ações. 

“O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul está seguindo as diretrizes do Governo do Estado e ampliando cada vez mais as ações e parcerias que têm o objetivo de prevenir os incêndios florestais em nosso Estado. Tais parcerias, como a estabelecida junto ao Sebrae, são fundamentais para seguirmos com ações concretas para evitar os danos que um incêndio traz ao meio ambiente”, esclarece Coronel Hugo Djan Leite. 

O projeto Estratégia Sistêmica para Mitigação, Prevenção e Combate a Incêndios e Queimadas nas Áreas Rurais do Pantanal Brasileiro ainda está alinhado com o Pró Pantanal - Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, uma iniciativa do Sebrae/MS para atuar na recuperação econômica, com fomento na economia criativa, economia da diversidade e aos negócios que já existem nessa região e sofreram impactos causados pelo incêndio florestal. 

 

* Informações da Agência Sebrae/MS de Notícias

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Fabricante de cimento não comparece em audiência pública e é criticada
Imunização
Ladário inicia vacinação contra Influenza para toda população a partir de 6 meses de idade
Projeto Ambiental
APA Baía Negra recebe Placas Ilustrativas de aves silvestres
Esporte
Circuito Funec de Corrida de Rua promove 2ª etapa no domingo (3)
Sejusp
Decreto estabelece criação de Delegacias de Atendimento Comunitário em Corumbá e Ponta Porã
LDO 2023
Câmara aprova projeto que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária de 2023
Na BR 262
Passageiros de ônibus que saíram de Corumbá são presos com 30 kg de cocaína
Resolvido
Central 190 da PM volta a funcionar
Habitação
Primeira etapa da regularização fundiária contempla 70 beneficiários em Corumbá
Facilidade
Com até 100% de desconto, REFIS pode ser aderido até pelo WhatsApp

Mais Lidas

Salvando vidas
Câmara homenageia policiais militares que salvaram jovem no Previsul
Resgate
Bombeiros capturam onça de 100 quilos no quartel do Exército
Direto ao Consumidor
Após manifestação, vereador pede reativação do Mercado Municipal
Concurso
Publicados editais relacionados aos concursos públicos da Sedhast, Sejusp, Iagro e Agraer, e seleção