Menu
sábado, 22 de março de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

TJMS passará a fazer intimação de medida protetiva por WhatsApp

13 março 2025 - 09h59Redação do Capital do Pantanal

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) anunciou que passará a fazer intimação das medidas protetivas de urgência por meios eletrônicos de comunicação instantânea, como WhatsApp, por exemplo, para dar celeridade à proteção da mulher em situações de violência doméstica.

A informação foi divullgada em portaria publicada nesta quinta-feira, 13 de março, no Diário da Justiça. De acordo com o documento, as intimações referentes às medidas protetivas serão realizadas por WhatsApp, ligação de vídeo, áudio ou qualquer outro meio que permita a comprovação de recebimento do destinatário.

“No ato do requerimento de medidas protetivas de urgência, a vítima deverá informar à autoridade policial seu endereço eletrônico e linha telefônica móvel celular por meio do qual deseja ser intimida, bem como indicar endereço eletrônico, linha telefônica móvel celular ou outro meio de contato de seu agressor que permita a realização das comunicações processuais por meio eletrônico, que deverá constar do boletim de ocorrência”.

O cumprimento será presencial quando for medidas protetivas de urgência com determinação de afastamento e recondução ao lar conjugal. Neste caso, a ordem deverá ser realizada por mandado com reforço policial, se necessário, a critério do juiz, ou por policial militar ou civil.

Na intimação feita pelo WhatsApp, o servidor encaminhará a imagem do documento judicial com a descrição do ato, incluindo ordem de proibição de aproximar, de manter contato com a vítima e familiares. A intimação será considerada cumprida se houver confirmação de leitura automática da mensagem no prazo de até 2 horas do seu envio. A resposta do intimidado deverá ser encaminhada por meio de aplicativo, mensagem de texto ou de voz, emoji ou utilizando a expressão “ciente”.

Ampliação

A ampliação de suporte às vítimas de violência doméstica veio após o clamor gerado com o feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, que se soma a outros seis ocorridos este ano no Estado.

Na semana passada, durante a instalação da 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar de Campo Grande, na Casa da Mulher Brasileira, o presidente do TJ, desembargador Dorival Renato Pavan, anunciou a nomeação de sete novos oficiais de justiça. Eles atuarão exclusivamente no cumprimento de mandados de violência doméstica, junto aos oficiais já em atividade na área. A nomeação dos novos oficiais foi formalizada ontem em portaria publicada no Diário da Justiça. *Informações do CG News

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água
Meio Ambiente
Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
24 horas
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
Tempo
Sábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana
Assistência Social
Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil
meio ambiente
Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal
meio ambiente
Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024
Assistência Social
Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região
Oportunidade
Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
Saúde
Corumbá recebe recurso federal para compra de raio-X odontológico panorâmico

Mais Lidas

Beleza
Cabeleireiro de 'Milhões' abre novo espaço em Corumbá
Polícia
Militar de Corumbá preso com supermaconha quebrou o próprio celular no flagrante
Economia
Consignado para CLT entra em vigor nesta sexta-feira, 21
Oportunidade
Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março