Menu
quinta, 28 de outubro de 2021
Cassems - Melhores e Maiores - Edição 2021
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Ter unhas lindas e saudáveis vai além do cuidado das manicures, diz especialista

20 fevereiro 2021 - 09h29Da Redação

Nove entre dez mulheres gostam de estar com as unhas perfeitas. Este é um item essencial, renovado periodicamente, assim como o corte de cabelo, a maquiagem e outros cuidados pessoais. Ter unhas bonitas faz parte da personalidade feminina! Mas, é preciso ter cuidado. Há procedimentos que podem deixar as unhas bonitas no momento, mas ter reflexos na saúde como um todo. É o que alerta o Dr. Juliano Augusto Ribeiro de Carvalho, dermatologista, especializado em Dermatologia Avançada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Dr. Juliano Carvalho recomenda que em determinados momentos até é preciso dar “respiro” para as unhas, deixando-as sem esmaltação. “Deixar períodos sem esmalte é importante para a saúde das unhas, começando pela hidratação. Com isso, conseguimos devolver os lipídeos que as unhas precisam para que sua lâmina fique com o teor de hidratação correto e, assim, permaneçam fortes”.

Outra dica do especialista da UNIFESP é não retirar as cutículas, que servem como proteção para a matriz ungueal, agindo como barreira para evitar que traumas e infecções atinjam essa região. Hidratando bem as cutículas, reduz-se a necessidade de retirá-las. Caso haja necessidade de esmaltação, sempre tenha o cuidado de retirar o esmalte com removedores sem propanona (acetona), já que esse produto contribui para o ressecamento das unhas, tornando-as mais fracas e quebradiças.

Além desses cuidados, pode ser benéfica a suplementação oral com aminoácidos essenciais, biotina, vitaminas e ferro, que contribuem para o bom desenvolvimento e crescimento das unhas fracas. “Uma fonte de proteína com aminoácidos sulfurados (principais componentes da lâmina ungueal), vitaminas e minerais ajuda as unhas a crescer mais fortes e resistentes”, destaca o médico.

A utilização de um fortalecedor na própria unha também é recomendável, principalmente composto com queratina, extrato de Panicum miliaceum e glicerina. O Dr. Juliano Carvalho ressalta que produtos dermocosméticos contribuem para a correta hidratação da lâmina ungueal, fundamental para a saúde das unhas. “Eles criam um filme sobre as unhas, oferecendo proteção. Além disso, fortalecem a lâmina devido à presença dos aminoácidos e biotina”, informa o especialista.

Dr. Juliano Carvalho recomenda que, durante a pandemia, manter as unhas curtas é o mais saudável. “Unhas longas facilitam acúmulo de sujeira e dificultam sua higienização. Sem contar que as unhas muito compridas favorecem o mecanismo de alavanca, facilitando o seu descolamento e o desenvolvimento de micoses”.

Dicas para o corte correto das unhas – O Dr. Juliano Augusto Ribeiro de Carvalho, dermatologista, especializado em Dermatologia Avançada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ressalta a importância de ter cuidado com o corte das unhas.

“Nos pés, o corte deve ser reto, para evitar que as unhas encravem. Já nas mãos, o melhor é que o corte seja arredondado, para que os cantos mais pontudos não fiquem enroscando em tecidos, facilitando a quebra e trauma nas unhas”.

Ele também explica que é fundamental que os materiais pessoais utilizados para o cuidado das unhas sejam sempre bem higienizados. No caso de ser itens utilizados em salões de beleza ou por profissionais, devem ser sempre esterilizados antes dos procedimentos.

A linha de Dermatologia da Biolab Farmacêutica conta com produtos que oferecem cuidado especializado para as unhas: Onicut® Cápsulas, suplemento nutricional com ativos selecionados para o fortalecimento das unhas, que atua de dentro para fora; e Onicut® Gel de uso tópico, com tripla ação agindo de fora para dentro.

Acompanhe as informações e dicas para manter unhas fortes e saudáveis pelo perfil do Instagram @onicut_unhas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sexta e Sábado
Bairros Cervejaria e Guatós recebem mutirão da dengue
Consumidor
Carne bovina deve ficar mais barata com suspensão das exportações para a China
Alerta
Aneel inicia processo para reajuste e Energisa pode cobrar R$ 463 milhões de consumidores em MS
Apoio
Bia Cavassa destina R$ 150 mil para projeto direcionado a população LGBTQIA+ de MS
Ronda Policial
Evadido é capturado com trouxinhas de pasta base no bairro Aeroporto
Últimos dias de Pesca Aberta
Operação Dia de Finados da PMA intensifica fiscalização à pesca predatória
Bombeiros
Queda de árvore danifica muro e telhado de casa no bairro Universitário
Segurança
Vereador busca informações sobre condições atuais do Arthur Marinho
Reconhecimento
Câmara de Corumbá homenageia servidores públicos pelo seu dia
Operação Hefesto
Novos focos de incêndio são identificados em pelo menos três regiões

Mais Lidas

Qualificação
Senac Corumbá abre inscrições para cursos nas áreas da informática, saúde e beleza
Apelo Popular
MPT-MS vai investigar assédio moral de gerente que humilha funcionário em Carrefour da Capital
Inicio do Defeso
Última semana para pesca nos rios de Mato Grosso do Sul
Formalização
Corumbá lança campanha de incentivo ao cadastro de profissionais do setor de turismo