Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Subsecretaria promove ações no Dia Internacional do Orgulho LGBT

28 junho 2019 - 08h33Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Essa sexta-feira, 28 de junho, é o Dia Internacional do Orgulho LGBT. Para marcar a data a Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (CENTRHO), vinculados à Secretaria Especial de Cidadania programaram uma série de atividades. O dia será marcado por várias ações afirmativas com o objetivo da promoção da igualdade social, orientações sobre os direitos de atendimento à saúde e sobre como requerer alteração do prenome junto ao cartório de Registro Civil.

De acordo com o Subsecretário de Políticas LGBT, Frank Rossatte, 24 unidades de atendimento à saúde e de assistência social serão visitadas em Campo Grande, entre Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde da Família, CRAS e CAPS. “Nosso objetivo é levar informação para a população e para os funcionários das unidades de saúde, eliminando a discriminação e o preconceito institucional e contribuindo para a redução das desigualdades”, explica.

Para a Secretária Especial de Cidadania, Luciana Azambuja, datas como esta devem ser uma oportunidade para a sociedade refletir sobre a importância de se assegurar os direitos do ser humano, independente da orientação sexual. “O Governo do Estado tem atuado na garantia e direitos da população LGBT, sendo que Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado do país a ter uma Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT. Queremos combater qualquer forma de preconceito e discriminação, unindo forças em torno de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária”.

As atividades serão realizadas em parceira com a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

“As ações de hoje representam o dia do Orgulho LGBT, o dia em que Stonewall Inn foi invadido, então a partir desse momento os LGBTs entenderam que eles não deveriam ficar mais ali naquele gueto e que ali eles eram menores e estavam enclausurados no espaço, então eles decidiram tomar as ruas. Respeitamos as outras pessoas e queremos ser respeitados também. E as ações aqui no Estado, faremos com que a população conheça e respeite os LGBTs, precisamos combater qualquer forma de discriminação de gênero”, finaliza.

?As 11h30 será realizada uma blitz educativa na Praça Ari Coelho, além de palestras no Curso de Capacitação para Agente Penitenciário Estadual, realizado na ESPEN MS – Escola Penitenciária do Mato Grosso do Sul. E encerrando as ações blitz informativa em boate LGBT.

Data

O Dia Internacional do Orgulho Gay é comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo. É também conhecido como Dia Internacional do Orgulho LGBT +.

O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.

O Dia do Orgulho LGBT foi criado em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, essa data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova Iorque aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.

A partir desse acontecimento, foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril