Menu
sábado, 24 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Subsecretaria promove ações no Dia Internacional do Orgulho LGBT

28 junho 2019 - 08h33Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Essa sexta-feira, 28 de junho, é o Dia Internacional do Orgulho LGBT. Para marcar a data a Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (CENTRHO), vinculados à Secretaria Especial de Cidadania programaram uma série de atividades. O dia será marcado por várias ações afirmativas com o objetivo da promoção da igualdade social, orientações sobre os direitos de atendimento à saúde e sobre como requerer alteração do prenome junto ao cartório de Registro Civil.

De acordo com o Subsecretário de Políticas LGBT, Frank Rossatte, 24 unidades de atendimento à saúde e de assistência social serão visitadas em Campo Grande, entre Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde da Família, CRAS e CAPS. “Nosso objetivo é levar informação para a população e para os funcionários das unidades de saúde, eliminando a discriminação e o preconceito institucional e contribuindo para a redução das desigualdades”, explica.

Para a Secretária Especial de Cidadania, Luciana Azambuja, datas como esta devem ser uma oportunidade para a sociedade refletir sobre a importância de se assegurar os direitos do ser humano, independente da orientação sexual. “O Governo do Estado tem atuado na garantia e direitos da população LGBT, sendo que Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado do país a ter uma Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT. Queremos combater qualquer forma de preconceito e discriminação, unindo forças em torno de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária”.

As atividades serão realizadas em parceira com a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

“As ações de hoje representam o dia do Orgulho LGBT, o dia em que Stonewall Inn foi invadido, então a partir desse momento os LGBTs entenderam que eles não deveriam ficar mais ali naquele gueto e que ali eles eram menores e estavam enclausurados no espaço, então eles decidiram tomar as ruas. Respeitamos as outras pessoas e queremos ser respeitados também. E as ações aqui no Estado, faremos com que a população conheça e respeite os LGBTs, precisamos combater qualquer forma de discriminação de gênero”, finaliza.

?As 11h30 será realizada uma blitz educativa na Praça Ari Coelho, além de palestras no Curso de Capacitação para Agente Penitenciário Estadual, realizado na ESPEN MS – Escola Penitenciária do Mato Grosso do Sul. E encerrando as ações blitz informativa em boate LGBT.

Data

O Dia Internacional do Orgulho Gay é comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo. É também conhecido como Dia Internacional do Orgulho LGBT +.

O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.

O Dia do Orgulho LGBT foi criado em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, essa data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova Iorque aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.

A partir desse acontecimento, foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada
Bombeiros
Incêndio urbano atinge vegetação em morraria com difícil acesso
Município
Decreto prorroga por mais 14 dias medidas para diminuir contaminação pela Covid-19
Decisão Popular
Servidores optaram por receber o 13° salário de forma integral em dezembro
Previsão
Sancionada LDO que prevê receita de R$ 18,47 bilhões para MS em 2022
Esperança
Taxa de contágio da Covid se mantém abaixo de 0,90 há uma semana em MS
Investigação
Caso Maria Stella Coimbra: jovem teria fotografado documento do suposto estuprador
Sem contrato
Santa Casa de Corumbá perde serviço de Urologia
Tempo
Final de semana continua com alerta para tempo seco em Mato Grosso do Sul
Facilidade
Saúde credencia laboratório e exames podem ser agendados na própria unidade de saúde

Mais Lidas

Sem contrato
Santa Casa de Corumbá perde serviço de Urologia
Investigação
Caso Maria Stella Coimbra: jovem teria fotografado documento do suposto estuprador
Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada
Município
Decreto prorroga por mais 14 dias medidas para diminuir contaminação pela Covid-19