Menu
sábado, 16 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

SPPM e UEMS assinam acordo de cooperação para projeto de extensão

19 junho 2021 - 10h30Assessoria de comunicação - Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), assinaram nesta sexta-feira (18), acordo de cooperação técnica com o objetivo de consolidar a parceria entre as partes na execução do projeto de extensão “Educação em Direitos Humanos das Mulheres”.

As oficinas, que inicialmente seriam ministradas apenas para gestoras municipais e profissionais da rede de enfrentamento à violência dos municípios que integram o programa MS Fronteiras, foi ampliado para atender outros municípios interessados, fazendo com que a informação chegue a um número maior de mulheres.“A parceria com a UEMS, para realização deste projeto de extensão vem fortalecer as ações estratégicas da SPPM, reforçando a mensagem de mulheres como sujeitos de direitos, partindo da premissa que conhecimento empodera e que precisamos conhecer nossos direitos para podermos exercê-los”, explica a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres Luciana Azambuja.

“O respeito aos direitos humanos das mulheres é essencial para a garantia da nossa cidadania, e falar sobre educação em direitos humanos envolvendo temas como liberdade de opinião e expressão, gênero e sexualidade, parto humanizado e participação das mulheres na política, abordando os direitos humanos das mulheres nas suas diferentes especificidades, como indígenas, negras, quilombolas, rurais, ribeirinhas, é olhar por todas as nossas cidadãs sul-mato-grossenses. Em uma segunda etapa do projeto, estão previstas viagens aos municípios, para ouvir essas mulheres em seus territórios de cidadania, ampliando o debate, conclui a Subsecretária.

As capacitações estão sob a coordenação da Professora Drª. Marinete Rodrigues da Unidade de Amambai da UEMS. "Para a UEMS é uma honra somar esforços junto à Secretaria de Cidadania e Cultura, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, no desenvolvimento desse projeto tão importante para a educação nos direitos da mulher em vários municípios do Estado. Fico muito feliz desse projeto estar sendo realizado junto ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com essa temática, com essa preocupação e tendo amplitude de atuar praticamente em todos os municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, a fim de capacitar os gestores públicos nesta temática tão importante do mundo atual. Nós ficamos felizes e toda nossa estrutura para trabalhar em oficinas, em desenvolvimento de material didático, nessa temática está à disposição para a sociedade sul-mato-grossense", pontua o Prof. Dr. Laércio de Carvalho, reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

O projeto que já está em execução terá como tema do próximo módulo:  Direitos Humanos das Mulheres Negras e Quilombolas, e será realizado nos dias 22 e 24 de junho.Na ocasião o Secretário de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso, secretaria a qual a SPPM é vinculada destacou. “Firmar parcerias para constituir ações multiplicadoras para propagar o conhecimento acerca dos direitos das mulheres é fundamental. Vivemos em um dos estados com os maiores índices de violência e a educação é uma ferramenta imprescindível para construirmos uma sociedade melhor para todos. Com certeza colheremos bons frutos dessas oficinas de formação.”

Acesse aqui o cronograma do Projeto de Extensão sobre Educação em Direitos Humanos das Mulheres.

Faça aqui sua inscrição.

Mais informações: [email protected]  e [email protected]

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Atualizações
Dois dos corpos encontrados no rio Paraguai são identificados
Inédito
Tempestade de areia: Energisa recebeu 4 mil chamados em Campo Grande
Dia Mundial da Alimentação
Em MS, 69% da população está com excesso de peso e 36% com obesidade
Ensino Superior
UEMS investe mais de R$ 13 milhões em bolsas e auxílios para estudantes
Transporte
Expresso Queiroz tem autorização suspensa por incapacidade de atender passageiro
Defesa Civil
Tempestade de poeira e vendaval causaram estragos em pelo menos sete nos municípios
Cidade em alerta
Ventos de 64 km/h destelharam 20 casas em Corumbá
Previsão Meteorológica
Tempo continua fechado com chance de mais chuva para grande parte do Estado
Tragédia
Naufrágio no Rio Paraguai fez sete vítimas; cinco corpos foram encontrados até o momento
Dia do Professor
Façanha destaca papel do professor no período pós-pandemia

Mais Lidas

Monitoramento
Defesa Civil alerta para chance de novos temporais
Estudo em andamento
Plano de transporte intermunicipal de MS vai passar por mudanças em 2022
Corumbá
Dupla é presa com 20 quilos de maconha
Reforço
Saúde de Corumbá e Ladário recebem mais de 500 equipamentos doados pela Vale