Com chuvas muito abaixo do previsto para o período, a estiagem e as temperaturas elevadas têm sido combustível para os incêndios florestais, de grandes proporções, recorrentes no Pantanal de Corumbá durante todo o mês de julho. A fumaça causada pelo fogo têm atingido a região urbana da cidade, agravando a qualidade do ar tão necessária nesse momento de pandemia do novo Coronavírus.
Desde o inicio da semana os Bombeiros, apoiados por agentes do PrevFogo do Ibama, tem percorrido o trajeto rumo a regiões de difícil acesso no Pantanal para combater focos incêndio. Até terça-feira (22), pelo menos 50 hectares da região do Itajiloma já haviam sido destruído.
Ontem, uma Força Tarefa com 22 homens dos Bombeiros de Corumbá, Jardim e Aquidauana, além de agentes do PrevFogo, divididos em quatro embarcações, combateram focos na região do Pássaro Preto, a aproximadamente 25 quilômetros do perímetro urbano de Corumbá.
O cenário encontrado é semelhante ao que vemos nos livros de Geografia, quando se fala das secas do nordeste brasileiro. Onde, no mesmo período do ano passado se via área submerssa pelo Rio Paraguai, foi enconttrado um solo castigado, extremamente seco e com rachaduras provocadas pelo sol e falta de água. O trabalho de combate e controle das chamas foi realizado simultaneamente pelas equipes distribuídas.

Sobrevoo na área atingida garantiu imagens importantíssimas para traçar estratégias mais eficazes, até o momento, as ações eram planejadas com base em imagens capturadas por drone. A Força Tarefa continua nesta quinta-feira (23), quando segundo os Bombeiros será analisado novas frentes de trabalho.
No começo do mês
Mais de 20 mil hectares de mata nativa do Pantanal foram destruídos pelo fogo no começo do mês de Julho. As chamas ameaçaram ribeiros e quase atingiu a única escola rural da região, em Jatobazinho. Foram dias de tensão e criação de aseiros para proteger a escola até que finalmente os Bombeiros, o Ibama, fazendeiross e funcionários da escola conseguiram controlar as chamas.
Queimadas
Corumbá é líder do ranking de municípios brasileiros com maior número de focos de queimadas no país. Somente nos primeiros sete meses deste ano, a cidade já registrou 2.370 focos de calor. Estatisticamente, Corumbá tem 46,8% do total de queimadas do país. Até o dia 22 de julho, o município registrou 597 focos de queimadas. Somente nos últimos dois dias foram152 focos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Exército recupera caminhonete furtada e apreende 4,8 mil litros de diesel contrabandeados

"Cia de Dança do Pantanal em Casa" acontece no início de dezembro, em Corumbá
CAC vai funcionar das 7h30 às 17 horas nesta terça-feira, dia 28 de novembro

Empregador prestará contas sobre igualdade salarial

Estudantes de Ladário apresentam produtos feitos em sala de aula para a comunidade

Corumbá realiza 16 "Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres"

Projeto de recuperação no Pantanal com 25 mil mudas soma esforços em ações de conservação

Taylor Swift recebe família de Ana Clara no camarim em último show no Brasil

Caminhonetes na expedição da Rota Bioceânica atolam no Paraguai
