Menu
domingo, 24 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Solicitada na Câmara, implantação de leito CTI-Covid pediátrico na Santa Casa

01 junho 2021 - 09h56ASCOM

A viabilização de pelo menos um leito CTI-Covid destinado ao atendimento pediátrico, foi o pedido feito na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 31, da Câmara Municipal, pelos vereadores Chicão Vianna.

A solicitação foi feita por meio de indicação assinada pelos dois vereadores, e direcionada ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite, como forma de preparar o maior hospital da região para atender casos de Covid – 19 em crianças.

Os vereadores explicaram que “essa nova onda de contaminação está assolando a nossa sociedade e já há casos de crianças contaminadas que vieram a óbito em decorrência da Covid, em nosso Estado. Por isso é necessário que nossa saúde pública esteja preparada para lidar com casos graves pediátricos, disponibilizando pelo menos um leito especializado para esta demanda, como forma de evitar que o setor seja surpreendido por novas variantes do vírus, por exemplo, que venham afetar o público infantil”.

MEDICAMENTOS

Em outra indicação, Chicão e Qualhada reivindicaram junto ao titular da pasta de Saúde, a disponibilização de complexos vitamínicos como Zinco, Vitamina C, Magnésio e Vitamina D, visando o fortalecimento do sistema imunológico das pessoas, mesmo para aquelas sem diagnóstico confirmado para Covid – 19.

Explicaram que a disponibilização dos medicamentos seria de grande valia, já que os complexos auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, fator determinante na recuperação dos pacientes infectados pelo coronavírus.

“Como não há contraindicação do uso desses complexos vitamínicos, pode haver a distribuição pelo Poder Público Municipal, de maneira planejada, visando o fortalecimento do sistema imunológico da população, enquanto a vacinação não alcança 100% da população corumbaense”, justificaram.

MAIS LEITOS

Por outro lado, o vereador Chicão Vianna apresentou uma indicação direcionada ao prefeito Marcelo Iunes, para que, por meio da pasta competente, busque junto ao Ministério da Saúde, a habilitação de mais 10 leitos destinados ao tratamento intensivo contra a Covid - 19 em Corumbá. “Nossa saúde está à beira de um colapso, e é mais do que necessário o maior número possível de leitos disponíveis para o atendimento aos pacientes graves”, ressaltou.

FEBRE AFTOSA

Já à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, com cópias aos secretários de Estado de Governo e Gestão Estratégica; de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, e ao diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, o vereador pediu a antecipação para o biênio 2021-2022, da retirada da vacinação contra a febre aftosa contida no Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, no Município de Corumbá, tendo em vista que, a antecipação que ocorreria no biênio passado, foi adiada.

O vereador explicou que Corumbá possui o maior rebanho bovino do Estado, e a retirada da vacinação seria um marco histórico para a produção sul-mato-grossense; “Isso nos incluiria no seleto grupo dos municípios que já retiraram a vacinação contra a aftosa, contribuindo grandemente para o desenvolvimento econômico da região”.

FERROVIA

Chicão está buscando também a construção de uma ferrovia interligando as cidades de Corumbá a Cuiabá, o que possibilitaria a ligação das duas capitais do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, pela estrada de ferro, passando pela Cidade Branca.

“Isso traria inimagináveis benefícios ao desenvolvimento econômico da região centro-oeste por meio dessa conexão logística entre importantes cidades do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso”, observou. O pedido foi direcionado ao Ministério de Infraestrutura e à direção da Rumo Malha Oeste S.A.

ILUMINAÇAO PÚBLICA

Ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, Chicão está pleiteando serviços de manutenção do sistema de iluminação pública da Rua Minas Gerais, entre as ruas Tenente Melquíades de Jesus e Barão de Melgaço, no Bairro Cristo Redentor. Conforme o vereador, moradores informaram que existem lâmpadas queimadas, bem como trechos que não contam com postes de iluminação pública, havendo necessidade de implantação de novos pontos e manutenção dos deteriorados, para garantir maior segurança aos moradores e pessoas que trafegam pela região, bem como aos condutores de veículos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flagrante
Dois turistas são multados em R$ 1,8 mil por pesca predatória no rio Miranda
Alerta
Últimos dias para inscrições em editais da Funarte
Imunização
Quem pode se vacinar contra Covid neste fim de semana
1 hora a menos
Agepan defende o retorno do horário de verão para economia de energia em MS
74 vagas
Concurso público da Sanesul recebe inscrições até 11 de novembro
Boletim Epidemiológico
MS volta a registrar mortes por Covid-19
Orientação
O que fazer para prevenir problemas durante e após temporais
CNH MS Social
Programa de habilitação gratuita já tramita na Assembleia Legislativa
Tempo
Chuva ganha força a partir deste sábado e pode trazer nova tempestade para MS
Precaução
Tradicional Procissão Fluvial é cancelada devido previsão de mal tempo

Mais Lidas

Causa não definida
Motorista de ônibus fretado com 42 passageiros perde o controle e colide na mureta da ponte
Dom Bosco
Homem baleado pede socorro em escola, mas não resiste e morre
Desdobramento
Embarcação que naufragou e fez sete vítimas no rio Paraguai não era de transporte turístico
Boletim Epidemiológico
MS volta a registrar mortes por Covid-19