Menu
segunda, 12 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
MOBILE - Ambiental MS Pantanal - Aegea
Geral

Solenidade marca 152 anos da Batalha do Riachuelo

10 junho 2017 - 08h15Gesiane Medeiros

A solenidade cívico-militar em comemoração aos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo realizada na manhã desta sexta-feira (9), aconteceu mesmo com o mau tempo e embaixo de muito frio, em frente ao Pórtico do 6° Distrito Naval, em Ladário. A cerimônia durou 45 minutos e contou com leituras da Ordem do Dia do comandante da Marinha, almirante de Esquadra, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e mensagem do presidente da República. Também houve a imposição da condecoração da Ordem do Mérito Naval para quatro militares do Comando do 6° Distrito Naval.

Comandante do 6° Distrito Naval, o contra-almirante Luiz Octávio Barros Coutinho destacou a importância da vitória da Marinha na Batalha Naval do Riachuelo. “A linha de suprimento dos paraguaios foi interrompida pela vitória brasileira. Isso ocasionou com que o fluxo logístico para o Paraguai fosse interrompido e, a partir desse momento, a situação da guerra se inverteu e passamos a ser protagonistas. Trouxe reflexos na região toda de Corumbá e do Pantanal. Conseguimos”, afirmou.

Na ordem do dia do comandante da Marinha, lida durante a cerimônia militar, o almirante de esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira ressaltou a atitude dos militares que lutaram na Batalha do Riachuelo. “No dia em que celebramos a Data Magna da Marinha, prestamos uma homenagem àqueles indomáveis marinheiros e soldados embarcados, os quais nos deixaram exemplos de tenacidade e patriotismo. Ao cultivarmos seus grandes feitos, sejamos estimulados a enfrentar as dificuldades do presente com a mesma coragem e determinação. O legado do Almirante Barroso nos ensina que, diante de condições extremamente adversas, não podemos perder a serenidade e a esperança”.

Numa referência à situação atual do país, a mensagem enfatizou que a crise enfrentada não é “maior” que os brasileiros. “Hoje, assistimos ao país ser assolado por crise profunda e multifacetada. E, assim como na tempestade os mares em fúria trazem perigo ao navio, ela ameaça destruir o sonho de grande Nação que podemos e devemos alimentar. No entanto, por mais grave que se apresente, a crise nunca será mais forte nem maior do que nós brasileiros”.

Batalha Naval do Riachuelo

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada um dos maiores triunfos da História das Forças Armadas do Brasil. A sua deflagração tem a ver com a Guerra contra o Paraguai, onde o Brasil juntava forças com a Argentina e o Uruguai. O conflito, ocorrido entre 1864 e 1870, foi resultado de uma série de disputas políticas envolvendo as nações que trafegavam na região do rio da Prata. O início da guerra só tomou forma mediante o ambicioso projeto expansionista do governo paraguaio.

O conflito naval acontecido no Rio Riachuelo foi considerado de suma importância para a vitória da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) frente às forças paraguaias. Na época, os navios da força brasileira não tinham instalações apropriadas para a navegação fluvial, o que ameaçava a perda de uma embarcação devido o encalhamento. Além disso, as embarcações eram feitas todas de madeira, o que oferecia grande risco frente a qualquer artilharia terrestre.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Corumbá

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Novas variantes P1 e P2 em circulação no MS tem maiores índices de contaminação
POLICIAL
Homem é preso por violência doméstica no bairro Maria Leite
GERAL
Sindicato Rural de Corumbá contesta o relatório dos incêndios no Pantanal do MP
SAÚDE
Corumbá inicia a primeira etapa e vacinação contra Influenza
GERAL
Alterações no Código Brasileiro de Trânsito começam a valer
FECHAMENTO DA FRONTEIRA
Comerciantes amanhecem com protesto na Fronteira Brasil-Bolívia
GERAL
Receita adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda
MUDANÇAS NO CTB
Agora, crianças com até dez anos dependem de altura para uso de cadeirinha
GERAL
Carro sai da pista na BR 262 e passageiro fica ferido
GERAL
Acidente deixa condutor de moto ferido no Popular Velha

Mais Lidas

POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus