Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Solenidade marca 152 anos da Batalha do Riachuelo

10 junho 2017 - 08h15Gesiane Medeiros

A solenidade cívico-militar em comemoração aos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo realizada na manhã desta sexta-feira (9), aconteceu mesmo com o mau tempo e embaixo de muito frio, em frente ao Pórtico do 6° Distrito Naval, em Ladário. A cerimônia durou 45 minutos e contou com leituras da Ordem do Dia do comandante da Marinha, almirante de Esquadra, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e mensagem do presidente da República. Também houve a imposição da condecoração da Ordem do Mérito Naval para quatro militares do Comando do 6° Distrito Naval.

Comandante do 6° Distrito Naval, o contra-almirante Luiz Octávio Barros Coutinho destacou a importância da vitória da Marinha na Batalha Naval do Riachuelo. “A linha de suprimento dos paraguaios foi interrompida pela vitória brasileira. Isso ocasionou com que o fluxo logístico para o Paraguai fosse interrompido e, a partir desse momento, a situação da guerra se inverteu e passamos a ser protagonistas. Trouxe reflexos na região toda de Corumbá e do Pantanal. Conseguimos”, afirmou.

Na ordem do dia do comandante da Marinha, lida durante a cerimônia militar, o almirante de esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira ressaltou a atitude dos militares que lutaram na Batalha do Riachuelo. “No dia em que celebramos a Data Magna da Marinha, prestamos uma homenagem àqueles indomáveis marinheiros e soldados embarcados, os quais nos deixaram exemplos de tenacidade e patriotismo. Ao cultivarmos seus grandes feitos, sejamos estimulados a enfrentar as dificuldades do presente com a mesma coragem e determinação. O legado do Almirante Barroso nos ensina que, diante de condições extremamente adversas, não podemos perder a serenidade e a esperança”.

Numa referência à situação atual do país, a mensagem enfatizou que a crise enfrentada não é “maior” que os brasileiros. “Hoje, assistimos ao país ser assolado por crise profunda e multifacetada. E, assim como na tempestade os mares em fúria trazem perigo ao navio, ela ameaça destruir o sonho de grande Nação que podemos e devemos alimentar. No entanto, por mais grave que se apresente, a crise nunca será mais forte nem maior do que nós brasileiros”.

Batalha Naval do Riachuelo

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada um dos maiores triunfos da História das Forças Armadas do Brasil. A sua deflagração tem a ver com a Guerra contra o Paraguai, onde o Brasil juntava forças com a Argentina e o Uruguai. O conflito, ocorrido entre 1864 e 1870, foi resultado de uma série de disputas políticas envolvendo as nações que trafegavam na região do rio da Prata. O início da guerra só tomou forma mediante o ambicioso projeto expansionista do governo paraguaio.

O conflito naval acontecido no Rio Riachuelo foi considerado de suma importância para a vitória da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) frente às forças paraguaias. Na época, os navios da força brasileira não tinham instalações apropriadas para a navegação fluvial, o que ameaçava a perda de uma embarcação devido o encalhamento. Além disso, as embarcações eram feitas todas de madeira, o que oferecia grande risco frente a qualquer artilharia terrestre.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Corumbá

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal