Menu
segunda, 26 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Síndrome rara pode atingir jovens e crianças com Covid-19

24 fevereiro 2021 - 08h27Portal do Governo de MS

As principais informações que temos sobre a covid-19 revelam que a doença, entre os mais jovens, muitas vezes é assintomática ou tem poucos sintomas. Além disso, os óbitos são menos frequentes. Entretanto, o que pouco se relata é que este grupo etário corre risco de desenvolver uma síndrome rara, chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, a SIM-P.

De acordo com os dados do Painel Mais Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde, do Governo do Estado, entre 0 e 19 anos, idades que correm o risco de desenvolver a síndrome, 70.873 testes para a covid-19 foram realizados, deste total, 18.090 foram confirmados, 17.264 foram recuperados e sete jovens vieram a óbitos por Covid-19.

Segundo a gerente Técnica de Influenza e Doenças Respiratórias da SES, Lívia de Mello Maziero, o Estado registrou cinco casos suspeitos da SIM-P, sendo que destes quatro já foram descartados e um continua suspeito. “Todos os pacientes dessa faixa etária, que se enquadram nos critérios de definição de caso de SIM-P preconizados pelo Ministério da Saúde são investigados. Analisamos caso a caso, discutimos com a equipe de infectologistas de referência da SES, assim como enviamos os dados semanalmente para conhecimento do Ministério da Saúde”.

Mesmo sem casos confirmados, Lívia alerta para os sintomas: “febre persistente acompanhada de um conjunto de sintomas que podem incluir hipotensão, comprometimento de múltiplos órgãos e elevados marcadores inflamatórios”.

Por isso, segundo Lívia, é importante, independente da faixa etária, é recomendado que se mantenham as medidas de biossegurança para evitar a expansão dos vírus, como distanciamento social, o uso de máscara de proteção e o uso constante do álcool em gel.

Os casos suspeitos de SIM-P devem ser notificados ao Ministério da Saúde, de forma universal, isto é, por qualquer serviço de saúde ou pela autoridade sanitária local ao identificar indivíduo que preencha a definição de caso. A notificação individual da SIM-P não deverá ser restrita às unidades de saúde com Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) instalado, entretanto, naquelas onde há NHE instalado, este deverá participar das atividades relacionadas à notificação. Mais informações sobre o assunto estão no site oficial - https://is.gd/simpcovid.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imunização
Quem pode se vacinar nesta segunda (26)
Operação Hefesto
Incêndio atinge linha férrea sobre o Rio Paraguai
Economia
Prefeitura reúne meios de hospedagem para sensibilização turística e uso do QR Code 
Plantão
Incêndio atinge aterro sanitário de Corumbá
Suspeito
Governo prorroga contrato com empresa investigada por pagar propina a filho de Reinaldo
Tráfico de Drogas
Mala com 14 quilos de pasta base é encontrada na rodoviária de Corumbá
Pedrada
Briga de família termina com mãe ferida e filho preso
Polícia Militar
Homem denuncia filho foragido
Alerta Infectologista
Vacinados contra Covid-19 devem aguardar 48 horas para ingerir bebida alcoólica
Oportunidade
Inscrições para estágio na Justiça Federal terminam nesta terça (27)

Mais Lidas

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo