Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Síndrome pós-Covid: saiba o que é, quais os principais sintomas e tratamentos

Especialista da Unimed CG fala sobre o assunto

20 fevereiro 2021 - 09h09Da Redação

Dores de cabeça constante, dor no tórax, lapsos de memória e cansaço com pequenos esforços são alguns dos resquícios que a Covid-19 pode deixar em quem já foi curado da doença. A Síndrome pós-Covid, como é chamada, pode ser tratada e o paciente deve buscar ajuda médica.  

 Pneumologista da Unimed Campo Grande, Dr. Ronaldo Perches Queiroz estuda sobre o assunto e explica o que é, quais são os tratamentos e os sintomas mais comuns.  

 O que é Síndrome pós-Covid? 

O especialista relata que “é o conjunto de sintomas que os pacientes que venceram a Covid-19 apresentam por dias, semanas e até meses após terem superado a doença”. 

O que ocasiona a síndrome pós-Covid? 

Conforme informações do médico, ocorre por dois motivos principais. O primeiro e mais importante é que o novo coronavírus provoca no organismo um grande processo inflamatório. Nesse caso, o vírus se replica e atinge todos os órgãos, liberando substâncias inflamatórias, chamadas “tempestades de citocinas” que, quando chega aos pulmões de modo intenso, causa queda de saturação do oxigênio, levando o paciente à internação, à necessidade do uso de cateter de oxigênio, máscara e nos casos muito graves, de intubação e tratamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para receber ventilação mecânica.  


O outro motivo é que essa inflamação também provoca alteração na coagulação sanguínea, gerando pequenas tromboses ou micro trombos no sistema circulatório, podendo provocar lesões em vários órgãos.   


Em resumo, o novo coronavírus provoca uma grande inflamação em todos os órgãos e, mesmo após os 14 dias (tempo médio de duração da doença), o organismo ainda tem uma reposta inflamatória muito intensa, que dura, em média 90 dias.  

 Quais são as sequelas mais comuns da Síndrome pós-Covid? 

- Dor de cabeça constante 

- Alterações cognitivas 

- Dificuldade de raciocínio 

- Perda de concentração  

- Lapsos de memória  

- Depressão 

- Comprometimento psicológico  

- Fadiga extrema 

- Dores por todo o corpo e nas articulações. 

Quais os sintomas mais graves? 

- Falta de ar 

- Dor no tórax 

- Dificuldade para respirar 

- Cansaço com pequenos esforços  

Protocolos  

“O paciente, logo após a primeira semana de alta da Covid-19, seja a doença manifestada de forma leve, moderada ou grave, deve buscar um pneumologista para que exames sejam realizados, como tomografia computadorizada de tórax, avaliação da função pulmonar, exames laboratoriais específicos, exames do coração e ultrassonografia de abdômen total e, desta forma, averiguar se alguma sequela ficou. Os exames são feitos com uma periodicidade, sendo realizados até um ano após a cura da doença” informa o médico. 


O pneumologista ainda ressalta que “essa é uma sugestão de protocolo. Ainda são poucas as propostas na literatura internacional”.   

Tratamentos 

“Os tratamentos são multidisciplinares. Para o paciente que ficou com perda de olfato e paladar, o acompanhamento deve ser feito por um médico otorrinolaringologista, os que têm depressão precisam de apoio psiquiátrico e psicológico. Já os que tiverem problemas neurológicos e dores em todo corpo (neuromusculares) um neurologista ajudará muito”, pontua o especialista.  


Dr. Ronaldo diz que a fisioterapia respiratória e motora também tem um importante papel na recuperação do paciente, assim como os tratamentos prescritos por fonoaudiólogos e médicos de outras especialidades, mas destaca: “cada especialidade médica vem desenvolvendo tratamentos para minimizar os problemas da Síndrome pós-Covid, entretanto, como a principal sequela é o sistema respiratório, nos pulmões, o acompanhamento deve ser feito com um pneumologista. O processo inflamatório pulmonar é o mais grave, pois é muito extenso e ele precisa em média de 90 dias para regredir após a cura da Covid-19”, finaliza.   

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo