Menu
quinta, 05 de agosto de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Maio
Geral

Sindivest/MS e Senai Empresa oferecem capacitação para profissionais da área do vestuário

12 março 2021 - 09h31Da Redação

Mão de obra qualificada é um dos principais desafios em qualquer setor produtivo atualmente. Encontrar um profissional atento as novidades do mercado, que saiba ser produtivo e resolver com agilidade as demandas do negócio e otimizar os resultados é o grande objetivo independente do segmento de atuação. Pensando nisso, e de olho no aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham na indústria do vestuário e têxtil do estado, o Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul) e o Senai Empresa, por meio do CTV (Centro Tecnológico do Vestuário), com parceria do Sebrae, formularam cursos com os principais temas que atendem o segmento no momento.

Utilizando da expertise do CTV (Centro Tecnológico do Vestuário), que atua desde 2004 atendendo as necessidades das empresas do setor do vestuário, são oferecidos mecanismos para acelerar a modernização e aumentar a eficiência das empresas por meio da oferta de serviços focados em novas tecnologias, melhorando processos, agregando valor e, desta forma, contribuindo para o fortalecimento e uma maior competitividade.

Na avaliação do presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, é fundamental conhecer as demandas das industrias e que o sindicato sempre faz esse levantamento para saber onde estão as principais necessidades de quem produz. “Essa parceria do Sindivest/MS com o Senai empresa tem justamente o objetivo de melhorar o resultado das indústrias, atendendo as áreas de maior dificuldade do segmento hoje”, salientou.

As formações duram duas semanas. São quatro cursos que vão da área de produção até o impulsionamento do produto no mercado. O diretor do Senai Empresa, Thales Maurício Fernandes Saad, explicou que os cursos têm conteúdos estratégicos que envolvem o dia a dia dos colaboradores. “A capacitação traz as principais novidades e soluções tecnológicas do mercado para as indústrias, é uma excelente oportunidade para se atualizar”, reforçou.

No curso de “Marketing digital para a indústria do vestuário”, os profissionais vão aprender sobre técnicas de fotografia, e-commerce, como impulsionar o produto na internet entre outros assuntos atuais. Já o curso de “Modelagem Industrial” traz técnicas de moldes, como tirar medidas, fazer ficha técnica e até como fazer a seleção de materiais. No curso de “Planejamento e controle de produção”, serão ministradas estratégias para desenvolver o planejamento, estoque, balanço, processo de produção entre outras ferramentas importantes de planejamento. E por último, o curso de “Modelagem digital CAD Audaces” traz as novidades do sistema para desenvolver modelagem, encaixe, plotagem e otimizar os resultados.

Experiência dos empresários

Para a empresária Terezinha Mendonça, proprietária da Iris Compressiva em Campo Grande, que fez a primeira qualificação no CTV em 2008, a capacitação foi essencial para a otimização dos serviços na empresa. “Meu principal produto é o pós-operatório, para ter precisão na modelagem uso as ferramentas adquiridas através do CTV, assim tenho um padrão nos nossos modelos”, comentou.

Já a empresária Andressa Bispo, da loja Andressa biquínis, destacou que a parceria foi um divisor de águas no negócio, especialmente no último ano. “Meus produtos eram de fora, depois da consultoria eu comecei minha própria produção, em 2019 comecei a confeccionar os biquínis, contatamos apenas uma costureira e em pouco tempo vimos o negócio crescer, com a qualificação hoje tenho total controle do que produzimos, investimos e lucramos. Minha empresa ganhou um processo muito mais profissionalizado e isso fez toda diferença nos meus resultados”, relatou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fiscalização
Vereador solicita inclusão de Corumbá na CPI da Energisa na Assembleia
Calendário
Pré-selecionados do Fies têm até sexta-feira para complementar inscrição
Arte Popular
Jardim do Artesanato expõe e comercializa trabalhos de artesões da cidade
Destaque Nacional
MS atinge 80% da população adulta vacinada
Assistência Social
Povo das águas encerra com 180 famílias atendidas do Taquari
Melhorias
Vereador solicita pavimentação da Rua Edu Rocha, no Guaicurus
De volta!
Câmara de Corumbá adota medidas mais flexíveis e retoma atendimento presencial
Como fica?
Universidades de MS devem manter aulas presenciais suspensas até o fim do ano
Olímpiadas
Rebeca Andrade será porta-bandeira do Brasil no encerramento
Calendário
Inscrições para o Incentiva+MS Turismo termina neste fim de semana

Mais Lidas

Como fica?
Universidades de MS devem manter aulas presenciais suspensas até o fim do ano
De volta!
Câmara de Corumbá adota medidas mais flexíveis e retoma atendimento presencial
Arte Popular
Jardim do Artesanato expõe e comercializa trabalhos de artesões da cidade
Fiscalização
Vereador solicita inclusão de Corumbá na CPI da Energisa na Assembleia