Menu
sexta, 13 de dezembro de 2024
Câmara de Corumbá - Fim de Ano 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Simone Tebet e Bosco Martins lançam livros em Brasília e ministra destaca "esquina da sensibilidade"

28 novembro 2024 - 16h07Assessoria

A literatura de MS foi  destaque no Distrito Federal com os livros  “O voo das Borboletas”, da ministra Simone Tebet e “Diálogos do Ócio”, do jornalista e escritor Bosco Martins.

“Poesia e mulher se encontram na esquina da sensibilidade”. A frase  dita pela  ministra do Planejamento Simone Tebet  ao entregar um  exemplar da sua autobiografia ao jornalista e escritor Bosco Martins.
A analogia se deu durante a troca de autógrafos no lançamento  de seu  livro  onde o  autor de  “Diálogos do Ócio”, já havia lançado, a biografia-reportagem em que  relata acontecimentos e confidências em  décadas de amizade com o poeta Manoel de Barros.  O lançamento o "Voo das Borboletas,"  autobiografia-romance  traz a inspiradora história de Simone Tebet e  aconteceu também  na  quarta-feira (27) na Biblioteca do Senado Federal. 

Na dedicatória ao colega escritor, Simone Tebet escreve: “Bosco, não é coincidência lançarmos livros no mesmo dia em Brasília. Você, sobre nosso poeta pantaneiro. Eu, sobre as mulheres. Poesia e mulher se encontram na mesma esquina da sensibilidade. Manoel é do “barro”, dos lobos, das formigas. Eu, falo de borboletas. Abraços!” Os dois eventos  foram  bastante prestigiado por políticos e  parlamentares do MDB, partido da ministra, como o presidente da legenda, o deputado Baleia Rossi (SP); a ex-governadora e deputada Roseana Sarney (MA); o ex-senador Romero Jucá (RR); e o senador Alessandro Vieira (SE).

Também cumprimentaram a ministra o futuro presidente do Banco Central e diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo; o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn; o ministro da Educação, Camilo Santana, a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck; e a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo.

O livro Diálogos do Ócio de Bosco Martins foi lançado na Livraria da Travessa. Foto: Divulgação

O outro lançamento do livro de Bosco Martins,  Diálogos do Ócio aconteceu  na  Livraria Da Travessa no Shopping Casa Park  com muitos fãs, admiradores do poeta e políticos, entre eles os deputados Beto Pereira e Geraldo Resende, Senador Nelsinho Trad, prefeitos do interior, além de estudantes  e professores interessados na obra de Manoel.

Ainda passaram por lá escritores, como o jornalista Rubens Valente, premiado autor de reportagens documentais, o documentárista Sionei Leão e os poetas e renomados  autores  brasilienses Nicolas Behr e Salomão de Souza. O  casal Franca Vilarinho-Jean Freançois Cleaver, também presente,  Franca é jornalista e fotógrafa e junto com o marido foi aos dois lançamentos na Biblioteca e Na Livraria da  Travessa.  Jean é tradutor do Senado e foi um dos responsáveis pela transposição do texto da Constituição brasileira de 1988 para o idioma francês. Destacou-se ainda pela participação no documentário de Maria Maia sobre Lévi-Strauss, "Saudades do Brasil", produzido pela TV Senado.

Ao lado de Simone Tebet, Bosco Martins também destacou a similaridade da poesia com a sensibilidade feminina.

 “Borboletas tem tudo a ver com a de Manoel de Barros, sua percepção e significância das miudezas, um ser letral e humano. De onde está, certamente está celebrando esse momento de afirmação da sensibilidade feminina como um dos elementos da criação poética, a Ministra  Simone esta de parabéns”. 

Em o Voo das Borboletas, Simone Tebet revela sua fascinante trajetória, marcada por desafios e superação. Com uma escrita apaixonada, Simone Tebet não apenas compartilha suas experiências, mas oferece um verdadeiro guia de inspiração para as mulheres que sonham em transformar suas próprias realidades. O livro, mais que uma biografia, é um convite à ação, leitura essencial para quem busca vencer e fazer a diferença.

O Voo das Borboletas de Simone Tebet conta a trajetória da política. Foto: Divulgação

Repercussão

Os dois eventos literários sul-mato-grossense movimentaram a cena cultural de Brasília.  “Diálogos do Ócio” revela a intimidade e o processo criativo do escritor através da amizade com o jornalista Bosco Martins.  Com 400 páginas, Diálogos do Ócio é mais do que uma biografia convencional; é uma imersão na intimidade de Manoel de Barros. Prefaciado por José Hamilton Ribeiro, considerado o repórter do século,  e com contribuições de outros estudiosos, como Gustavo de Castro e familiares do poeta,
 o livro explora o relacionamento de Manoel com o autor. 

Ao longo da obra, Martins compartilha confidências e histórias que mostram um lado pouco conhecido do escritor, famoso por sua vida reservada e avessa à exposição pública.

A relação de amizade entre os dois começou nos anos 1980 e se consolidou com o tempo, trazendo à tona aspectos do processo criativo do poeta, suas influências e o modo como ele enxergava o mundo.
A obra também traz o “Abecedário Manoelês”, um conjunto de neologismos criados pelo poeta e com mais de dois mil verbetes que reflete ainda mais sua forma única de olhar e expressar o mundo.

Para Bosco Martins, o livro é uma maneira de aproximar o público do homem erudito mas que valorizava o simples.  Por trás do grande poeta, revela-se  um lado mais humano de Manoel de Barros, muitas vezes escondido pela figura pública. O lançamento de Diálogos do Ócio não é apenas uma celebração da obra de Manoel de Barros, mas também uma oportunidade para os leitores se conectarem com a essência de um dos maiores poetas brasileiros, cuja produção literária continua a encantar gerações.

O lançamento "Diálogos do Ócio" e o "Voo das Borboletas" em Brasília ocorreram  em dois momentos distintos. O livro da Ministra foi lançado dia 27 às 18h na Biblioteca do Senado Federal e o Diálogos do Ócio ás 1930h na Livraria da Travessa do St Park Sul Guará.  Na  terça-feira dia 26 às 18:30, em ato de homenagem ao poeta promovido pelo Senador Nelsinho Trad (PSD/MS),  Martins lançou  seu livro também na Biblioteca do Senado Federal, Praça dos Três Poderes.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Inétido
Parceria da Agems e Polícia Federal vai reforçar fiscalização contra transporte ilegal em MS
Incentivo
Famílias de Corumbá começam a receber recursos do Fomento Rural
"Onde está você Leoncime?"
Bloco Sem Limite na Folia lança enredo 2025 neste domingo, 15
Utilidade Pública
Bairros de Ladário podem ficar sem água nesta sexta-feira, 13
Prazo final
Último dia para garantir o desconto de 10% no pagamento à vista da TRS 2024
Contrato Assinado
Consórcio vencedor da PPP de iluminação pública inicia operações em até 120 dias
Economia Local
13º salário já está disponível para todos os servidores da Prefeitura de Corumbá
Espírito Natalino
Após presentear crianças no Moinho, Papai Noel segue para o Porto da Manga
Utilidade Pública
Mais de 10 bairros de Corumbá podem ficar sem água nesta sexta-feira, 13
Tramitação
Senado aprova regulamentação da reforma tributária

Mais Lidas

Desdobramentos
Comissionado que denunciou Munir ganha R$ 12 mil em Ladário
Oportunidade
Senai oferece 1.640 vagas para cursos técnicos em Mato Grosso do Sul
Em debate
Deputados defendem pagamento de adicional para Policiais de fronteira
Presente
Moinho Cultural ganha vídeo institucional em comemoração às duas décadas de história