Menu
domingo, 26 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Sessão Solene marca início do Ano Legislativo em Corumbá

16 fevereiro 2021 - 09h43ASCOM Câmara Municipal de Corumbá

Sessão Solene realizada no final da tarde de ontem, segunda-feira, 15, marcou o início do Ano Legislativo em Corumbá. O ato ocorreu no Plenário “Dr. Léo de Medeiros Guimarães”, com as presenças dos 15 vereadores eleitos em novembro passado; do prefeito municipal Marcelo Iunes, e da deputada federal Bia Cavassa. O deputado estadual Evander Vendramini, devido a agenda assumida anteriormente, fora do Município, não pode estar presente.

A sessão foi presidida pelo presidente do Poder Legislativo corumbaense, vereador Roberto Gomes Façanha (PSDB), e contou com as presenças de todos os demais pares da Casa de Leis: Manoel Rodrigues (Republicanos), primeiro vice-presidente; Yussef Salla (PDT), segundo vice-presidente; Elinho Moreira (PTB), primeiro secretário; Samyr Sadeq Ramunieh (PTB), segundo secretário; Ubiratan Canhete de Campos Filho – Bira (PSDB); Chicão Vianna (PSD); Raquel Bryk (PP); Alexandre Vasconcellos (PSDB); Luciano Costa (PSDB); Allex Della (Republicanos); Gaúcho da Pró-Art (PP); Genilson José (PODE); Daniel Brambilla (PSL), e Nelsinho Dib (MDB).

Meta a seguir

O prefeito Marcelo Iunes, durante a sessão, destacou que tem uma meta a cumprir nos próximos quatro anos: atuar de forma constante no sentido de fomentar a economia local, gerando emprego e renda para a população corumbaense.

Para que isso ocorra, é de suma importância que dois projetos se tornem realidade n região: a implantação da termoelétrica, com um ramal do gás boliviano exclusivo para atender essa demanda, e a recuperação e reativação da malha ferroviária que, além de gerar emprego, será fundamental para escoação da produção, principalmente dos produtos minerais.

Em relação à térmica, empreendimento extremamente necessário para produção de energia, Marcelo informou que existe um projeto em andamento que vem sendo desenvolvido por um grupo empresarial, e que prevê a compra direto do gás boliviano, o que vai fomentar a industrialização do Município.

Já sobre a malha ferroviária, destacou que o grande parceiro de Corumbá é o governador Reinaldo Azambuja que está à frente desse processo, para atender com segurança, o transporte dos produtos locais, especialmente o minério. “Tudo isso vai gerar mais emprego e renda para a população, e fomentar a economia local”, observou.

Fez ainda um relato das obras em execução e previstas na cidade, principalmente no setor de infraestrutura, bem como serviços, programas e projetos previstos para as outras áreas, entre elas a saúde. Para isso, ele projeta contar com uma base forte dentro do Poder Legislativo corumbaense, visando cumprir as metas estabelecidas para os próximos quatro anos, sempre respeitando a independência da Casa de Leis, mas desenvolvendo um trabalho harmônico em prol da comunidade local.

Apoio em Brasília

Presente também à sessão, a deputada federal Bia Cavassa colocou seu gabinete em Brasília à disposição dos vereadores corumbaense, bem como da equipe do prefeito Marcelo Iunes. “Não só meu gabinete em Brasília, mas o nosso escritório aqui em Corumbá”, reiterou.

A deputada lembrou a pandemia da Covid-19, a luta para combater o vírus, e o trabalho desenvolvido em Brasília para ajudar o Brasil a passar por um momento difícil. Citou recursos destinados aos municípios, o auxílio emergencial para quem necessita, e que é preciso continuar a luta para vencer um momento difícil como o atual.

“Vamos continuar trabalhando com os vereadores e Poder Executivo. Nos últimos dias de 2020, conseguimos junto ao Ministério da Saúde, mais recursos para Corumbá”, lembrou. A deputada fez ainda uma ressalva, parabenizando Raquel Bryk (Progressistas), que vai “representar a alma feminina nessa Casa de Leis”.

Lideranças

Na sessão de abertura do Ano Legislativo, quatro líderes de partidos na Câmara fizeram uso da palavra, destacando o momento atual, a importância de se realizar um trabalho voltado para a população e pelo desenvolvimento da cidade. O primeiro a fazer uso da palavra foi Manoel Rodrigues, do Republicanos, que desejou sucesso a todos os integrantes da casa e ao prefeito Marcelo Iunes, e um ano de grandes realizações, desenvolvimento e progresso para Corumbá. “Tenho certeza de que nosso trabalho junto ao Executivo e outros parceiros, vai atender de forma dinâmica, os anseios da nossa população”.

Samyr Sadeq Ramunieh – Qualhada, fez uso da palavra pelo PTB. Disse que tem muito a aprender, e se colocou à disposição dos demais parceiros “para fazer o melhor para Corumbá”, e que é preciso atuar de forma harmônica, em parceria com o Poder Executivo, para realizar o trabalho necessário, “contribuindo para o bem estar da população”.

Pelo PSDB, Ubiratan Canhete de Campos Filho – Bira, citou que é importante contribuir para o bom andamento dos trabalhos da casa, atuando de forma incessante para o bem estar da população, “fazendo o bem comum, o bem para a nossa população”, e que é preciso manter a independência, “mas atuar de forma harmônica com os outros poderes”.

O último líder a fazer uso da palavra foi Chicão Vianna (PSD). Ele citou que é importante haver harmonia entre os poderes, “mas temos que ter o contra ponto para buscar o bem comum. Nunca em que ser 100% do mês o lado. Toda unanimidade é burra”, exaltou, conclamando todos a atuar de forma decisiva em busca de recursos para Corumbá, principalmente em Brasília, junto aos representantes sul-mato-grossenses.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Palestras
3ª edição da Semana da Saúde do Sesc tem foco nos reflexos da pandemia
SCT 2021
IFMS abre inscrições para Semana de Ciência e Tecnologia
Javaporco
PMA flagra criação ilegal de javalis em propriedade de Dourados
Alerta
De agendamentos a esquemas de 'pirâmides', entenda os maiores golpes do Pix em MS
Retomada
Fundtur recebe inscrições no Programa "Incentiva+MS Turismo" até 5 de outubro
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Balanço
Mais de 50% das drogas apreendidas na Operação Fronteiras e Divisas I são de MS
Economia
Comércio deve facilitar pagamento e ser cauteloso para o Dia das Crianças

Mais Lidas

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Desenvolvimento
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida