Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Sessão Solene marca início do Ano Legislativo em Corumbá

16 fevereiro 2021 - 09h43ASCOM Câmara Municipal de Corumbá

Sessão Solene realizada no final da tarde de ontem, segunda-feira, 15, marcou o início do Ano Legislativo em Corumbá. O ato ocorreu no Plenário “Dr. Léo de Medeiros Guimarães”, com as presenças dos 15 vereadores eleitos em novembro passado; do prefeito municipal Marcelo Iunes, e da deputada federal Bia Cavassa. O deputado estadual Evander Vendramini, devido a agenda assumida anteriormente, fora do Município, não pode estar presente.

A sessão foi presidida pelo presidente do Poder Legislativo corumbaense, vereador Roberto Gomes Façanha (PSDB), e contou com as presenças de todos os demais pares da Casa de Leis: Manoel Rodrigues (Republicanos), primeiro vice-presidente; Yussef Salla (PDT), segundo vice-presidente; Elinho Moreira (PTB), primeiro secretário; Samyr Sadeq Ramunieh (PTB), segundo secretário; Ubiratan Canhete de Campos Filho – Bira (PSDB); Chicão Vianna (PSD); Raquel Bryk (PP); Alexandre Vasconcellos (PSDB); Luciano Costa (PSDB); Allex Della (Republicanos); Gaúcho da Pró-Art (PP); Genilson José (PODE); Daniel Brambilla (PSL), e Nelsinho Dib (MDB).

Meta a seguir

O prefeito Marcelo Iunes, durante a sessão, destacou que tem uma meta a cumprir nos próximos quatro anos: atuar de forma constante no sentido de fomentar a economia local, gerando emprego e renda para a população corumbaense.

Para que isso ocorra, é de suma importância que dois projetos se tornem realidade n região: a implantação da termoelétrica, com um ramal do gás boliviano exclusivo para atender essa demanda, e a recuperação e reativação da malha ferroviária que, além de gerar emprego, será fundamental para escoação da produção, principalmente dos produtos minerais.

Em relação à térmica, empreendimento extremamente necessário para produção de energia, Marcelo informou que existe um projeto em andamento que vem sendo desenvolvido por um grupo empresarial, e que prevê a compra direto do gás boliviano, o que vai fomentar a industrialização do Município.

Já sobre a malha ferroviária, destacou que o grande parceiro de Corumbá é o governador Reinaldo Azambuja que está à frente desse processo, para atender com segurança, o transporte dos produtos locais, especialmente o minério. “Tudo isso vai gerar mais emprego e renda para a população, e fomentar a economia local”, observou.

Fez ainda um relato das obras em execução e previstas na cidade, principalmente no setor de infraestrutura, bem como serviços, programas e projetos previstos para as outras áreas, entre elas a saúde. Para isso, ele projeta contar com uma base forte dentro do Poder Legislativo corumbaense, visando cumprir as metas estabelecidas para os próximos quatro anos, sempre respeitando a independência da Casa de Leis, mas desenvolvendo um trabalho harmônico em prol da comunidade local.

Apoio em Brasília

Presente também à sessão, a deputada federal Bia Cavassa colocou seu gabinete em Brasília à disposição dos vereadores corumbaense, bem como da equipe do prefeito Marcelo Iunes. “Não só meu gabinete em Brasília, mas o nosso escritório aqui em Corumbá”, reiterou.

A deputada lembrou a pandemia da Covid-19, a luta para combater o vírus, e o trabalho desenvolvido em Brasília para ajudar o Brasil a passar por um momento difícil. Citou recursos destinados aos municípios, o auxílio emergencial para quem necessita, e que é preciso continuar a luta para vencer um momento difícil como o atual.

“Vamos continuar trabalhando com os vereadores e Poder Executivo. Nos últimos dias de 2020, conseguimos junto ao Ministério da Saúde, mais recursos para Corumbá”, lembrou. A deputada fez ainda uma ressalva, parabenizando Raquel Bryk (Progressistas), que vai “representar a alma feminina nessa Casa de Leis”.

Lideranças

Na sessão de abertura do Ano Legislativo, quatro líderes de partidos na Câmara fizeram uso da palavra, destacando o momento atual, a importância de se realizar um trabalho voltado para a população e pelo desenvolvimento da cidade. O primeiro a fazer uso da palavra foi Manoel Rodrigues, do Republicanos, que desejou sucesso a todos os integrantes da casa e ao prefeito Marcelo Iunes, e um ano de grandes realizações, desenvolvimento e progresso para Corumbá. “Tenho certeza de que nosso trabalho junto ao Executivo e outros parceiros, vai atender de forma dinâmica, os anseios da nossa população”.

Samyr Sadeq Ramunieh – Qualhada, fez uso da palavra pelo PTB. Disse que tem muito a aprender, e se colocou à disposição dos demais parceiros “para fazer o melhor para Corumbá”, e que é preciso atuar de forma harmônica, em parceria com o Poder Executivo, para realizar o trabalho necessário, “contribuindo para o bem estar da população”.

Pelo PSDB, Ubiratan Canhete de Campos Filho – Bira, citou que é importante contribuir para o bom andamento dos trabalhos da casa, atuando de forma incessante para o bem estar da população, “fazendo o bem comum, o bem para a nossa população”, e que é preciso manter a independência, “mas atuar de forma harmônica com os outros poderes”.

O último líder a fazer uso da palavra foi Chicão Vianna (PSD). Ele citou que é importante haver harmonia entre os poderes, “mas temos que ter o contra ponto para buscar o bem comum. Nunca em que ser 100% do mês o lado. Toda unanimidade é burra”, exaltou, conclamando todos a atuar de forma decisiva em busca de recursos para Corumbá, principalmente em Brasília, junto aos representantes sul-mato-grossenses.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial