Menu
quinta, 28 de outubro de 2021
Cassems - Melhores e Maiores - Edição 2021
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

SES está preparada para imunizar população tão logo Ministério da Saúde envie vacinas

11 janeiro 2021 - 10h34Portal do Governo de MS

O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirma que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e intermédio da Coordenação Estadual de Imunização, está preparado para iniciar a imunização do grupo prioritário previsto pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da chegada das vacinas em solo sul-mato-grossense.

Resende ainda explica que as expectativas são positivas quanto a chegada das vacinas ao Estado. “Por ora, ainda não temos uma data e horário definidos pelo Ministério da Saúde para o início da imunização. As remessas das vacinas serão enviadas de forma proporcional à população”. Ministério da Saúde que recentemente sinalizou a possibilidade de início de vacinação entre os dias 20 de janeiro e 10 de fevereiro.

Caso confirme as projeções do Ministério da Saúde, o Governo do Estado estará preparado para receber as 1.781.246 doses de vacina, onde se estima imunizar 890.623 pessoas, conforme preestabelecido pelo PNI.

Em ação estratégica, a SES, com apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, montaram uma força-tarefa para que as doses da vacina cheguem de forma simultânea e segura, dentro de até 48 horas, aos 79 municípios do Estado após liberação do Ministério da Saúde.

Vale ressaltar que o Plano de Imunização segue em construção pelo Ministério da Saúde e pode haver atualizações, principalmente quanto aos grupos prioritários que estão sendo definidos pelo PNI divididos em fases de imunização. As atualizações também poderão ocorrer nas ações estratégicas já preestabelecidas pela SES.

Com relação aos insumos para os imunobiológicos, Mato Grosso do Sul possui em estoque em quantidade necessária de seringas e agulhas para realizar com excelência o serviço de imunização. O Estado possui 2.526.393 agulhas e seringas e está com processo em andamento para aquisição de mais 5 milhões.

Quanto ao ‘plano B’, em que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, formalizou protocolo de intenções junto ao Instituto Butantan para compra de 1,7 milhão de doses de vacina da Covid-19 para imunizar 850 mil pessoas abrangendo todos os municípios de Mato Grosso do Sul, segue mantido até que se concretize de fato uma definição por meio do Ministério da Saúde quanto ao PNI, medida que é defendida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sexta e Sábado
Bairros Cervejaria e Guatós recebem mutirão da dengue
Consumidor
Carne bovina deve ficar mais barata com suspensão das exportações para a China
Alerta
Aneel inicia processo para reajuste e Energisa pode cobrar R$ 463 milhões de consumidores em MS
Apoio
Bia Cavassa destina R$ 150 mil para projeto direcionado a população LGBTQIA+ de MS
Ronda Policial
Evadido é capturado com trouxinhas de pasta base no bairro Aeroporto
Últimos dias de Pesca Aberta
Operação Dia de Finados da PMA intensifica fiscalização à pesca predatória
Bombeiros
Queda de árvore danifica muro e telhado de casa no bairro Universitário
Segurança
Vereador busca informações sobre condições atuais do Arthur Marinho
Reconhecimento
Câmara de Corumbá homenageia servidores públicos pelo seu dia
Operação Hefesto
Novos focos de incêndio são identificados em pelo menos três regiões

Mais Lidas

Qualificação
Senac Corumbá abre inscrições para cursos nas áreas da informática, saúde e beleza
Apelo Popular
MPT-MS vai investigar assédio moral de gerente que humilha funcionário em Carrefour da Capital
Inicio do Defeso
Última semana para pesca nos rios de Mato Grosso do Sul
Formalização
Corumbá lança campanha de incentivo ao cadastro de profissionais do setor de turismo