Menu
terça, 16 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

SES e Sejusp traçam estratégias para transporte de vacinas contra a Covid

Para garantir rapidez e segurança estratégias são traçadas

07 janeiro 2021 - 08h25Portal do Governo de MS

Representantes das Secretarias de Estado de Saúde (SES) e da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) estiveram reunidos nesta quarta-feira (6), para apresentação e alinhamento do Plano Estadual de Distribuição das Vacinas contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul. A estratégia é estar preparado para que as doses da vacina possam chegar o mais rápido e de forma segura aos 79 municípios do Estado, assim que o Ministério da Saúde realizar dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI) a compra e distribuição aos estados.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, assim que o Ministério da Saúde tiver uma posição quanto a imunização será um momento de glória para todos os sul-mato-grossenses. “Nosso papel será fundamental e essencial neste momento. Com apoio das forças de segurança pública, o setor de saúde irá agir para que as vacinas cheguem de forma segura e célere a todos os municípios do Estado. Teremos mais esta missão para que possamos superar esta barreira e salvar vidas”.

Conforme o diretor de Saúde e assessor técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, coronel Marcello Fraiha, o plano vai otimizar o tempo quanto a distribuição para dar início à vacinação. “Elaboramos esse plano para reduzir o tempo habitual que levaria para fazer a distribuição de todos os imunizantes com segurança para todos os municípios. O apoio das agências de segurança pública é importante, pois sabemos que é uma carga de alto custo e demanda. Então, precisamos ter esse cuidado com a segurança deste transporte até os locais em que serão entregues as vacinas. O CBMMS emprega o Sistema de Comando de Incidentes, que é uma ferramenta de gerenciamento de incidentes padronizada, para todos os tipos de sinistros e eventos, que permite a seu usuário adotar uma estrutura organizacional integrada para suprir as complexidades e demandas de incidentes únicos ou múltiplos, independente das barreiras jurisdicionais”.

A diretora-geral de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, explica que o plano vai permitir que se tenha mais agilidade na distribuição dos insumos. “O apoio das forças de segurança do Estado será de extrema importância, seja para a segurança do transporte quanto para a logística. É importante que façamos as entregas o mais rápido possível, para atender os grupos prioritários que serão estabelecidos pelo Ministério da Saúde”.

Presente na reunião, o comandante-geral da Polícia Militar, Marcos Paulo Gimenez, ressaltou que desde o início da pandemia, a Polícia Militar nunca deixou de apoiar as ações realizadas pelo Governo do Estado. “Não será agora que vamos nos furtar. É muito importante para que haja esse trabalho em conjunto, até porque, é preciso garantir que essas vacinas cheguem até aos seus locais com segurança e com tranquilidade. Para a PM, é uma satisfação estar presente e apoiando a Secretaria de Estado de Saúde em mais uma demanda do Estado”.

Representando a Polícia Civil, o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Ivan Barreira, pontuou que a população está ansiosa pela chegada da vacina. “É importante para a comunidade e para a população. A Polícia Civil também ficou a cargo de fazer a distribuição em algumas áreas do Estado. Toda a sociedade está ansiosa pela vacina e creio que vai dar tudo certo, e logo todos estaremos imunizados e podendo retornar as nossas rotinas”.

A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, destaca que cada ação realizada de forma conjunta, reflete de forma geométrica na vida das pessoas. “Mesmo que em um primeiro momento a gente esteja imunizando grupos prioritários, nós estamos imunizando a população e ajudando para que este vírus circule menos e transmite menos. Nós somos uma rede de apoio e desde a detecção precoce do vírus e até esse momento de vacinação, foi um grande aprendizado. E agradeço as forças de segurança, por colocar ‘anjos’ para nos auxiliar em mais este processo”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Músicos de Corumbá participam do projeto Sesc Partituras, em Campo Grande
Zona Rural
Vereador solicita equipes da saúde mais presentes na região de Maria Coelho
Geografia
IBGE inicia venda do mapa-múndi com o Brasil no centro
Contribuição de 14%
Câmara apoia reavaliação de contribuição previdenciária a aposentados e pensionistas do Estado
Investigação
PF cumpre três mandados de busca e apreensão em MS na 26ª fase da Operação Lesa Pátria
Parceria PRF
Curso capacita agentes do Detran para fiscalização ambiental nas estradas
Tempo
Chuva acumulada pode ultrapassar 50mm em 24h, e guarda-chuvas é item obrigatório nesta terça
Corumbá registra temperatura entre 24ºC e 29°C
Policial
Carro que saiu de Corumbá com 98 kg de cocaína é interceptado na BR 163
Educação
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje
Flagrante
Ex-detentos são presos arremessando cocaína para dentro do presídio de Corumbá

Mais Lidas

Vila Guarani
Autor de homicídio morre em confronto com a Polícia
Policial
Carro que saiu de Corumbá com 98 kg de cocaína é interceptado na BR 163
Tráfico de Drogas
Brasileiras são flagradas com 10 kg de cocaína na BR 262
Preço baixo
De perfumes a eletrônicos, leilão da Sefaz/MS abre visitação