Menu
quinta, 23 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Serviços de coleta de lixo doméstico; coleta seletiva e cata galhos têm cronograma de atendimento

21 janeiro 2021 - 13h17Mariana Conte

Os serviços de coleta de lixo doméstico; coleta seletiva e cata galhos são executados regularmente em Corumbá. Todos eles obedecem a um cronograma estabelecido para a passagem em cada bairro da cidade.

A coleta de lixo doméstico na região do Centro é realizada de segunda-feira a sábado, sempre depois das 18h30. Para os demais bairros o cronograma é o seguinte: segundas, quartas e sextas-feiras, sempre a partir das 06h30, nos bairros: Universitário, Maria Leite, Previsul, Industrial, Nossa Senhora de Fátima, Popular Velha, Cristo Redentor e Centro América.

As terças, quintas e sábado, também a partir das 06h30, nos bairros Aeroporto, Arthur Marinho, Dom Bosco, Generoso, Cervejaria, Popular Nova, Jardim dos Estados; Nova Corumbá, Guarani e Guatós.

É importante que os munícipes se atentem ao horário em que a coleta de lixo é feita. Se o material é descartado depois que a equipe passa, por exemplo, ele ficará acumulado na via pública até o dia da próxima coleta.

A coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

Ela é realizada de acordo com o seguinte cronograma: as terças-feiras, a partir das 08 horas no Centro, Cravo Vermelho e Cristo Redentor. As quartas-feiras, a partir das 08h no Aeroporto, Arthur Marinho, Dom Bosco, Generoso, Cervejaria, Popular Nova e Porto Geral. As quintas-feiras, a partir das 08h, nos bairros Universitário, Maria Leite, Previsul, Industrial, Popular Velha e Centro América. As sextas-feiras, a partir das 08h: Centro e Nossa Senhora de Fátima.

A coleta de galhos obedece a seguinte programação: 1ª semana do mês: Parte alta do Centro, da América ao Trilho. 2ª semana do mês: Universitário e Maria Leite. 3ª semana do mês: Parte baixa do Centro, da América até o Porto Geral. 4ª semana do mês: Dom Bosco, Generoso e Arthur Marinho. Na Parte Alta da cidade a coleta de galhos é realizada por meio de agendamento pelo telefone: 3234-3509.

O programa é exclusivo para coleta de material de origem vegetal, como resto de poda doméstica, plantas, gramas e outros tipos, mantendo a limpeza dos passeios públicos da área urbana da cidade. Com relação aos entulhos de obras, o descarte correto é de responsabilidade integral do proprietário da casa/terreno. O descarte inadequado inclusive pode gerar multa ao munícipe.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prevenção
Iniciada vacinação contra raiva em Ladário
Crime Ambiental
Promotoria de Porto Murtinho investiga desmatamento ilegal em Mata Atlântica
Infraestrutura
Ministro garante a reativação da ferrovia Malha Oeste
Violência Doméstica
Homem é preso após enforcar a ex no bairro Guaicurus
Corumbá
Inscrição e atualização do Cadastro habitacional inicia segunda (27)
Trabalho Conjunto
Operação Fronteira Legal apreende produtos de descaminho em hotéis de Dourados
Óbito
Irmãos são esfaqueados e o mais velho morre no caminho do hospital
Cidade
Incêndio consome vegetação próxima ao Mirante da Capivara
Cidade
Árvore de grande porte cai sobre casa na avenida Rio Branco
Proposta
Mutirão da vacina deve aplicar 275 mil doses contra Covid em sete dias

Mais Lidas

Denúncia
Carretas impedem tráfego de veículos na BR 262
Fazendo xixi
Mulher cai em ribanceira de 10 metros na Avenida General Rondon
Arma Apreendida
Polícia prende autor após perseguição e troca de tiros no Cristo Redentor
Investigação
MPF cobra Santa Casa de Corumbá sobre uso de recursos federais na pandemia