O Senai de Mato Grosso do Sul registrou, entre os dias 21 e 25 de novembro, o número recorde de 6.444 matrículas em 13 cursos gratuitos de iniciação profissional a distância, que são de competências transversais direcionados para jovens e adultos que planejam a inserção no mercado de trabalho e também para profissionais interessados em ampliar e atualizar conhecimentos. No entanto, como se trata de cursos a distância, as vagas são ilimitadas e os interessados podem se inscrever pelo site www.ead.ms.senai.br.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação à Distância do Senai, Katiúscia Akemi Nasu Nogueira, o número foi alcançado graças a um trabalho massivo de comunicação, especialmente marketing digital. “As redes sociais alcançam justamente o público-alvo desse tipo de capacitação. A nível de comparação, a média das duas semanas anteriores não chega a 400 matrículas”, frisou.
Somente no dia 23, foram registradas 3.582 matrículas, enquanto a média histórica é de 70 matrículas diárias. “São cursos de competências transversais, 100% online e gratuitos, direcionados para jovens e adultos que planejam a inserção no mercado de trabalho e também para profissionais interessados em ampliar e atualizar conhecimentos”, explicou a coordenadora Katiúscia Nogueira.
Entre as opções disponíveis, a capacitação mais procurada foi a de tecnologia da informação e comunicação, com 2.540 matrículas. Neste curso, o aluno aprende noções de hardware, software, administração e economia digital, entre outras.
Perfil e disponibilidade
Os 13 cursos de competências transversais têm carga horária de 14 horas e são constantemente disponibilizados no site do Senai. A partir da inscrição, o aluno tem o prazo de 20 dias para conclusão. Nos cursos a distância, tem vantagem o aluno que apresenta perfil determinado, proativo e inovador.
Segundo Katiúscia Nogueira, o EaD é uma modalidade que proporciona aprendizado com qualidade e flexibilidade, características valorizadas nos dias de hoje.
“Os cursos de educação a distância do Senai possuem metodologia baseada em desenvolvimento de competências alinhadas às necessidades e demandas do mercado de trabalho. São cursos interativos que garante aprendizado com qualidade, certificação da instituição que é referência em educação profissional no Brasil, além da flexibilidade do estudo online”, pontuou a coordenadora.
Confira abaixo a relação dos 13 cursos gratuitos de iniciação profissional a distância:
- Consumo consciente de energia
- Desenho arquitetônico
- Educação ambiental
- Empreendedorismo
- Finanças pessoais
- Fundamentos de logística
- Legislação trabalhista
- Lógica de programação
- Metrologia
- Noções básicas de mecânica automotiva
- Propriedade intelectual
- Segurança do trabalho
- Tecnologia da informação e comunicação