Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Senai promove neste sábado a 3ª Maratona de Matrículas em 13 cursos

10 fevereiro 2017 - 08h36Redação

Em meio à crise e no momento em que o Brasil fechou o ano de 2016 com 12,3 milhões de desempregados, os cursos superiores e técnicos aparecem como uma das melhores alternativas para jovens que têm pressa em ingressar no mercado de trabalho. Se a ideia é turbinar o currículo ou conquistar o tão almejado primeiro emprego, o Senai vai realizar, neste sábado (11/02), em seis cidades do Estado, a 3ª Maratona de Matrículas para os interessados em nove cursos técnicos de nível médio presenciais e a distância e quatro cursos de nível superior.

“No caso dos cursos técnicos, além da duração de dois a três anos, outra vantagem é que o empregador hoje procura por candidatos com qualificação específica, que tenham formação técnica para determinada função”, explicou o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero. “Por isso, muitos jovens que estão em busca de colocação no mercado de trabalho têm optado por investir em um curso mais curto, uma forma de conquistar o tão almejado primeiro emprego e, depois, com mais tranquilidade, pensar na profissão que sempre sonhou”, emendou.

Nesta edição, a Maratona de Matrículas do Senai será realizada em seis cidades onde há unidades operacionais - Aparecida do Taboado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Sidrolândia e Três Lagoas. Os colaboradores do Senai estarão de plantão nas unidades, das 8 às 12 horas, para atender os interessados em fazer matrículas e buscar mais informações sobre a oportunidade de fazer um curso.

No caso dos cursos técnicos de nível médio, são nove cursos, três deles na modalidade EAD (Educação a Distância), em que o aluno pode assistir às aulas pela Internet, no momento em que preferir, e cumprir apenas parte da carga horária obrigatória em aulas presenciais, enquanto os demais são oferecidos na modalidade presencial, com carga horária e turno específico para assistir às aulas.

Os cursos presenciais são técnico em química, técnico em administração, técnico em automação industrial, técnico em manutenção automotiva, técnico em mecânica, técnico em edificações, técnico em logística, técnico em eletrotécnica e técnico em segurança do trabalho, enquanto os disponibilizados na modalidade EAD são técnico em automação industrial, técnico em edificações e técnico em eletrotécnica. Para fazer este tipo de curso, a pessoa não precisa, necessariamente, ter concluído o Ensino Médio.

Para se matricular, é necessário apresentar uma foto 3x4 recente, certidão de nascimento ou casamento (original e cópia), carteira de identidade (original e cópia), CPF (original e cópia), título de eleitor (original e cópia), histórico escolar do Ensino Médio (original e cópia), comprovante de residência atualizado (caso não esteja no nome do candidato ou dos pais, o titular do documento deve emitir uma auto declaração), certificado de reservista, certificado de alistamento militar ou certificado de dispensa de incorporação (caso seja do sexo masculino e maior de 18 anos).

Cursos superiores

Já os cursos superiores são os de Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Logística. Os quatro são oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Senai de Campo Grande (FatecSenai) e os interessados devem obrigatoriamente apresentar diploma de conclusão do Ensino Médio para participar do processo seletivo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente na sede da FatecSenai Campo Grande, localizada na Rua Engenheiro Roberto Mange, s/n, no Bairro Amambaí. Além disso, ainda é possível, também pelo site, agendar as provas e realizá-las na instituição de ensino ou no local informado no dia e horário que for conveniente para o candidato, sendo que as opções são de segunda à sexta-feira, das 13 às 17 horas e das 19 às 22 horas, e aos sábados, das 13 às 17 horas.

Notas e o resultado do vestibular serão divulgados até 24 horas após a realização do exame, sendo que os aprovados poderão se matricular até o dia 13 de fevereiro, na secretaria acadêmica da FatecSenai Campo Grande, de segunda à sexta-feira, das 13 horas às 21h30, dia em que as aulas também terão início. Fora o processo seletivo, também é possível ingressar nos cursos aqueles que tiverem obtido nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) igual ou superior a 450 pontos, portadores de diploma de curso superior e egressos de outra instituição de Ensino Superior.

“Trata-se de uma grande oportunidade para a comunidade e o industriário de se matricular em dos cursos técnicos do Senai, cuja procura sempre é muito grande justamente porque são muito bem vistos pelo empregador. Oferecemos um leque de cursos e, ainda que o momento seja de crise e desemprego, a demanda pelo técnico mantém-se alta. Essas pessoas quando chegam para disputar um processo seletivo têm um passo à frente em relação a outros candidatos, seja no quesito postura, conhecimento técnico, proatividade, assertividade e, principalmente, conhecimento especializado naquela área onde ele está pleiteando oportunidade de trabalho e emprego”, destacou o gerente do Senai de Campo Grande, Marcos Costa.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal