Menu
terça, 19 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Senai oferece consultoria em plano de manutenção e operação de ar condicionado

22 maio 2019 - 10h03Senai

Desde junho de 2018, o PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle) de um sistema de climatização é obrigatório para empreendimentos que têm sistemas a partir de 60.000 BTUs para garantir a boa qualidade do ar ambiente. Para ajudar as empresas a cumprirem essa determinação, já que as fiscalizações começaram a se intensificar, o Senai Empresa tem reforçado o apoio à indústria com consultoria nesse sentido.

Segundo o coordenador do PSMI (Programa Senai de Manutenção Industrial) do Senai Empresa, Jeancarlos Lucietto, todos os edifícios de uso público e coletivo que possuam sistema de climatização com capacidade igual ou acima de 60.000 BTU devem ter o PMOC. “Se houver mais de um cômodo climatizado na edificação, é preciso somar as capacidades dos aparelhos de ar-condicionado dos diversos ambientes. Se essas capacidades somadas ultrapassarem os 60.000 BTU/H definidos na norma, o empreendimento, então, estará sujeito à elaboração de um PMOC”, explicou.

A finalidade é que os equipamentos e estruturas envolvidos no processo de climatização estejam livres de fungos, bactérias, ácaros, entre outros. Para isso devem ser padronizadas as rotinas de limpeza e análise da qualidade do ar interior por meio de um PMOC. “O Senai Empresa realiza a implantação completa do PMOC nas indústrias e demais empresas e conta atualmente com profissionais capacitados e legalmente habilitados”, destacou Jeancarlos Lucietto.

Entre as ações que fazem parte do serviço oferecido pelo Senai estão a implantação e manutenção dos planos para sistemas de climatização, a gestão e validação periódica da execução do PMOC e a organização e padronização das informações de todos os procedimentos executados. “Nós também oferecemos a ferramenta de gestão de ativos SSMI (Sistema Senai de Manutenção Industrial), que é um software que garante a correta organização e controle das ações relacionados ao PMOC”, acrescentou.

Ainda conforme Lucietto, caso os sistemas de ar condicionado não estejam funcionando em condições satisfatórias, pode haver uma enorme perda de eficiência do sistema, gerando gastos energéticos desnecessários, além de ser um grande risco à saúde dos ocupantes. “O PMOC busca obter a melhor qualidade do ar de interiores, além de preservar os equipamentos. Como o apoio do Senai é possível reduzir as falhas dos sistemas e diminuir os gastos com energia elétrica. Um plano bem aplicado resulta em ambientes com conforto térmico, com o ar dentro dos limites impostos pela legislação, com boa eficiência energética, com custos de manutenção minimizados, e longevidade dos equipamentos assegurada”, finalizou o coordenador do PSMI.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade
Incentivo
Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março
Semana do Jovem Eleitor
Campanha do TSE nas redes sociais incentiva o voto entre jovens de 16 e 18 anos
Acima da meta
Acórdãos do Tribunal de Justiça de MS são publicados em até três dias úteis
Internacional
Riedel inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica
Mãe e Filho
Homem descumpre medida protetiva e é preso com 30 trouxinhas de pasta base
Cheff Escolar
Software auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
Novidade da edição
Campeonato de Arremesso do FIPEC 2024 teve mulher como campeã

Mais Lidas

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade