Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Senai e MPT discutem termo de cooperação para levar aprendizagem industrial para Uneis

10 março 2021 - 14h05Da Redação

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu na última terça-feira (09/03), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), a procuradora-chefe do MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul), Cândice Gabriela Arósio, para discutirem a adesão do Senai a um termo de cooperação para levar os cursos de aprendizagem industrial para os adolescentes das Uneis (Unidades Educacionais de Internação) do Estado.

 

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, os investimentos em educação fazem parte das prioridades do Sistema Indústria e a parceria entre Senai e MPT contribuirá ainda mais para o avanço nessa área. “O Senai cada vez mais tem procurado evoluir na área de profissionalização, capacitação e a parceria com o MPT é um grande avanço para nós, uma grande parceria e esperamos desenvolver cada vez mais nessa direção e com essa cooperação”, afirmou.

 

Cândice Arósio explicou que o termo de cooperação prevê o projeto “Medida de Aprendizagem”, desenvolvido pelo MPT visando à inserção de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em regime fechado na aprendizagem profissional. “Entendemos que o Senai tem a expertise necessária para desenvolver essa ação e a reunião visou discutir a possibilidade de a instituição aderir a esse termo e fazer algo que mude a vida desses adolescentes”, afirmou.

 

A ideia seria implementar dentro das Uneis de Mato Grosso do Sul programas de aprendizagem profissional. “Então os adolescentes seriam contratados por empregadores, que têm obrigação legal de cumprir a cota de aprendizagem, e dentro das Uneis o Senai faria o curso teórico e prático. Essa medida é importante porque ajuda o MPT a fazer com que as empresas cumpram essa cota, mas mais do que isso, garantir a inserção de adolescentes que estão à margem do sistema”, completou a procuradora.

 

Ainda conforme Cândice Arósio, a aprendizagem profissional poderá fazer toda a diferença na vida desses adolescentes. “Eles terão registro na carteira de trabalho, certificado de que foram qualificados pelo Senai e terão ainda uma reserva de dinheiro, porque recebem salário e têm todos os direitos trabalhistas resguardados para recomeçar a vida de uma forma diferente. A ideia é fazer a reinserção desses jovens, porque não podemos esquecer que o grande objetivo das Uneis é ressocializar”, finalizou.

 

Leia mais em www.fiems.com.br

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril