Menu
terça, 19 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Senai do Estado vai oferecer 3.206 vagas gratuitas em cursos do Emprega Mais

12 fevereiro 2021 - 08h50ASCOM FIEMS

O Senai de Mato Grosso do Sul começou a disponibilizar para as empresas do Estado cursos de qualificação profissional por meio do Programa Emprega Mais, uma iniciativa do Ministério da Economia em parceria com o Senai Nacional e que tem como objetivo promover qualificação e inserção profissional. O programa busca alinhar as necessidades das empresas por profissionais qualificados com oportunidades de qualificação e intermediação de mão de obra para jovens e trabalhadores em geral.

 Ao todo, serão disponibilizadas no Estado ao longo deste ano 3.206 vagas gratuitas nos mais diversos cursos, que atenderão trabalhadores das indústrias que buscam uma requalificação e pessoas desempregadas que querem se preparar para conquistar uma vaga de trabalho. O Programa Emprega Mais oferece duas oportunidades para a empresa interessada: o “Voucher Novo Emprego”, destinado à qualificação profissional de trabalhadores desempregados que estão em busca de colocação no mercado de trabalho, e o “Voucher Requalifica”, destinado à requalificação profissional e aperfeiçoamento das habilidades de seus trabalhadores.

 O “Voucher Requalifica” oferece cursos de aperfeiçoamento, semipresenciais, com carga-horária média de 120 horas-aulas de formação, enquanto o “Voucher Novo Emprego” permitirá que as empresas direcionem o treinamento de pessoas desempregadas com potencial de inserção no mercado de trabalho com cursos presenciais de qualificação profissional com carga-horária média de 240 horas-aulas. Podem aderir ao Emprega Mais micro, pequenas, médias e grandes empresas, que terão direito a uma quantidade específica de vouchers que vai variar conforme porte e disponibilidade de vagas do Senai.

Para participar, as empresas interessadas devem se cadastrar na plataforma do Senai (https://loja.mundosenai.com.br/) e indicar um funcionário responsável para gerenciar a plataforma. Esse mesmo funcionário deverá confirmar seu cadastro na plataforma do Senai (https://loja.mundosenai.com.br/), selecionar os cursos que interessam à empresa e indicar empregados e desempregados, conforme porte da empresa, que receberão os vouchers para a participação nos cursos.

Os trabalhadores interessados também precisam realizar um cadastro pessoal na plataforma do Senai, ativar o voucher em até 72 horas e realizar a matrícula online para, por fim, fazer o curso indicado pela empresa. Na avaliação do gerente de educação do Senai de Mato Grosso do Sul, Rogaciano Adão Canhete Júnior, trata-se de uma oportunidade única para que as empresas façam seu papel social ajudando na inserção de trabalhadores desempregados no mercado de trabalho de forma 100% gratuita.

“Além disso, com cursos de requalificação de trabalhadores que já estão na indústria, será possível melhorar resultados e ganhos de produtividade dos setores econômicos e aumento de competitividade do país no mercado global por meio de requalificação de seu empregado”, completou Rogaciano Adão Canhete Júnior.

Cursos

Ele ainda explicou que os cursos só serão realizados mediante formação de turma e, inicialmente, já estão disponíveis na plataforma do Senai 51 formações diferentes, sendo 26 cursos para o “Voucher Requalifica” e 27 cursos para o “Voucher Novo Emprego”. Para o “Voucher Requalifica”, as qualificações são de topografia, projeto estrutural, logística de canteiro, manutenção elétrica predial e industrial, manutenções e operações de sistemas elétricos de potência (SEP) e eficiência energética.

Também são ofertados dentro do “Voucher Requalifica” os cursos de sistemas de suspensão, direção e freios, sistemas de sinalização e iluminação, sistemas de segurança, fundamentos das técnicas laboratoriais, análises instrumentais, análises microbiológicas, fundamentos de qualidade e segurança na produção de alimentos, manutenção de máquinas e equipamentos, desenvolvimento de sistemas automatizados, logística sustentável, e gestão de pessoas.

Há ainda no “Voucher Requalifica” as formações de controladores lógicos programáveis, conceitos básicos de logística / logística de expedição, desenhista técnico em edificações, orçamento de obras, planilhas intermediárias, moda fitness, comandos elétricos aplicados e soldados de estruturas em aço carbono no processo eletrodo revestido e introdução à logística.

Já para o “Voucher Novo Emprego”, os cursos disponibilizados são de tecnologia e processamento de alimentos 3, princípios de tecnologia de alimentos - volumes 1, 2 e 3, sistemas lógicos programáveis, instalações elétricas prediais, instalações de sistemas elétricos de potência (SEP), fundamentos de mecânica – volumes 1 e 2, manutenção de máquinas e equipamentos mecânicos - volumes 1 e 2, sistemas lógicos programáveis de manufatura, química aplicada a processos químicos – volumes 1 e 2 e análises químicas – volumes 1 e 2.

Ainda são ofertados dentro do “Voucher Novo Emprego” as formações de processo de costura industrial – volumes 1 e 2, modelagem industrial do vestuário, microbiologia aplicada a laboratório, tecnologia e processos na confeitaria – volumes 1 e 2, instalações elétricas – volume 1, processamento de grãos, padeiro, fundamentos de mecânica – volumes 1 e 2, controlador e programador de produção e fundamentos básicos para logística / gestão de suprimentos.

Há também no “Voucher Novo Emprego” os cursos de instalador hidráulico, pintor de obras imobiliárias, almoxarife, costureiro sob medida, torneiro mecânico, mecânico de manutenção de motores ciclo otto, eletricista industrial e soldados de estruturas em aço carbono no processo eletrodo revestido.

 

Serviço – Mais informações pelo telefone 0800 7070 745

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flexibilidade
Com redução dos casos de Covid-19, Prefeitura altera Toque de Recolher em Corumbá
Monumento Histórico
Vereadores defendem resgate de antigo Farol do Balduíno no Rio Paraguai
Sem Emendas
Câmara aprova Moção em Apoio à regulamentação da profissão de podologia
Pobreza Menstrual
Vereadora pede apoio de deputados para derrubar veto presidencial na distribuição de absorventes
Em tramitação
Proposta cria programa de apoio a catadores de recicláveis em Corumbá
Briga Antiga
Anatel convoca a Oi para reunião sobre internet em Corumbá
Na Câmara
Vereador questiona índices do ICMS Ecológico estabelecidos para 2022
Desdobramento
Denúncia contra os nove indiciados pelo Dracco na Operação "Dark Money" vira processo judicial
Desdobramentos
PF apreende arma, munição e faz termo de conduta durante operação Mercês
Crime na Capital
Após disparos, polícia prende ladrões que fizeram idosa e cuidadora de reféns na Capital

Mais Lidas

Capital e Chapadão do Sul
SAD divulga abertura de Processo Seletivo da Agepan
Crime
Motorista de aplicativo é sequestrada e tem carro roubado; dois dos assaltantes foram presos
Prisão
Homem é preso após invadir e roubar escola no centro
Impressionante
Moto Titan com débitos de R$ 107 mil é aprendida em blitz do Detran-MS no fim de semana