Menu
sexta, 14 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Senai alinha parcerias com Sicredi e Fundação MS nas áreas de energia e agronegócio

03 julho 2018 - 10h01Kamilla Marques

Em reunião realizada nesta sexta-feira (29/06), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o Senai, a Fundação MS e o Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) alinharam parcerias para fomentar o uso de energia fotovoltaica e a desenvolver o agronegócio do município de Maracaju e região. Acerto neste sentido foi realizado entre o diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo, o diretor-executivo da Fundação MS, Alex Marcel Merlotto, e o diretor-executivo do Sicredi Pantanal, Adauto de Oliveira Filho.

A parceria é ampla e envolverá as instituições em diversas frentes. Para atender a demanda da Coopsema (Cooperativa Agrícola Mista Serra de Maracaju) e outras cooperativas locais, o Senai vai ceder a estrutura do laboratório da unidade de Maracaju para que a Fundação MS, que realiza trabalhos de pesquisa aplicada na área de grãos, desenvolva variedades de soja e milho, entre outros produtos utilizados pelos agricultores da região.

O aporte de recursos para viabilizar este projeto junto às cooperativas virá do Sicredi Pantanal. “Com essa parceria, enxergamos benefícios não só para a indústria de Mato Grosso do Sul, mas também para o agronegócio, se estendendo à comunidade da região de Maracaju. O Senai passará a ter esta atuação conjunta com o Sicredi buscando recursos disponíveis para evoluir em diversas linhas atuações”, afirmou Rodolpho Mangialardo.

Para o diretor-executivo da Fundação MS, Alex Merlotto, a parceria representa como a indústria pode contribuir com o desenvolvimento do setor agropecuário. “Com essa agilidade e melhoria no sistema de produção, ganha o produtor rural, o colaborador, gera economia e muito mais produção”, analisou.

Sicredi

Além do trabalho voltado para o agronegócio de Maracaju, o Sicredi passará a oferecer soluções e linhas de crédito facilitado para financiamento de projetos de aquisição e instalação de placas solares aos cooperados do banco que contratarem a consultoria em soluções energéticas do Senai.

“O próprio Sicredi nos contratou para fazer a instalação das placas nas seis agências da regional Pantanal: Maracaju, Sidrolândia, Bonito, Jardim, Aquidauana e Miranda. Depois de conhecerem a expertise do Senai nesta área, houve o entendimento de que esta oportunidade deveria ser oferecida também para os clientes do banco, de forma facilitada”, explicou o diretor-regional do Senai.

A consultoria, realizada pelo Senai Empresa, engloba desde a elaboração do pedido de financiamento para instituições financeiras, e aponta todos os detalhes técnicos que envolvem o projeto, da instalação à quantidade de placas necessárias, angulação, disposição e outras orientações para garantir a maior eficiência energética possível.

A parceria com o Sicredi também deve alcançar o trabalho de qualificação profissional realizado pelo Senai, continua Mangialardo, já que a instituição financeira conta com projetos voltados para o desenvolvimento das comunidades onde atua. “O Sicredi também já nos procurou para que possamos contribuir com a difusão de tecnologias e qualificação da mão de obra nas seis cidades da região de abrangência da sucursal Pantanal”, comenta o diretor.

Para o diretor-executivo do Sicredi Pantanal, Adauto de Oliveira Filho, estreitar a relação com o Senai é estratégico para possibilitar que os cooperados agreguem mais renda. "O financiamento e acessibilidade da energia fotovoltaica para associados é muito bom, todos saímos ganhando e mostra a nossa valorização com a comunidade e os colaboradores", conclui.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Marinha do Brasil resgata jovem que caiu do cavalo na Fazenda São Francisco
CULTURA
Prefeitura abre edital para festeiros de São João registrarem suas trajetórias
MEIO AMBIENTE
IHP realiza plantio e manutenção de mudas na nascente do Rio Miranda
GERAL
Para prevenção aos focos de incêndio no Pantanal, IHP e Sindicato Rural alinham atuação
EDUCAÇÃO
Uniderp abre seleção para mestrado e doutorado em Odontologia
Candidatos podem escolher entre duas áreas de concentração
SEGURANÇA PÚBLICA
Vereadora reivindica aumento do efetivo de policiais civis e militares na região
ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
Município reforça enfrentamentos às violações de direitos de crianças e adolescentes
GERAL
Consórcio Brasil Central autoriza assinatura de contrato para importação da vacina Sputnik V
VACINAÇÃO
Poliesportivo está aberto para repescagem e aplicação de segunda dose da vacina da Covid-19
ECONOMIA
Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar o auxílio emergencial

Mais Lidas

POLICIAL
PF prende quatro pessoas e apreende 180 kg de cocaína em MS
POLICIAL
PM apreende droga, plantas de maconha e prende autor de tráfico
POLICIAL
PM evita suicídio de homem, e o prende após violência doméstica
POLÍTICA
Iunes aceita convite do Podemos