Menu
domingo, 18 de abril de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Semana do trânsito aposta em conscientizar futuros condutores

23 setembro 2016 - 10h11Gesiane Medeiros
Crianças aprendem as regras do trânsito brincando na Feira. Foto: CDP

Parte da programação da Semana do Trânsito, promovida pela Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), que foi iniciada no dia 16 de setembro, última sexta-feira, com blitz educativa na rodovia Ramão Gomez, a feira do Trânsito, que acontece hoje, até as 11 horas, no Jardim da Independência, região centra da cidade, é destinada a estudantes da rede de ensino e demais crianças da cidade.

Segundo Jociane dos Santos, gerente de transportes da Agetrat, quem coordena a ação de hoje, o objetivo principal da feira é “ensinar os princípios básicos de segurança do trânsito para as crianças, preparamos brincadeiras e jogos para que eles aprendam de forma didática e leve”. Esta semana, a equipe da Agetrat já visitou diversas escolas, com apresentação de palestras e teatros para cultivar a consciência de um trânsito seguro para todos.

“As crianças fazem parte do trânsito, seja como pedestre ou passageiro em carro particular ou coletivo, ressaltamos a questão do desembarque com cuidado e, enquanto pedestre, aguardar o ônibus sair para somente depois atravessar, atravessar somente na faixa, sinalizar a intenção de travessia para o condutor através de contato visual, utilizando a regra de ver e ser visto e por fim agradecer a gentileza”, explicou Jociane que apontou ainda a implantação do programa "Pedestre Eu Cuido", no ano de 2013, que consiste na conscientização dos condutores para que libere a travessia das crianças e responsáveis nas faixas de pedestres em frente as escolas, mesmo sem que ali tenha um semáforo instalado, segundo a coordenadora, os resultados são positivos e, aos poucos o condutor tem mudado seus hábitos.

Professoras da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, da Cervejaria, levou alunos do 7° ano para participar da feira. Foto: CDP

Alunos do 7° ano da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, do bairro Cervejaria, participaram das atividades, acompanhados pelas professoras, Patrícia Fontoura e Carmem Duran, que aprovam a iniciativa. “No ano passado realizamos projeto de consciência no trânsito e acredito que ações como essas, didáticas, com brincadeiras, fazem eles aprenderem facilmente as regras do trânsito. Quem sabe teremos um trânsito mais tranquilo, se incentivarmos desde cedo?”, questionou Carmem.

O semana do trânsito, em Corumbá, que tem como tema “#SouMais1PorUmTrânsito+Seguro", será encerrada no próximo domingo (26), com apresentações teatrais e palestra para alunos e professores da escola estadual Maria Helena Albaneze.

Deixe seu Comentário

Leia Também

KIT INTUBAÇÃO
Cooperativa médica adota medidas emergenciais para otimizar uso de medicamentos em falta no mercado
GERAL
Presos brigam em cela e um acaba morto em presídio de MS
SAÚDE
Dia Mundial da Hemofilia: condição genética dificulta coagulação
UEMS
UEMS oferta 78 bolsas no valor de R$ 400 para Projetos de Ensino
SAÚDE
Com mais um drive thru na Praça CEU, Prefeitura retoma vacinação contra a Covid-19
GERAL
Dupla-Sena da Páscoa sorteia prêmio de R$ 30 milhões neste sábado
GERAL
Pandemia e isolamento aumentam procura por cultivo de plantas em casa
ECONOMIA
Prorrogação de imposto alivia orçamento de bares e restaurantes, avalia Abrasel
PANTANAL
Com mais de 50 programas, apresentador divulga belezas do Pantanal na TV
GERAL
Servidores da Agepen recebem primeira dose da vacina contra Covid-19

Mais Lidas

GERAL
Presos brigam em cela e um acaba morto em presídio de MS
PANTANAL
Com mais de 50 programas, apresentador divulga belezas do Pantanal na TV
CORONAVÍRUS
Coronavírus: variante P1 já é predominante em Mato Grosso do Sul
SAÚDE
Com mais um drive thru na Praça CEU, Prefeitura retoma vacinação contra a Covid-19