Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Semana do Meio Ambiente: IFMS promove ações em Corumbá e mais nove municípios

08 junho 2017 - 10h43Redação

Com o tema “Educação ambiental no IFMS: diálogos para a sustentabilidade”, a Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é promovida simultaneamente em dez municípios até a próxima sexta-feira, 9.

A programação completa do evento está disponível na página www.ifms.edu.br/meioambiente, na qual também é possível fazer a inscrição em cada ação de interesse.

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e recebe fomento do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Na Capital, uma das oficinas ofertadas nessa terça-feira, 6, como parte da programação do evento, teve como temática o Aproveitamento Integral de Alimentos. Ministrada pela professora do Campus Campo Grande, Vanessa Vilarin, a ideia foi aliar o melhor uso dos produtos, evitando desperdícios e, por tabela, proteger a natureza. A atividade teve três horas de duração e foi assistida por 15 estudantes dos cursos técnicos integrados.

“Sou professora de matemática, mas adoro cozinhar. Trazer essa atividade para os estudantes faz parte da educação multidisciplinar que devemos oferecer. Eu pratico o aproveitamento há muito tempo, gosto de por a mão na massa e experimentar coisas novas. Nós falamos tanto de sustentabilidade e usar melhor o que a gente tem faz parte disso”, explicou Vanessa.

Em meio às atividades de preparação, os estudantes se divertiram e ajudaram a preparar os pratos. Myllena Roberta Gonçalves, do curso técnico integrado de Eletrotécnica, curtiu a ideia. “Não desperdiçar é um caminho para vida saudável e para a sustentabilidade. Achei essencial ter uma oficina dessas na Semana de Meio Ambiente, pois a professora está trabalhando com uma realidade que vivemos”, disse.

Já para José Vicente, do curso de Informática, a atividade foi um aprendizado de como cozinhar melhor. “Eu só sei fazer bolo. Achei interessante a proposta e vou tentar fazer as receitas em casa”, afirmou.

As atividades da Semana do Meio Ambiente na Capital prosseguem até quinta-feira, 8. Estão previstas na programação visitas a uma Estação de Tratamento de Esgoto, ao Parque Anhanduí e ao museu da Imagem e do Som, com exibição de filmes sobre ecologia.

Outros campi – Em Aquidauana, as atividades seguem até sábado, 10, com oficinas, palestras e minicursos como a construção de um jardim auto sustentável, confecção de puff de pneu, legislação ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos. Também haverá uma trilha ecológica na quinta-feira, 8, e uma gincana com os estudantes, na sexta-feira, 9.

Alunos plantaram mudas em canteiros da unidade. Foto: Divulgação

A Semana do Meio Ambiente em Corumbá segue até sexta-feira, 9, com oficinas e palestras. Estão previstas ainda apresentações culturais, ecociclismo e trilha ecológica.

A Semana em Coxim se inicia nesta quarta-feira, 7, com minicursos e passeio ciclístico com toda a comunidade, a partir das 18 horas. Às 20 horas, a abertura oficial do evento é promovida na Concha Acústica do município, com a premiação dos concursos culturais realizados em escolas públicas e com estudantes do IFMS, além de apresentações musicais.

Outra atividade é a palestra sobre gestão ambiental na Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra, no auditório do IFMS, às 8 horas de sexta-feira, 9.

No Campus Dourados, a programação se encerra nesta quarta-feira, 7, com diversas palestras e oficinas abertas à participação do público externo. Também são realizados um trekking e visita técnica.

Com foco na conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos, a Semana em Jardim termina na quinta, 8. A programação consta com palestra sobre a importância da preservação ambiental na manutenção dos recursos hídricos e pesagem do material reciclável arrecadado durante o evento.

O evento em Naviraí termina na sexta-feira, 9, com oficinas, passeio ciclístico, exposição de trabalhos dos estudantes, feira de troca de livros, show musical e exibição de um filme.

Em Nova Andradina, a partir desta quarta-feira, 7, será realizada gincana, coleta de lixo eletrônico e palestras sobre mutagênese ambiental e sustentabilidade, e ecotecnologia além de desafios de sustentabilidade no meio rural. O evento se encerra na sexta, 9, com oficinas, minicursos, debate e divulgação dos vencedores da gincana.

Em Ponta Porã, até sexta-feira, 9, estão previstas diversas oficinas ligadas à área alimentar, como a relação entre alimentação vegetariana e meio ambiente, aproveitamento de alimentos, culinária japonesa, e importância das abelhas na produção de alimentos. Passeio ciclístico, desafio de caiaque e mostra de trabalhos de conclusão de curso também integram o evento.

O Campus Três Lagoas encerra a programação nesta quarta-feira, 7, com palestras, feira de trocas e economia solidária, além de um sarau cultural com apresentações musicais.

Semana – Realizada anualmente no mês de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5, está será a sétima edição do evento no IFMS.

Desde 2011, os campi reúnem as comunidades durante a Semana para debater questões ambientais e promover ações para a preservação dos recursos naturais.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal