Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Semana de Patrimônio Cultural acontece de 14 a 18 de agosto em Corumbá

15 agosto 2018 - 08h27Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, em parceria com o Sesc Corumbá, promove de 14 a 18 de agosto a 1ª Semana de Patrimônio Cultural. A ação destacará a importância do turismo cultural como vetor de desenvolvimento social, econômico para o município. Palestras, exposição, contação de história, intervenção e cinema integram a programação.

A abertura será no dia 14, terça-feira, às 19h30, com a apresentação da Orquestra Corumbaense de Viola Caipira do Sesc.  Às 20 horas haverá a palestra “De quem é o patrimônio que estava aqui?”, com a Cientista social Edivânia Freitas de Jesús (UFMS), que vai abordar a importância de se identificar essas referências culturais, compreendendo os espaços que ocupa e a forma como tal ação fortalece os vínculos de identidade e pertencimento, estimulando a memória coletiva.

De 14 a 31 estará aberta para visitação a exposição “Cores no formato de poesia, história e cultura” de Vitor Hugo, que retrata o perfil dos trabalhos do artista, inspirado no cotidiano, nas cores simples das estações, nos formatos e personalidades distintas, uma série de obras que envolvem poesia e simplicidade, em mensagens sutis ao espectador.

No dia 15 de agosto, quarta-feira a palestra “Artesanato Local: lembranças de qual lugar?” será conduzida pela publicitária e antropóloga Luciana Gomes, a partir das 19h30. A palestra estabelece a relação entre o artesanato que retrata o patrimônio natural mundial Pantanal e a pluralidade cultural, passando por questões como: qual é a dimensão cultural dos artefatos produzidos na região pantaneira? Que histórias os objetos contam? Para que e para quem produzir artesanato? Luciana é integrante do Laboratório de Antropologia Visual Alma do Brasil (LAVALMA), do Grupo de Estudos Fronteiriços da UFMS e do Centro de Pesquisa de Etnologia Indígena (CEPEI) da Unicamp.

Também na quarta-feira (15), às 20h30, a palestra “Turismo Cultural”, o antropólogo Álvaro Banducci Júnior, coordenador do LAVALMA e do Grupo de Estudos Fronteiriços da UFMS, vai abordar a modalidade que, de acordo com o Ministério do Turismo (2010), ocupa o terceiro lugar no ranking de motivações para viagens domésticas no Brasil e o primeiro em atração para viagens internacionais.  Uma discussão sobre o fomento, do ponto de vista financeiro e também da valorização das culturas locais. O turismo cultural tal como se desenvolve em Mato Grosso do Sul e mais especificamente em sua realidade pantaneira, será abordado em sua potencialidade, tal como dimensão de mercado e diversidade de atrativos e produtos, bem como seu alcance social e as implicações culturais e para o patrimônio regional.

Quinta, 16, às 19h30, é hora de falar da “Gastronomia enquanto patrimônio cultural”, palestra com Caciano Lima, gerente de Patrimônio Cultural na Fundação de Cultura de MS. Ele vai mostrar que a gastronomia, além de saciar a fome, aproxima as pessoas, identifica traços culturais de um povo por meio da sua religiosidade, etnia, produtos típicos, assim como o aproveitamento do que o solo de cada lugar tem a oferecer através de sua capacidade de atravessar fronteiras, contribuir e influenciar na cultura alimentar de cada região de acordo com as adaptações que dela ocorre.

Em seguida, às 20h30, a jornalista e fotógrafa Elis Regina aborda “A importância da fotografia na gastronomia – “um convite à comer com os olhos”. Elis Regina tem se dedicado de maneira a se especializar no tema, através de cursos de food photography e food styling, para melhor captar os sabores, comida e os prazeres da mesa procurando sempre o appetite appeal. Tem fotos publicadas em diversas revistas como Piauí, Bravo, Isto É, Globo Rural, Nova Escola, Agente, Ímpar, publicações Corporativas e Institucionais.

O último evento da noite, às 21h30 é a apresentação da Revista Ambrosia Gourmet, em sua quarta edição, com a editora chefe Fernanda Nascimento Prochmann. A publicação é a única do gênero em Mato Grosso do Sul, tem circulação estadual, é bimestral e com distribuição gratuita. A Ambrosia evidencia as peculiaridades da gastronomia sul-mato-grossense e leva o que há de mais novo na culinária mundial aos seus leitores. Com conteúdo abrangente e visual moderno, é uma vitrine para os empresários dos segmentos de gastronomia, turismo, hotelaria, comércio e serviços. Além de receitas saborosas, a Ambrosia traz entrevistas e colunas com chefs renomados, sugestões de bebidas, seções de novidades do mercado, além de matérias especiais sobre tipos de alimentos, tendências, história da gastronomia, percepções sobre comida estrangeira e muito mais.

Na sexta-feira, 17 a programação começa às 15 horas, agora no Jardim da Independência, com a intervenção teatral “Eu pertenço a Corumbá. Corumbá me pertence!”. A intervenção traz uma linha do tempo da cidade, marcando alguns fatos desde a pré-história, nossas influências culturais, exaltando alguns orgulhos patrimoniais como o Jardim da Independência e o São João. Também haverá premiação do concurso de cartazes e roda de cururu.

O historiador Mário Sá, que é docente na Universidade Federal da Grande Dourados, vai proferir a palestra “Mário de Andrade, Um feiticeiro modernista”, que busca o entendimento da forma dialógica que o Movimento Modernista teve entre a ficção e a realidade e apresentará as obras do modernismo brasileiro como factíveis de serem abordadas como fontes históricas. E logo após às 20h30 terá uma Roda de Curimba.

No último dia do circuito, 18, terá contação da história “Corumbá, Minha Terra querida”, às 18 horas. E será lançado o documentário “Seu” Agripino Magalhaes – Mestre Do Saber, de Alexander Carlos. A ação ocorre às 18h30 e em seguida haverá um bate-papo sobre o processo criativo e de produção.

O documentário foi produzido durante a oficina de cinema do FASP 2018, com os ministrantes Gabriel Lima e Marinete Pinheiro, uma homenagem a Seu Agripino Soares, pelos seus 100 anos de idade, retratando a vida do homem simples, dedicado a preservar a arte popular tradicional da região pantaneira, onde o cururu e o siriri tornaram não apenas uma atividade profissional mais um modo de vida. A programação especial se encerra com mais uma roda de Cururu.

Com exceção da atividade do Jardim da Independência, a programação será realizada no Sesc Corumbá, que fica na rua 13 de junho, 1703 – Centro. Com informações do Sesc MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército