Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Sem hospital em plena pandemia, bolivianos fecham Estrada Bioceânica em protesto

08 julho 2020 - 16h17Midia Max

Manifestantes bolivianos suspenderam totalmente nesta quarta-feira (8) a circulação entre Puerto Suárez e Corumbá –a 419 km de Campo Grande–, que já estava restrita por conta das ações de controle do novo  (Covid-19) nos dois países). O ato visou a chamar a atenção para a falta de estrutura do hospital San Juan de Dios, na cidade da .

A Estrada Bioceânica foi fechada com montes de terra, impedindo a passagem de caminhões de carga –únicos veículos autorizados a circular entre os países para evitar o desabastecimento–, e os manifestantes também bloquearam a linha férrea.

O ato tenta chamar a atenção das autoridades bolivianas para o abandono do hospital San Juan de Dios, em Puerto Suárez. Presidente do Comitê Cívico local, Humberto Miglino Rau explicou que a unidade de Saúde tem apenas a estrutura, mas não conta com equipamentos e itens para uso dos médicos.

“Nós enviamos duas cartas à presidente do país com as reivindicações e não fomos atendidos. Fizemos um bloqueio de 48 horas e não fomos atendidos e desde a meia-noite de hoje iniciamos o bloqueio indefinido”, explicou Humberto, segundo quem a situação ficou mais crítica com o avanço do .

Do lado boliviano, o hospital mais equipado da região está em Santa Cruz de la Sierra, a 630 quilômetros de distância. Até o fechamento das fronteiras, cidadãos bolivianos buscavam atendimento hospitalar em Corumbá –onde, inclusive, um paciente do país vizinho morreu de Covid-19.

“Agora com a pandemia isso foi suspenso e não temos para onde levar nossos doentes, não tem condições de atender ainda mais em caso de pandemia”, afirmou Humberto. “São 630 quilômetros do hospital mais próximo. Têm pessoas que não aguentam e infelizmente morrem na metade do caminho, nossos hospitais estão colapsados não temos como levar os doentes”.

Muitos têm se arriscado a entrar ilegalmente no Brasil por trilhas claninas em busca de tratamento na Santa Casa corumbaense.

Província de German Busch tem 181 casos de  e 20 mortes

O San Juan de Dios opera há 10 anos e é considerado de segundo nível pelo Departamento de Saúde, contudo, espera há 5 anos por equipamentos. A unidade atende aos cerca de 25 mil moradores de Puerto Suárez e também é referência para a província de German Busch, atendendo a moradores de Puerto Quijarro, Roboré e Carmen Rivero Tórrez.

“Hoje mais do que nunca, precisamos do hospital equipado. Em menos de dois meses, temos 56 pessoas falecidas”, afirmou o líder cívico. Humberto Rau ainda salientou que as mortes não tem uma explicação, já que os testes feitos vão para Santa Cruz de la Sierra para análise e demoram tempo para obter uma resposta.

Boletim epidemiológico da  aponta que German Busch tem 181 casos de , concentrados principalmente em Quijarro (125) e Puerto Suárez (44). A doença matou 20 pessoas na província.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Seca baixa nível do Rio Paraguai e paralisa exportações de minério em Mato Grosso do Sul
Geral
Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%
Geral
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue
Tempo
Sexta-feira amanhece com 24 graus em Corumbá
A temperatura máxima pode chegar a 33°
Geral
Balanço de combate ao furto de energia registra mais de 7 mil irregularidades em 2023 no MS
Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira