Menu
segunda, 12 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Seleção complementar para serviço militar feminino começa nesta semana

12 janeiro 2026 - 14h47Agência Brasil

Em sua etapa final, o serviço militar inicial voluntário feminino 2025 inicia, nesta segunda-feira (12), o processo de seleção complementar. Em nota, o Ministério da Defesa informou que o prazo segue até 20 de fevereiro em todo o país, mas que as datas variam de acordo com o cronograma de cada Força.

“A iniciativa conjunta das três Forças é inédita e sinaliza um marco na ampliação e ingresso das mulheres nas fileiras da Marinha, do Exército e da Forças Aérea”, destacou o comunicado.

Segundo a pasta, durante a seleção complementar, serão realizados novos exames clínicos e entrevistas, bem como avaliação de atributos técnicos e preparo físico, requisitos básicos para a formação militar. As convocadas podem conferir a programação na unidade da Força a qual foram designadas no site oficial do alistamento.

“Depois do ato oficial de incorporação, o serviço militar se tornará de cumprimento obrigatório, conforme a Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964, e no Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966. Os homens e as mulheres incorporados não terão estabilidade no serviço militar”, destacou a pasta.

Incorporação

Ainda de acordo com o ministério, a previsão é que, em 2026, a incorporação de mulheres selecionadas ocorra em dois momentos: de 2 a 6 de março e de 3 a 7 de agosto. Na Marinha, as militares vão ingressar como marinheiro-recruta. Já no Exército e na Força Aérea, como soldado, “tendo os mesmos direitos e deveres dos homens”.

Inicialmente, são oferecidas 1.467 vagas, sendo 157 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Força Aérea. As oportunidades estão distribuídas em 51 municípios, abrangendo unidades militares das três Forças em 13 estados, além do Distrito Federal.

Serviço militar obrigatório

Dados da pasta mostram que, em 2025, o serviço militar ultrapassou a marca de 1 milhão de alistados em todo o país, sendo cerca de 34 mil inscrições de mulheres voluntárias para o recrutamento. Para o alistamento masculino, que é obrigatório, foram 1.029.323 homens alistados.

“É por meio do alistamento militar que as Forças Armadas renovam, anualmente, a maior parte de seus efetivos, oferecendo aos jovens a oportunidade de servir à Pátria. Essa formação garante recursos humanos qualificados e uma reserva estratégica para eventual mobilização nacional”, concluiu o ministério.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
Anúncios falsos usam nome da Funtrab para enganar candidatos em MS
geral
CREAS muda de endereço e passa a atender provisoriamente no Centro
Plantão
Motociclista e passageira ficam feridos em colisão com carro
Plantão
Chuva do fim de semana derrubou árvores e causou obstruções em Corumbá
Plantão
Idoso atacado por Pitbull sofre ferimentos na perna e cabeça
Tempo
Segunda-feira tem céu nublado e tempo abafado em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 20°C e máxima de 36°C
geral
FIPEC 2026 é adiado e Prefeitura confirma nova data ainda este ano
justiça
Secretário executivo é nomeado ministro interino da Justiça
geral
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 13,5 milhões neste sábado
Segurança
Polícia Penal de MS atua nos presídios e impacta a segurança fora deles

Mais Lidas

Bolívia
Van colide em árvore e causa sete mortes em Puerto Quijarro
Capacitação
Parceria oferece cursos gratuitos em Corumbá
Polícia
Foragido da justiça é preso com porção de cocaína no bairro Cristo Redentor
Polícia
Denúncia resulta em prisão por porte ilegal de arma de fogo no Popular Velha