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Seis setores declaram situação de emergência por falta de combustível na Bolívia

08 novembro 2024 - 10h57Gesiane S. Lourenço

A escassez de combustível na Bolívia colocou em risco seis setores da economia do país. Produtores de leite, produtores de cana-de-açúcar, mineradores, soja e transportadores, além de fornecedores, declararam situação de emergência devido à escassez de diesel e gasolina no país.

Eduardo Cirbián, presidente da Federação Departamental de Produtores de Leite (Fedeple), indicou que a falta de combustível está afetando a distribuição e produção de leite, paralisando a arrecadação do produto para as indústrias dos nove departamentos.

“(A situação) é insustentável.” Teremos que eliminar o nosso leite porque a cada dia que passa aumentar mais leite significa desestabilizá-lo. Estamos falando de 1 milhão de litros (de leite) que é o que produz o mercado departamental (que está em risco)”, disse Cirbián.

Os produtores de laticínios da capital Santa Cruz anunciaram medidas de protesto, para hoje, 08, às 10h nas proximidades dos Campos Petrolíferos Fiscais Bolivianos (YPFB) centrais, estrada dupla para La Guardia entre o 3º e o 4º anel viário.

A Comissão Nacional dos Produtores de Cana-de-Açúcar da Bolívia (Concabol) também manifestou preocupação com o desabastecimento porque o fornecimento de etanol para a gestão 2025 está sendo colocado em risco.

“A falta de diesel prejudica gravemente nossos trabalhos no campo, como adubação, fumigação e subsolagem, entre outros. Isso fez com que nossas máquinas parassem, aumentando assim o custo de produção. Nessas condições, o setor sucroenergético não pode garantir o abastecimento dos volumes de etanol exigidos pela YPFB para a gestão de 2025”, indicou.

O documento acrescenta que a falta de etanol coloca em risco a soberania alimentar. As estações de serviço também levantaram a voz.

A Associação dos Fornecedores Privados de Hidrocarbonetos (Asosur Nacional) declarou-se em “estado de emergência” devido ao “colapso por falta de combustíveis líquidos nos postos de abastecimento de todo o país”.

No departamento de La Paz, os dirigentes da Federação das Cooperativas de Mineração de Ouro do Norte de La Paz RL indicaram que a falta de combustível complica as suas operações.

Efraín Silva, presidente da Fecoman RL, questionou que há três meses as cooperativas mineiras de ouro não têm combustível e descartou que o pedido do seu sector tenha algum objectivo político contra o Governo.

Edson Valdez, secretário executivo da Federação Departamental de Motoristas Primeiro de Maio de La Paz, afirmou que seu setor está solicitando a modificação do custo da tarifa de transporte diante da escassez de combustível.

Demetrio Pérez, produtor e ex-presidente da Associação dos Produtores de Oleaginosas e Trigo, disse que a campanha de inverno da soja, que tem cerca de 400 mil hectares, está em risco. “Nossas máquinas estão paralisadas e há duas semanas que não há combustível. Só conseguimos colher 5% com a reserva (de diesel) que tínhamos. Existe o risco de perdermos nossos grãos do campo se não conseguirmos combustível”, indicou Pérez.

Liberação de combustível

O presidente da Câmara de Indústria e Comércio (Cainco) de Santa Cruz, Jean Pierre Antelo, assegurou que é necessário libertar a importação e comercialização de combustíveis para uso produtivo e para acesso da população em geral.

“A solução imediata deve ser a liberalização irrestrita da importação e venda de combustíveis no país. É claro que, nos últimos meses, o Estado não teve capacidade para dar certeza na questão dos combustíveis ”, indicou Antelo em conferência de imprensa.

A Câmara Agrícola Oriental (CAO) teve um teor semelhante. O seu presidente, José Luis Farah, afirmou que a situação de escassez de combustíveis a nível nacional "é insustentável" e está a fracturar as cadeias de abastecimento alimentar, fechando milhares de fontes de emprego e gerando escassez de alimentos.

“Como setores que fazem parte da cadeia de abastecimento de alimentos e outros produtos, propomos a seguinte medida a ser aplicada imediatamente pelas nossas autoridades: liberação da importação e comercialização de combustíveis para que os agentes privados participem no fornecimento desses produtos para o consumo nacional”, disse Farah.

Além disso, a YPFB deve continuar com as atividades de comercialização de diesel e gasolina para abastecimento nacional, constituindo uma cadeia de abastecimento mista.

Para hoje, às 10:00, a Federação da Pecuária de Santa Cruz (Fegasacruz) apela a todos os produtores de carne das imediações da YPFB central “como medida pacífica para exigir a importação e comercialização mista de combustíveis”, diz o apelo. *Informações do El Deber

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