Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Secretaria de saúde diz que está lutando contra o Covid-19 em Corumbá

18 agosto 2020 - 11h54Sylma Lima

O secretário municipal de saúde Rogério Leite, enviou ofício ao Capital do Pantanal na última sexta-feira (14), requerendo direito de resposta sobre a matéria veiculada neste site, na quinta-feira passada (13), que mostrava a incoerência no número de óbitos, entre governo do estado e município. Apesar deste jornal ter provado em matéria posterior, publicada na sexta-feira (14), que os números apresentados estavam em conformidade com dados oficiais da Saúde Estadual e, que houve realmente um desencontro de informações nas estatísticas de óbitos, o secretário quis esclarecer que, “são divulgados somente os óbitos de casos confirmados, não de suspeitos. As vezes pode ocorrer um óbito e o Hospital comunicar posteriormente a Vigilância Municipal, que assim que informada lança as informações no referido boletim”.

Contudo, para que se prese a veracidade das informações deste jornal, decidimos por dar a versão da secretaria de saúde municipal, por ser de interesse da comunidade os atos do poder público durante a pandemia.

Toda a polêmica gerada sobre o assunto, que deu motivos para grandes discussões em redes sociais, foi por causa da introdução do medicamento Hidroxicloroquina no tratamento precoce de pessoas com suspeitas de Covid-19. O kit foi sugerido pelo médico Manuel João da Costa Oliveira, que esteve à frente da pandemia no CTI (Centro de Ttratamento Intensivo), por quatro meses e meio, até que contraiu o Covid e está em quarentena, em casa. Manuel João explicou ao Capital do Pantanal que realmente muitos vieram a óbito, porque ao procurarem ajuda no Pronto Socorro, médicos plantonistas receitavam medicação básica e mandavam o paciente para casa entretanto, estes mesmos pacientes retornaram em estado gravíssimo tendo que ser em tubados, cuja as chances de sobrevivência passava para apenas 20%.

Em nota, o secretário afirma que , “desde o inicio da pandemia, a Secretaria de Saúde e o Hospital de Corumbá têm enviado esforços incomensuráveis para tratar todos os cidadãos de forma mais humanizada possível, em que o Município fornece o aparato técnico (transparência de valores, aquisição de insumos, readequação de estrutura) e o Hospital, além disso, com o atendimento propriamente dito aos contaminados .”

Nota de direito de resposta na íntegra

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal