Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Secretaria de Governo vai integrar ações e aproximar Prefeitura da população

12 janeiro 2017 - 08h12Redação

A integração entre as secretarias, fundações e autarquias da Prefeitura de Corumbá e a aproximação efetiva do Poder Público com a população são os principais objetivos da Secretaria Municipal de Governo. A pasta é ocupada pelo engenheiro mecânico Cássio Augusto da Costa Marques, 53 anos, que acumula bastante experiência na função.
 
Cássio fez parte da equipe do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira nas duas administrações anteriores (2005/2008 e 2009/2012) e, agora, é responsável por garantir que todos os setores do Executivo municipal trabalhem de forma integrada e complementar. “Hoje o maior desafio, e isso para todos os secretários, é tomarmos em um curto prazo, o domínio sobre a pasta”, afirmou o secretário.
 
“A maioria (do secretariado) é técnico ligado a área, não exercia função na Administração como secretários, precisa adequar a estrutura com o pensamento do gestor, com o plano de governo do prefeito e conseguir operacionalizar isso tudo. E as coisas já estão caminhando, como por exemplo na questão do Pronto Atendimento Odontológico. Já houve uma ação da Secretaria de Saúde com base no plano de governo do prefeito”, complementou.
 
Cássio destacou também que é preciso identificar com mais clareza qual é a atual realidade financeira de Corumbá. “Qual é a nossa realidade, já temos um diagnóstico completo? Ainda não, pois são apenas 10 dias de gestão e precisamos observar como vai se comportar a receita do município. Tudo isso implica diretamente em medidas importantes, como por exemplo no quadro de funcionários que vai tocar a máquina pública”.
 
Na área administrativa, a Secretaria de Governo vai criar indicativos que darão suporte aos secretários e ao próprio prefeito Ruiter. “Vamos ajudá-lo a monitorar as ações das outras secretarias, basicamente fazendo e criando indicadores de desempenho, isso lógico, com a participação do secretário”.
 
Outra função importante da pasta é a formatação e acompanhamento de projetos em todas as áreas. “Temos o Escritório de Planejamento e Projetos formado por técnicos que estão continuamente buscando oportunidades, juntamente com os técnicos de outras secretarias. A ideia é termos uma unidade especialista em formatar projetos e encaminhamento de demanda para conseguir recursos”, detalhou.
 
“As secretarias devem ter uma carteira de projetos, numa visão de quatro anos, do que esperamos implantar. Por exemplo, a ampliação do número de consultórios dentários do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) de 4 para 10. Isso foi construído numa carteira de projetos lá atrás. A partir da identificação dessa situação o Escritório monta esse projeto, tem o conhecimento técnico para isso, e com alguns especialistas das secretarias ajuda a fazer que os projetos andem”.
 
Outro desafio da Secretaria Municipal de Governo será a regulamentação das parcerias entre a Prefeitura e as entidades sociais. “O Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS) continua no Governo e agora temos uma dificuldade momentânea. A Legislação que trata de convênios mudou. Agora existe uma série de exigências que precisam de regulamentação municipal e que não tem ainda. É a Lei Federal 13.019, de julho de 2014, que estabelece essa nova metodologia”, explicou o responsável pela pasta.
 
O secretário ainda enfatizou que a Guarda Municipal, que administrativamente está ligada ao Governo, terá autônima para desempenhar suas funções. “A Guarda Municipal está orçamentariamente ligada ao núcleo administrativo da secretaria de governo, mas ela vai ter uma autonomia para realizar suas atribuições da melhor forma possível”, finalizou o secretário.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari
Brasil
Local de prova do concurso unificado será divulgado hoje, às 10h
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública
Agricultura
Agraer vai distribuir 60 mil mudas de erva-mate a pequenos produtores de MS
Tempo
Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado
Corumbá inicia o dia com 26°C e atinge máxima de 36°C
Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24