Eleitores fizeram filas já no primeiro horário da votação. Foto: CDPEm Corumbá e Ladário, cidades vizinhas, as eleições acabam de iniciar com seções eleitorais lotadas. Corumbaenses e ladarenses tem das 8 horas às 17 horas deste domingo, para comparecer as urnas e eleger seus prefeitos e vereadores. Como de costume, centenas de pessoas adotaram a estratégia de chegar bem cedo para cumprir seu dever de cidadania. Neste 2 de outubro, dia do primeiro turno das eleições municipais 2016, 66.859 eleitores devem votar em Corumbá e 11.671 devem ir as urnas em Ladário.
Dona Júlia chegou as 6h30 para votar. Foto: CDPNa Escola Estadual Carlos C. Brasil, localizada na avenida que une as cidades de Corumbá e Ladário, Avenida Rio Branco, onde funcionam cinco seções eleitorais, o número de eleitores em fila aguardando a abertura das salas já era grande antes mesmo das 7 horas. Dona Júlia Pereira, corumbaense, fez questão de ser a primeira de sua seção, “quando cheguei, as 6h30, não tinha ninguém de seção alguma, prefiro chegar bem cedo para passar o restante do domingo com a sensação de dever cumprido”, explica a eleitora.
As urnas eletrônicas das cinco salas da escola estadual foram ligadas dentro horário previsto, porém uma falha de energia em um das salas atrasou o inicio da votação da seção 53. A notícia foi recebida com reclamações por eleitores que já aguardavam na fila desde cedo.
Em Ladário a realidade não foi diferente, a fila de eleitores na Escola Municipal Farol do Norte, localizada na Rua 14 de Março, principal via da cidade, já percorria pela calçada há pelo menos uma hora antes do inicio da votação.
Em Ladário as filas percorriam calçadas. Foto: CDPZerésima
O documento obrigatório é impresso pelas urnas eletrônicas antes da abertura das salas de votação aos eleitores. A zerésima apresenta a relação de todos os candidatos do município sem votos, ela é assinada pelos mesários e fiscais de partido ou coligação que estiverem presentes no momento e vai juntamente com as urnas para a junta eleitoral. A zerésima garante uma votação justa e legal.
Justificativa
Todo eleitor que estiver fora de seu domicilio eleitoral tem obrigação de justificar o voto. O documento pode ser preenchido diretamente em qualquer seção eleitoral no dia da eleição, pela internet ou ainda no TRE da cidade dentro de 30 dias, após esse prazo será cobrada multa eleitoral.
Queda de eleitorado
Segundo último levantamento do TRE, Corumbá e Ladário tiverem uma queda no número de eleitores, que segundo chefe do cartório eleitoral da 7° zona, pode ser justificada pelo cancelamento de títulos de eleitores que faltaram eleições sem justificativa. Em Corumbá caiu de 67.920 eleitores para 66.859. Em Ladário passou de 11.844 para 11.671.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo

Mega-Sena: prêmio de R$ 12 milhões será sorteado neste sábado

MS fecha parceria com Google para acelerar transformação digital
Fim de semana tem calor e previsão de instabilidade na região
Corumbá e Ladário terão mínimas de 24°C e máximas de até 36°C, aponta previsão

Copa 2026: Brasil cai em chave com Marrocos, Escócia e Haiti
Vizinha aciona os Bombeiros e idoso é encontrado sem vida em apartamento no centro
Moradora estranhou a ausência do vizinho e ligou para central 193

Sorteio definiu barraqueiros para área comercial do Jardim de Natal em Corumbá

Quermesse da APAE agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
Sexta-feira de calor e clima abafado com previsão de pancadas de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 24°C e máxima de 40°C






