Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Saúde vai fazer mobilização no Dia Mundial do Rim, em Ladário

24 fevereiro 2017 - 12h35PML

A Secretaria Municipal de Saúde prepara uma mobilização para o dia 9 de março, Dia Mundial do Rim, com o intuito de orientar a população sobre os riscos e consequências das doenças renais crônicas. Hoje, cerca de 35 pacientes de Ladário, atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fazem o tratamento de hemodiálise, e a intenção é justamente a prevenção para evitar que se cheguem a esse ponto.

“Ladário resolveu abraçar essa causa, mobilizar e conscientizar a população em relação a alimentação saudável, a prática da atividade física, ao controle da pressão arterial e glicemia, evitando com isso complicações renais”, disse a secretária de Saúde, Ana Lúcia Vasconcelos Pereira. Ela está à frente do projeto que será desenvolvido na Praça do Coreto, na Avenida 14 de Março, a partir das 8 horas da manhã.

Ana Lúcia explica que o maior motivo da falência dos rins é a falta de controle da hipertensão e da glicemia. Essas doenças são responsáveis por provocar a perda das funções renais. Os rins são os órgãos responsáveis por livrar o sangue das toxinas e por eliminar o excesso de água do organismo.

“Nós temos um quantitativo considerável no município de pacientes hipertensos e diabéticos, e isso acaba refletindo no número de doentes renais e daqueles que chegam à hemodiálise”, disse a secretária. “São pacientes que não fazem o acompanhamento adequado, porque o tratamento está relacionado à conscientização. Não é só a medicação que é importante, é um conjunto, alimentação, atividades físicas, mudança de hábitos”, afirma Ana.

É a preocupação com a forma que as pessoas tratam essas doenças, sem dar a elas a devida importância, que a Secretaria Municipal de Saúde pretende fazer a mobilização, como forma de apontar hábitos saudáveis para evitar extremos que podem ir de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), à hemodiálise.

O AVC pode ter sequelas irreversíveis, como perda de memória e dos movimentos de parte do corpo. A hemodiálise é um tratamento bastante invasivo. O sangue do paciente é retirado, passa por uma máquina que faz a mesma limpeza que os rins fariam, e volta para o corpo. São quatro horas por sessão, três vezes por semana, o que acaba impossibilitando os doentes de assumir muitos compromissos, como trabalhar e viajar, por exemplo.

Durante a mobilização em Ladário médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde estarão na avenida para conversar com as pessoas, tirar dúvidas e explicar tudo sobre a Doença Renal Crônica (DRC). “Vamos ter aferição de pressão, glicemia, atividade física e vamos falar sobre atividades saudáveis relacionadas à alimentação e atividade física”, finalizou Ana Lúcia.

Outro fator de agressão aos rins é a utilização contínua de alguns medicamentos, como anti-inflamatórios. É por isso que a atitude mais correta, diante de qualquer problema de saúde, é procurar um médico. Só os especialistas podem receitar o remédio certo pelo período correto, sem agredir aos órgãos do corpo humano. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Idoso é preso após dar tiros em propriedade rural e ameaçar de morte funcionário
Geral
Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris
Geral
Casos de síndrome respiratória aguda grave sobem no país
Geral
Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas
Geral
Motorista que morreu em batida com ônibus na BR-262 estava a caminho de fazenda para buscar filhos
Geral
Empresário alvo de operação contra fraudes em licitações recorre ao TJMS e tem liberdade negada
Geral
Seca baixa nível do Rio Paraguai e paralisa exportações de minério em Mato Grosso do Sul
Geral
Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%
Geral
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue
Tempo
Sexta-feira amanhece com 24 graus em Corumbá
A temperatura máxima pode chegar a 33°

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril